Patchwork – Aproveitamento de Retalhos

foto14-retalhosQualquer que seja o projeto de costura que façamos, inevitavelmente teremos sobras de tecidos, retalhos, que muitas vezes não são reaproveitados. Alguns crafteiros, como eu, resistem a jogá-los fora, sempre achando que terão utilidade: uma aplicação numa roupa, fuxicos, flores. Mas, quanto mais costuramos, mais eles se multiplicam.

Ai vem a pergunta: o que fazer com tantos retalhos?

Minha mãe, que é uma bordadeira de mão cheia, me ensinou uma técnica que ela aprendeu numa aula de patchwork, exatamente para aproveitamento dos retalhos de sobras de costura. Fiz esse passo-a-passo para compartilhar com vocês, afinal, tecidos de algodão não estão nada baratos e o resultado é muito fofo!

Material necessário:

- Entretela termocolante;

- Retalhos de algodão variados;

- Caneta;

- Placa de corte (opcional);

- Cortador circular (opcional);

- Tesoura;

- Ferro e mesa para passar;

- Máquina de costura;

Corte a entretela no tamanho e formato que deseja. Caso vá seguir um molde, corte a entretela seguindo o molde, como se fosse o tecido. Nesse caso, fiz um retângulo apenas para facilitar.

Com a caneta, risque linhas paralelas formando faixas de larguras diferentes. Nesse caso, fiz faixas com larguras de: 4 cm,  2,5 cm e 1 cm.  

foto1-retalhos

Separe os retalhos de algodão para fazer esse trabalho. Os meus estavam bem amassadinhos num saco.

foto2-retalhos

Passe ferro nos retalhos que irá utilizar. Essa fase é importante para garantir o bom resultado do trabalho.

foto3-retalhos

Vamos começar pela primeira faixa riscada na entretela, com 4 cm de largura. Corte retângulos de diversos tecidos com aproximadamente 4,25 cm de altura e a largura que desejar. Eles não precisam ser idênticos. eu usei a tesoura. Se você preferir use o cortador circular e a mesa de corte.

Vá para a mesa de ferro, coloque a entretela com a parte colante (com brilho) para cima. Com o ferro comece o seu trabalho pelo cantinho colando com cuidado o primeiro quadradinho. A linha inferior serve como guia. Você não precisa segui-la com exatidão.Porém, deverá passar um pouco da linha superior.

Atenção: cuidado para não passar o ferro direto na entretela, pois, além de sujá-lo, você retirará a cola da entretela, inviabilizando o trabalho. Trabalhe com a pontinha do ferro, ou se preferrir, use um daqueles mini-ferros que você encontra em boas lojas de material de artesanato.

foto4-retalhos 

Continue preenchendo essa faixa com outros retângulos de retalho. Cada novo retalho adicionado deverá se sobrepor um pouco ao anterior e também deverá passar um pouco da linha superior. Veja na figura abaixo.

foto5-retalhos

 Não se preocupe com as sobras de tecido do outro lado. Elas serão aparadas no final do trabalho.

foto6-retalhos

 Agora vamos começar a cobrir a segunda faixa, trabalhando da mesma forma. Os novos retalhinhos deverão se sobrepor um pouco aos retalhos da faixa inferior. Apare pequenas sobrinhas na parte inferior, para que o trabalho fique com um acabamento melhor.

foto7-retalhos

Vá preenchendo as faixas seguindo as mesmas instruções. No final seu trabalho deverá estar assim: (desculpa, essa foto não está muito nítida).

foto8-retalhos

Note, no zoom, a superposição dos tecidos.

 foto9-retalhos

Chegou o momento de fazer o acabamento do trabalho. Observe que há sobras de tecido em um dos lados da entreltela. Apare essas sobras com a tesoura ou o cortador circular.

foto11-retalhos

Finalmente hora de costurar! Você pode escolher entre o zigzag ou algum ponto decorativo que sua máquina tiver. Minha Maria Filó é uma Singer Facilita Pro, logo, fiz o zigzag mesmo.

Costure no encontro entre as retalhinhos. Tente, na medida do possivel, não interromper a costura, girando o tecido na sapatilha, evitando as emendas.

 foto12-retalhos

Pronto! Você agora tem um lindo tecido em patchwork para fazer o que quiser!

foto13-retalhos

Gostou? Deixe seu comentário.

About these ads

Tags: , , , , ,

307 Respostas to “Patchwork – Aproveitamento de Retalhos”

  1. Cris Says:

    Que linda idéia! Bem prática, inclusive (muito melhor que unir de um por um na costura)! Adorei! :-***

  2. Bailandesa Says:

    Muito legal e um super tutorial, hein?!
    Belo post!

  3. sandra dudyk Says:

    Olá Chica, achei supimpa esta sua dica, e da maneira do seu pap, até eu que nunca trabalhei com entretela, acho que vou dominar. Assim que fizer eu te falo. Muito obrigada.

  4. Arlete Says:

    Parabéns! Ficou lindo!

  5. Ana Cláudia Mattos Says:

    Meninas, adorei os comentários. Quando fizerem me mandem que postarei aqui, ok?
    blog@chicabacana.com.br
    Bjs!

  6. Maria Dulce Brasil Says:

    Adorei a ideia, agora vou aproveitar muito mais meus retalhinhos!!! Parabéns!!! Bjs!!! Dulce

  7. maria jose Says:

    Achei linda a borboleta, vou fazer uma como essa, talvez não fique tão linda como a sua.mas farei o possivel.Parabéns.

  8. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada pela gentileza!
    Volte sempre!

  9. Andy Says:

    gostei vou fazer tbm!

  10. Ana Says:

    Venho te agradecer pelas aulinhas das flores…
    Fiz algumas e postei no meu blog.
    Se puder, de uma olhadinha e me diga o que acha.
    Seu blog é muito bom, parabéns!

  11. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oh querida! Fico feliz que tenham sido úteis. Com certeza vou lá dar uma olhadinha.
    Bjo e volte sempre!

  12. Gisele Veiga Says:

    Como sempre…Perfeito! E muito romântico! Adoro!
    bjos

  13. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada pelo carinho, Gisele!
    Bjs!

  14. mari azevedo Says:

    Olá,
    Adorei a ideia, pois tenho um monte de retalhinhos aqui. beijos. Mari

  15. Ana Cláudia Mattos Says:

    Que bom Mari, aproveite!
    Bj.

  16. Francini Says:

    Oi Ana… este é o jeito mais fácil de se fazer um “crazy” adorei, pois os modos que eu sabia era terríveis e chatos de se fazerem. Agora sim consigo! Beijão e super obrigada!

  17. Ana Cláudia Mattos Says:

    É sim, Francini. Nesse exemplo fiz spo ângulos retos, mas dá para fazer o que quiser!
    Bjo. volte sempre!

  18. Luiza França Says:

    Olá, Ana. Muito obrigada pelo tutorial. Adorei a dica e já sei como utilizar os retalhos que possuo. Grata por compartilhar a idéia e boa sorte, amiga. Beijos e felicidades.

  19. Ana Cláudia Mattos Says:

    Que bom Luiza! E tecido anda caro mesmo!
    Bjo.

  20. derli Says:

    gostei muito da dica.parabens e obrigado,vai ser muito util

  21. Ana Cláudia Mattos Says:

    Que bom! Volte sempre
    Abçs.

  22. Engomando tecidos « Borbolet’s© Bl°g … as notícias do jardim! Ano II Says:

    [...] de colá-los com o ferro  sobre a entretela colante e depois costurem com pontos zig-zag! A Chica Bacana fez um post-tuto explicativo, eu adorei… e [...]

  23. verlande Says:

    achei lindo. adoraria ter o dom. de transforma. coisas, simpres em coisas lindas.

  24. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Verlande.
    Volte sempre!

  25. michelle Says:

    amei a dica…Tinha preguiça só de pensar no nome patchwork quanto mais costurar um a um!
    Bjs!

  26. Ana Cláudia Mattos Says:

    Que bom Michelle. Patchwork é uma delícia, mas tem trabalhos bem complexos que dão uma preguicinha mesmo.
    Bjo e volte sempre!

  27. Débora Says:

    menina! foi a melhor receita de patchwork que eu encontrei e olha que eu orcurei muuuiiiiito! valeu adorei!

  28. Ana Cláudia Mattos Says:

    Que bom! Fico muito feliz que tenha lhe servido.

  29. Eliana Says:

    muuuuuuito obrigada pela dica! eu ameeeeeeei de verdade!
    tenho retalhinho pequeininhos e vou usar sua dica para elaborar algo!
    beijos

  30. Ana Cláudia Mattos Says:

    Maravilha Eliana!!! Depois me manda que posto aqui no Blog!
    Beijos!

  31. CLEO FONTENELE Says:

    que maravilha gente. Tbm vou fazer.
    Bjs

  32. JOSELIA Says:

    q bom adorei esta ideia parabens

  33. Nile Says:

    Olá amiga,boa noite.
    Adorei as suas explicações de aproveitamento de retalhos.
    As capas para máquina de costura estão lindas.
    bjtos.Nile.

  34. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Nile!
    Volte sempre.
    Bjo.

  35. rose Says:

    adorei, até fiz um (luva pegador de panela) ficou muito bonito e é uma otima ideia para utilizar restinhos de tecido bjus rose

  36. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada! Volte sempre!

  37. Cátia Says:

    DEEEEEEEEZZ!!!

  38. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Cátia!
    Volte sempre.

  39. Edileusa de Sousa Maynardes Says:

    Olá, parabens por seu trabalho. Estou precisando muito fazer algo, e isso me incentivou. DEUS a abençoe muito.

  40. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada querida.
    Que ELE inspire a todos nós e ilumine o seu caminho!
    Abraços e volte sempre!

  41. yolene maranhao Says:

    Parabéns!!!!!!!! maravilhoso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  42. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Yolene!

    Volte sempre.

  43. cibele menezes Says:

    Estamos iniciando uma oficina de reutilização de retalhos em nosso projeto ambiental.Meu propósito é não usar as técnicas do patchwork,para as crianças ,o seu trabalho para mim foi um presente do céu.Simples e belo.Entre sempre em contato com o projeto,vai ser ótimo para todos nós.OMEIO AMBIENTE,agradeçe.Cibele

  44. Ana Cláudia Mattos Says:

    Cibele, fico muito feliz mesmo de ajudar nesse projeto bonito! Dê uma olhada nos posts sobre flores de tecido; também utilizam retalhos e acho que podem ser muito úteis para o seu projeto!
    Grande abraço!

  45. Edir Fátima Says:

    Já tinha ouvido falar nesse tutorial que vc fez! Hj tive a alegria de encontrá-lo!
    Acompanho o blog da Luciane (minha casa, meu mundo), lá ele colocou um post falando da Danny do Borbolet’s, fui lá conferir e acabei encontrando o teu!
    Adorei!

    bjs
    Edir

  46. Ana Cláudia Mattos Says:

    :o)
    Volte sempre!

  47. Sônia Oliveira Says:

    Lindissimoooooooooooooooooooooooooooo, muito lindo mesmo.
    Excelente dica.
    Amei esse trabalho e olha que vc explica direitinho.
    Parece ate´que estava numa aula frente a frente. rsrsrs
    Beijos
    Sônia

  48. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada querida!
    Volte sempre!

  49. dora Says:

    PARABENS!!!!!!!!!!
    AMEI AS INSTRUÇÕES, PERFEITAS PARA LEIGOS COMO EU.

  50. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Dora! Fico feliz que tenha gostado.

    Volte sempre.

  51. ivanilda Says:

    Adorei, adoro tudo que é feito com retalho, ficou muito lindo seu trabalho parabéns, gostaria de ver mais ideias sua.

  52. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Ivanilda. Sempre que tenho um tempinho, aqui no Blog.
    Bjs!

  53. andrea Jardim Says:

    Amei e fiz , do meu jeito rsrsrs mas ficou otimo!!!
    passa na minha galeria no flickr e dá uma olhada!
    bjjj

  54. Ana Cláudia Mattos Says:

    Vou correndo lá dar uma olhada!
    Bjs!

  55. Naty Ricarte Says:

    Poxa!!! Vc arrasou nessa dica!!!
    Estou começando no patch agora, então tudo pra mim é novidade!!
    Obrigado pela generosidade de compartilhar!
    Felicidades!

  56. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Naty!
    Fico feliz que tenha gostado.
    Bjs!

  57. Aconchego para o inverno « Says:

    [...] Happy Andy usou esse tutorial de patchwork da Chica Bacana e fez essa almofada fofa! Garota [...]

  58. Kayena Says:

    Nossa !! Sou como vc .. sempre juntando retalhos aqui e ali .. adorei a idéia, além de muito linda, ainda é útil. Bjos.

  59. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Kayena.
    Bj.

  60. Maria Lucia Says:

    Nossa, tava muito querend uma receita de Patchowk e de todas que vi essa foi a mais fácil, achei muito legal essa idéia de colar os tecidos na entretela, agora acho que vou conseguir fazer alguma peça. Vc só não explicou como fica o lado do avesso.

  61. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Maria Lúcia,

    Obrigada. Olha, o avesso fica a entretela com as costuras do zig-zag.

  62. ira matos Says:

    OI,
    eu denovo rsrsrs
    E vc também ensina patchwork?
    adoraria umas aulinhas kkkk
    Abraços

  63. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Ira,

    Infelizmente não dou aula não. Trabalho o dia todo!
    Mas, minha mãe toma aula de patchwork com uma professora maravilhosa. Ela pode te indicar.

    Bj.
    Ana Cláudia

  64. Ira Says:

    Menina,
    Não consigo deixar recado
    Na pagina de sua mãe!?!
    Pode falar o nome da professora?
    eu procuro o resto na net rsrsrs
    espero que a profa seja minha vizinha kkkk
    Bjs
    p.s muito grata

  65. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Ira,

    Manda um e-mail para ela: lygiamattos@hotmail.com e informa seu telefonr que ela te liga.
    Eu não sei o nome da professora.
    Bjs,

    Ana Cláudia

  66. silvia Says:

    Não dá pra deixar de imitá-la. Adorei!
    Beijos e enxurradas de criatividade.

  67. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Sílvia.
    Use e abuse. O intuito é msmo ompartilhar.
    Bjs e volte sempre!
    Ana Cláudia

  68. elsa cals brugger Says:

    Gostei muito desse “aproveitamento”! É simples , bem explicado, e duvido muito que existam pessoas que trabalhem com retalhos que não acabem ficando com aquele monte de pedacinhos amarrotados dentro de um saco… Haja saco!
    Ainda não experimentei porque acabo de ver agora… mas certamente vou tentar! Obrigada pela dica e pela boa vontade em deixar tudo bem claro! Parabéns não só pelo trabalho como por seu evoluído espírito!
    Um beijo
    Elsa

  69. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Elsa :0)
    Nenhum conhecimento tem valor se não for compartilhado!
    Volte sempre, querida.
    Bjs,

    Ana Cláudia

  70. cinthia Says:

    Bom dia,

    trabalhamos com confecção de camas pet e gostaria de saber se você utiliza retalhos ou se conhece alguém que possa os reaproveitar.

    Qualquer dúvida, estou à disposição!!!

    Atenciosamente e grata desde já,
    Cinthia

  71. Ana Cláudia Mattos Says:

    Cintia

    Vou enviar email para outras artesãs que conheço e verifcar se têm interesse nos retalhos: Uma dúvida: são de algodão, ou de que tecido?
    Abraços,
    Ana Cláudia

  72. Márcia Dias Says:

    Adorei a idéia…..tenho muitos paninhos….vai ser legal…Bjus…Má

  73. Maria Teresa D. Valente Says:

    A sua idéia é muito interessante, simples, bonita e é patch. Parabéns, abraços carinhosos de Maria Teresa

  74. regina celia Says:

    Ola amiga, obrigada por nos ensinar mais esta. Tenho certeza k sera de grande ajuda a nos todas.Grata .Parabens. Regina

  75. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Márcia! :)
    Volte sempre!
    Ana Cláudia

  76. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Maria Tereza!
    Abraços!
    Ana Cláudia

  77. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Regina!
    Bjo grande.
    Volte sempre!
    Ana Cláudia

  78. nilce Says:

    Bom dia querida, amei seu trabalho! Imagine só que na semana passada fiz um cursinho de decoupage em tecido, e gostei bastante, e já estava interessada em aprender novas técnicas com tecido, eis que surge você com esse lindo presente para alegrar meu dia. Muito obrigada pelo passo a passo. Vou fazer em breve.
    beijos.

  79. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Nilce,
    Obrigada querida,
    Adoro quando meus tutoriais são realmente úteis para as pessoas.
    Bjo grande.
    Volte sempre!

  80. maria dos prazeres Says:

    Alguém já te disse,sem te conhecer que vc é muito preciosa???Deus te abençoe pelo modo simples de ensinar um trabalho que prá muitos é dificil até de falar o nome..bjca.

  81. Regina 1 Says:

    idéia muito prática e fácil, gostei! parabéns!

  82. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Maria!
    Grande beijo. Volte sempre.
    Ana Cláudia

  83. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Regina.

    E ainda tem a vantagem da costura já sair “entretelada”!
    Bjo. Volte sempre!

    Ana Cláudia

  84. SILVIA FERREIRA Says:

    Nossa! É o crazy quilt mais fácil que já vi! Amei! Valeu!

  85. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Silvia!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  86. Chris Oliveira Says:

    Amei! Muito fácil de fazer, muito melhor que unir os retalhos costurando! Obrigada!

  87. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Chris!
    Bjo,

    Ana Cláudia

  88. Quanto cobrar pela sua costura? « Says:

    [...] os retalhinhos. Acredite: você vai usá-los. Aqui no Blog da Chica Bacana tem um exemplo de tutorial de patchwork com aproveitamento de [...]

  89. xemina Says:

    Adorei a ideia!!! Obrigada! Tenho tantos retalhinhos e não sabia que fazer! Bjo.

  90. Ana Cláudia Mattos Says:

    Que bom que foi útil, Xemina!
    Bjo e volte sempre,
    Ana Cláudia

  91. Cláudia Says:

    Olá, boa tarde!

    Necessito de ajuda, se possível, um amigo meu está envolvido em um projeto de fabricação de almofadas utilizando resíduos da fabricação de edredons, mas após a utilização desse resíduo ainda restam outros resíduos composto, principalmente, por retalhos de tecidos. Minha pergunta é a seguinte: você conhece alguém ou alguma entidade que possa fazer uso desses retalhos para algum trabalho de patchwork ou algo do gênero? A pessoa necessita com urgência de se desfazer desses retalhos (devido pouco espaço físico), por isso propõem-se um ótimo acordo entre as partes.
    Espero que você possa nos ajudar. Aguardo seu retorno.

    Obrigada,
    Cláudia

  92. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Cláudia!

    Sugiro que ele faça uma busca no google sobre cooperativas de artesãos, fuxiqueiras. Há muitas cooperativas que trabalham exatamente com refugos industriais, retalhos, etc. O SEBRAE também poderá indicar algumas.

    Infelizmente não sei nenhuma para indicar.

    Abraços,
    Ana Cláudia

  93. luciane Says:

    ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii….linda e inteligente forma de aproveitamento!
    parabéns pelo PAP e bem didático e obrigada por repassar seu conhecimento. beijos no seu coração!!!!

  94. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Luciane!
    Que bom que foi útil para você!
    Bjo e volte sempre!
    Ana Cláudia

  95. Cecília Says:

    Olá!!! Eu amo esse blog!! Tem muitas coisas úteis e facílimas de aprender!… Mas eu tenho uma dúvida: o que é cortador circular e pra q serve?!! Gostaria de dar uma sugestão: fazer um postagem falando das ferramentas mais usadas e a função de cada uma delas… fica mais fácil para as iniciantes (como eu) aprenderem…

    Beijos e PARABÉNS!!

    cECÍLIA

  96. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Cecília!
    Obrigada pelo carinho. meu Blog é um “xodó” que adoro fazer!
    Adorei sua sugestão. Vou fazer um post bem basiquinho, viu?
    Olha, aqui tem um link para um cortador circular. É como um cortador de pizza super, super afiado para cortar tecido. Você põe o tecido sobre a base de corte que é milimetrada:
    http://www.panoxadrez.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=5983&Y=5702465722191&Det=True&IDProduto=854714&q=Placa+de+Corte+Olfa+%2845+x+60+cm%29
    Põe a régua por cima do tecido, ajusta as marcas da régua com as da base:
    http://www.panoxadrez.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=5983&Y=5702465722191&Det=True&IDProduto=1269101&q=R%E9gua+de+Acr%EDlico+de+15+x+60+cm
    E desliza o cortador bem rente à régua.
    http://www.panoxadrez.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=5983&Y=5702465722191&Det=True&IDProduto=1269101&q=R%E9gua+de+Acr%EDlico+de+15+x+60+cm

    Pronto. Seu corte sai bem preciso!
    Bjos,
    Ana Cláudia

  97. claudia Says:

    Amei a sua idéia de fazer tudo na entretela ao invés de ficar costurando retalho por retalho.sou apaixoonada por artesanato.O seu ficou muito bom, parabéns!!!!

  98. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Cláudia.

    É muito bom para aproveitar pedacinhos bem pequenos de retalhos que às vezes nem conseguimos emendar na máquina.
    Bjo e volte sempre!
    Ana Cláudia Mattos

  99. Jônia Says:

    Nossa, amei sua técnica de fazer essa emenda de tecidos eu ainda não conhecia. Começei no mundo do patch agora e estou fascinada por tudo isso vou aproveita e fazer tambem, obrigada pela dica. Bjs Jônia

  100. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Jônia,

    É bem prático mesmo e permite que aproveite qualquer mínimo pedacinho de tecido.
    Bjo e sucesso!
    Ana Cláudia Mattos

  101. janaina Says:

    foi muito interesante este jeito de organisar os retalhos,sempre tive dificuldades de organisar sem franzi o forro.
    ADOREIDE++++++++++++++++++++++++++++++

  102. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Janaina!

    Realmente não é fácil trabalhar com pedacinhos bem pequenos de retalho. E a vantagem dessa técnica é que o tecido já sai “entretelado”, bem estruturadinho.
    Bjo e sucesso,

    Ana Cláudia

  103. Beth Zenari Says:

    Nossa, muito obrigada por tantos tutoriais legais. Você é D+.

  104. Ana Cláudia Mattos Says:

    Ha ha,
    Muito obrigada mesmo Beth!
    Volte sempre.
    Bjs,
    Ana Cláudia

  105. Ana valle Says:

    MUITO BOM!ADOREI, OBRIGADA!MANDO A FOTO QUANDO EU FIZER!

  106. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Ana, obrigada.
    Mande a foto que eu publico aqui no blog!
    Mande para o e-mail: contato@chicabacana.com.br
    Bjo e sucesso!
    Ana Cláudia

  107. LÉA SILVEIRA Says:

    Participei de uma aula de patch e fiquei encantada.
    Levei para casa uma molde, comprei tecidos e fiz vários quadrados coloridos, costurados à máquina.
    Porém, a pessoa que nos deu a aula não tem mais vínculo nem contato com o estabelecimento.
    Ando à procura do ” passo a passo ” para concluir o meu trabalho. Mas só tenho encontrado endereços comerciais…
    Você foi o diferencial. Parabéns pelo desprendimento, pelo método de ensino e o resultado do trabalho.
    Continue assim.

  108. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada querida! Fico muito feliz em ajudá-la!
    Bjo grande e volte sempre!
    Ana Cláudia

  109. marion Says:

    adorei a sua ideia de dar uma utilidade aos peq/ pedaços de retalhos, pois
    os tenhos e muitos. Faço avental entao sobra as lateral, agora vou usalos p/ uma boa finalidade.
    bjs.

  110. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Marion.
    Bjo,
    Ana Cláudia

  111. Post bem basiquinho 1- Dicas « Says:

    [...] Aqui também tem um tutorial para aproveitamento de retalhos com a entretela. Muito bom para iniciantes. [...]

  112. fatima matos Says:

    olá gostei imenço do que vi sobre os retalhinhos só tem uma coisa há peças em que falas que eu desconheço mas mesmo assim já vi como se faz e para eu exprimentar também.
    obrigada bjs

  113. Ana Cláudia Mattos Says:

    Fátima, fique à vontade para tirar suas dúvidas. Qualquer coisa, mande e-mail para contato@chicabacana.com.br

    Bjo,

    Ana Cláudia

  114. fatima matos Says:

    olá são estas peças que eu não sei o que são para poder trabalar da maneira em que ensinas espero que me ajudes obrigada Placa de corte (opcional);

    - Cortador circular (opcional);

  115. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Fatima,

    a base de corte (há foto de 3 tamanhos diferentes nesse post) é um tapete emborrachado. Sobre esse tapete você irá colocar o tecido. Sobre o tecido você colocará a régua e, apoiando na régua (foto no post), utilizará o cortador circular que é bem similar a um cortador de pizza (foto no post). Assista o vídeo no post onde há uma excelente orientação sobre como utilizar essas 3 peças: placa de corte, régua e cortador circular.

    Espero ter ajudado.
    Bj,

    Ana Cláudia

  116. elize Says:

    adorei a ideiaaaaaaaaaaaaaaaaa

  117. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Elize!
    Bjo e volte sempre!

  118. Tânia - De Pato Para Ganso Says:

    Ana Cláudia, adorei!!!
    Obrigada por compartilhar conosco.Boas Festas.
    Abraços da Tânia – De Pato Para Ganso.

  119. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Tânia!
    Abraços e volte sempre!
    Ana Cláudia

  120. Luciana Says:

    Adorei a idéia!!! Muuuuito Obrigada!!!!

  121. Ana Cláudia Mattos Says:

    Valeu!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  122. mari Says:

    Ficou maravilhoso!
    da maneira que você explicou ficou super fácil, me deu vontade de tentar.

  123. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Mari,

    Obrigada! Tente sim, é bem fácil. Você vai adorar o resultado!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  124. IVANI BRUNATTO CAMPANILE Says:

    Oi Ana,
    Adorei, gosto muito de Patchwork, aprendi mais uma técnica, vou fazer, tenho muitos e muitos retalhos e retalhinhos. Obrigada por compartilhar.
    Em 22/09/09, Claudia te escreveu oferecendo retalhos e resíduos de materiais para patch.
    Faço parte de uma entidade chamada “Mãos Dadas Artesanato Voluntário”
    reciclamos e usamos muitas coisas, fazemos bazar e o que arrecadamos, doamos para alguma entidade necessitada. Então, aceitamos todo tipo de doações. Se caso Claudia ainda não conseguiu se desfazer do material, gostaria de entrar em contato com ela.

    bjs
    ficou maravilhoso e obrigado

    Iva Brunatto

  125. leila.francisco Says:

    maravilhoso

  126. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Leila!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  127. Tais Says:

    Muito lindo e criativo….. imaginei uma almofadinha nova para deixar o sofá mais aconchegante…. tenho muuuuitos retalinhos e tenho dozinha de jogas-los fora, afinal ecolhemos os tecidos com muito carinho na hora da compra. bjos

  128. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Tais,

    Ai, que nem eu. Adoro meus retalhinhos!!! Com essa técnica, vc aproveita até os menores pedacinhos!
    Depois mande a foto da almofada que eu publico aqui!
    contato@chicabacana.com.br

    Bjo e sucesso!
    Ana Cláudia

  129. Doris Says:

    Hola: Adoro todo lo que sea reciclado y si es de retazos de tela mucho mejor trabajo con niños (S down y autismo) y me encanta estar con ellos son increibles Dan amor por montones Hago manualidades con ellos y les gusta, tambien les enseño baile y nos divertimos mucho. Tengo muchas fotos pero nunca se me ocurrio subirlas ademas depende creo de los padres de familia. Muchas gracias.

  130. Ana Cláudia Mattos Says:

    Gracias Doris!
    Muito sucesso no seu trabalho.
    Beijos,

    Ana Cláudia

  131. Rachel Says:

    AMEIIIIIIIIIIIIIII….
    TO COM UMA CAIXA DE RETALHOS, QUEM SABE….. FAZENDO EM PEDAÇOS TENHA UMA COLCHA, OU UMA ALMOFADA SUPER MARAVILHOSA.,…….. AMEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

  132. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Rachel!

    Deve dar uma colcha super bonita e totalmente politicamente correta!
    Bj,
    Ana Cláudia

  133. adriana Says:

    Por favor este milimetrado de fundo verde como se chama? é papel, plástico? como nomeio e onde compro?

  134. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Adriana,

    É uma base para corte. Dá uma olhada nesse post: http://chicabacana.wordpress.com/2009/11/04/post-bem-basiquinho-1-dicas/. Lá explica o que é, como usar e onde comprar.

    Bjo e sucesso!

    Ana Cláudia

  135. Esperanza Pizzolante Says:

    MeuDeus!!!!
    Que idéia incrivel…..adorei!
    Agora já sei o que fazer com os “quilos” de retalhos que tenho….obrigada.
    Um beijo
    Esperanza

  136. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Esperanza.

    Muito legal, né?
    Aproveite!
    Bj,
    Ana Cláudia

  137. Tania Says:

    Agradeço muito por ensinar-me o passo-a-passo do Patchwork. Sempre quis aprender ! Tania

  138. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Tânia,
    Que bom que gostou!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  139. sara Says:

    Adorei a idéia de usar entretela, mas não fica muito caro?

  140. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Sara,
    Não, não fica. Existem entretelas de diversos preços. Aqui em Salvador, compro a R$ 1,80 o metro no armarinho Juliana. A mais cara que vi estava de R$ 3,50 no armarinho Arthuro (que é caríssimo).

    Experimente essa técnica, você vai gostar!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  141. maria eulalia santana Says:

    adorei , estou fazendo uma capa de estofado o trabalho
    esta ficando lindo.
    e deu coincidencia que eu tenho um rolo de entertela antigo em casa,
    muito obriagodo

  142. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Maria Eulália!
    Que ótimo!
    Obrigada e muito sucesso.
    Bjo,
    Ana Cláudia

  143. CLAUDETE KINZEL Says:

    GURIA! QUE BOM QUE EU PASSEI POR AQUI. ADOREI O QUE VI. MUITO OBRIGADA PELA POSTAGEM. COM CERTEZA VOU SEGUIR TUAS DICAS. BEIJOS E MUITO OBRIGADA!

  144. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Claudete,

    Obrigada.
    Bjo e volte sempre!
    Ana Cláudia

  145. nolia Says:

    gostei muito do seu trabalho muito bem feito eu também trabalho com isso

  146. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Nolia,
    Muito obrigada! Bjo e sucesso!
    Ana Cláudia

  147. miriam Says:

    Adorei, meus parabéns.
    sou professora de artes e farei amanhã este trabalho no caderno de meus alunos.
    Obrigada

  148. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Miriam!
    Que ótimo.
    Essa técnica é muito legal porque aproveita qualquer pedacinho pequeno de pano.
    Vai fazer sucesso!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  149. julia Says:

    Baaah, amei!!
    vou fazer uma almofada para meu quarto, muito bom para aproveitar os tecidos mesmos, pois não custa barato né. AUHSUAHSH…
    Muito obrigado!
    Júlia

  150. julia Says:

    adorei, muito legal a idéia..
    acho que vou fazer uma almofada, e é uma técnica muito legal para aproveitar os pedacinhos, que como tu disse, não é nem um pouco barato, HAUSHUAHUSHUA!!
    beeijão e muito obrigada

  151. julia Says:

    ops, postei dois, é que tinha postado dai quando vim aqui de novo não achei, só quando mandei o outro que vi.

  152. Ana Cláudia Mattos Says:

    he he,
    Bjo,
    Ana Cláudia

  153. neide Says:

    sou louca por trabalho com retelhos e achei lindo bj

  154. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigad Neide!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  155. Elizabeth Says:

    Nunca consegui emendar retalhos.Obrigada,que Deus te abençoe.Creio que
    agora eu vou conseguir graças a voce.
    beijos, Beth

  156. Beatriz Dias Says:

    Cara amiga,
    Tudo que eu disser vai ser redundante, mas não resistí dizer que

    A-D-O-R-E-I!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    O melhor é que eu já usava esta técnica, sem saber que alguém desejosa de ver a utilização das pequenas sobras, criou peças tão lindas, e ensinou o passo a passo para quem ainda não havia experimentado.
    Por favor me inclua em suas novidades, use o meu e-mail, e estarei enviando algumas peças para serem apreciadas por estas artesãs de mãos de fada que existem em todo este imenso Brasil!
    Mil beijos a todas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Mil beijos para todas.

  157. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Elizabeth! É bem simples mesmo.

    Bom trabalho.
    Bjo,
    Ana Cláudia

  158. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Beatriz,

    Obrigada pelos elogios.
    Gostaria de ter mais tempo para postar tutoriais com maior frequência aqui no Blog. mas, a gente faz o que pode!
    Bjo e sucesso!
    Ana Cláudia

  159. SUEKO Says:

    gostei muito da sua ideia,pois ganhei muitos retalhos e estava ate jogando os pequenos,mas pelo jeito aproveita-se tudo.

  160. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Sueko,
    Obrigada!
    É verdade. Aqui se aproveita tudo!!!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  161. Fátima Espinheira Says:

    Adorei!!!!! Obrigada por compartilhar uma idéia tão criativa. Assim que tiver CORAGEM rsrsrs de pegar meus retalhinhos vou tentar fazer um.
    bjs

  162. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Fátima,

    É muito legal mesmo! E fácil de fazer.
    Bjo,
    Ana Cláudia

  163. Ermenilde Says:

    Olá!
    Em miuda com 15, 16 anos, e numa aldeia Portuguesa , irreverente como eu era…. deixava toda a gente “no cuchicho”! um dia pedia à minha mãe pra fazer uma saia maxi toda florida evazé e justinha na cintura..com retalhos vários entre eles alguns do tecido da saia, confecionei eu o top… imagine um lenço dobrado no pescoço dobra um triangulo e faz costura para passar fita que vai atar no pescoço, atrás igual nos dosi lados… Bem … Uauuuuu!!

    Ando com vontade de voltar ao trapos!! :))

    Os seus trabalgos inspiram-me!!

    Parabéns!!

  164. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Ermenilde,
    Que bom. Volte sim!
    Abraços,
    Ana Cláudia

  165. maria apareida Says:

    achei muitissimo interessante, eu estou procurando ja algum tempo o que fazer com meus retalhos, vc fala em tecido de algodao e neus tecidos sao suplex e meril tb jacá, estes tecidos eles sao de roupas de ginastica. será que posso realizar este trabalho. por favor me de um retorno, se quiser pode me ligar. 21-9134-6735 cida

  166. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Aparecida.

    Com esses tecidos não dá, pois é preciso usar o ferro com a entretela termocolante. Acredito que esses tecidos elásticos não suportem uma temperatura alta.

    Abraços,
    Ana Cláudia

  167. Alzira Says:

    Muito fácil a explicação do passo a passo, muito lindo também vou experimentar pois tenho muitos retalhinhos. bjs

  168. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada alzira.
    Boa sorte.
    Bjo,
    Ana Cláudia

  169. RAQUEL Says:

    achei a sua ideia maravilhosa Deus abençoe a sua vida ao dar esta idéia para nós. obrigada!

  170. renata Says:

    nota 10!! você é demais..adorei!!!

  171. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Renata,

    Bjo,
    Ana Cláudia

  172. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Raquel.
    Bjo,
    Ana Cláudia

  173. Cláudia Says:

    Fantástico!

  174. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Cláudia.
    Bjo,
    Ana Cláudia

  175. ester Says:

    muitooooooooooooooo maneiirooooooooo

  176. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Ester!
    Bjo e volte sempre.
    Ana Cláudia

  177. sonia mattos Says:

    Se gostei? Eu AMEI! Estou começando agora na arte da costura e cada vez que via um retalhindo caindo do lado de lá da tesoura sentia uma dor enorme no coração e no bolso. Agora não vou perder mais nada! Obrigada pela aula de aproveitamente. Manda mais, manda mais!
    Beijos.
    Sonia (08/06/2010)

  178. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Sônia,
    Obrigada querida!
    Beijo grande.
    Ana Cláudia

  179. Nena Says:

    Bom dia!
    Genial,obrigada por partilhar.
    Um beijo,Nena

  180. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada nena.
    Bjo,
    Ana Cláudia Mattos

  181. Jurema Says:

    Obrigada pela dica!!!! Estou engatinhando… e suas dicas são ótimas!!!
    Parabéns pela capacidade e generosidade!!!
    Jurema

  182. Maria Ignês Says:

    Gostei muito da idéia, fica lindo demais!

  183. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Jurema,

    Obrigada. É só praticar que você fica craque!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  184. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Maria Ignês,
    Obrigada!
    Combinando bem os tecidos fica muito lindo.
    Eu fiz com todo restinho de tecido que tinha, sem muita preocupação em combinar…
    Bjo,
    Ana Cláudia

  185. marta rodrigues Says:

    ola esta dica é paraninguem ficar de fora do patchwork émuito facil vou por a ideia nos meus tecidinhos que guardo com muito carinho,espero outras dicas Deus que te abençoe abraços marta

  186. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Marta!
    É realmente muito fácil, além de aproveitar até os pedacinhos menores de tecido.

    Grande beijo e sucesso!
    Ana Cláudia

  187. kalina Says:

    Gostaria de saber se qdo lavar ele não vai largar?o trabalçho é muito bonito e natural.
    Parabéns!!

  188. inacia Says:

    oi parabens ,muito bonito e diferete, eu tambem fasso colchas de retalhos, agora mais uma maneira diferete para eu fazer as minhas.

  189. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Kalina,

    Funciona como qualquer tecido entretelado. Você deve lavar com suavidade, sem esfregar com vigor.

    Caso deseje usar para fazer trabalhos maiores, como colchas, por exemplo, como haverá um “recheio”, provavelmente de manta acrílica, mesmo que, como tempo a entretela se desgaste (mesmo em golas de camisas acaba acontecendo), o recheio manterá a colcha armada.

    Abraços,
    Ana Cláudia

  190. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Inácia,

    Boa sorte!
    Abraços,
    Ana Cláudia

  191. Josete Soares Says:

    Oi! ana Claudia,

    Adorei sua técnica.

    Eu disponho de muitos retalhos sintéticos; cetim de várias texturas, musselina lisa e estampada. Gostaria de fazer saias, blusas, batas, almofadas, encharpes, xale para cama, ect.
    Você pode me ajudar com algumas sugestões?
    Obrigada e Parabéns pelo seu trabalho.
    Deus te abençoe!

  192. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Josete,

    Hum, adorei a idéia.
    Cuidado com tecidos muito sintéticos que não aguentarão a temperatura alta do ferro na hora de fixar à entretela.
    Você pode trabalhar com desenhos mais elaborados, ao invés das faixas que su fiz. exemplo: círculos superpostos, triângulos de diversos tamanhos.
    Acho também interessante o trabalho feito tendo como foco uma cor nos seus vários tons.
    Quando concluir, mande a foto para contatochicabacana@gmail.com que eu posto aqui, ok?
    Bjo grande e sucesso!
    Ana Cláudia

  193. Edleuza Says:

    Parabéns. Muito fofo seu trabalho, além de muita gentileza de passar as dicas.

  194. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Edleuza,

    Muito obrigada!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  195. daise silva Says:

    como devo procede para fazer uma colcha?

  196. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Daise,
    Esse é um projeto mais complexo! O ideal é que já tenha alguma experiência com patchwork e quilt antes de partir fazer uma colcha. Uma vez emendados os retalhos, você deverá colocar o forro e o recheio. Aqui há um bom tutorial ensinando a fazer isso.
    http://fredashive.blogspot.com/2008/02/machine-quilting-tutorial.html
    Abraços e sucesso!
    Ana Cláudia

  197. Jane Fontoura Says:

    Parabens.Amei.Antes de minha maezinha, subir p/o andar de cima
    ela deixou-me uma colcha de pedacinhos que chamamos COLCHA de RETALHOS, colocamos a coberta que queremos dentro dela pois ela fez c/duas faces e está o melhor edredon do mundo p/as noites de inverno do Rio Grande do Sul.
    Um abraço e obrigada p/existir e ser a pessoa que és e assim dar oportunidades a nós para conhecer teu lindo trabalho.

  198. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Jane,

    Que lembrança boa e aconchegante! Acho que uma das coisas boas da costura é que se for uma peça bem feita, guardamos por anos!
    aqui no Blog tem um post sobre uma colcha de colcha de crochê feita para mim por minha bisavó.
    http://chicabacana.wordpress.com/2009/01/05/croche-vintage/

    E outro sobre peças bordadas feitas por minha mãe..
    http://chicabacana.wordpress.com/2008/08/31/uma-caixa-de-amor/

    Bjo e volte sempre!
    Ana Cláudia

  199. Elaine Says:

    Adorei. Nos dias de hj é difícil as pessoas compartilharem conhecimento. Parabéns!

  200. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Elaine,
    Obrigada!
    Volte sempre.
    Bjo,
    Ana Cláudia

  201. angélica lopes Says:

    Olá Ana, tudo bom?
    Estava olhando as novidades em patch e entrei na sua página, a d o r e i sua idéia de divulgar o trabalho em colagem. Peloq li vc realmente ajudou muita gente. Bjs em vc e em Lygia.

  202. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi angélica,
    Valeu!
    Obrigada. Bjo grande para você também.
    Ana Cláudia

  203. Valéria Says:

    Vc nem imagina como me ajudou!!!
    Obrigada de coração…
    bjos

  204. Ana Cláudia Mattos Says:

    Que bom Valéria.
    Foco feliz em ajudar!
    Bj,
    Ana Cláudia

  205. Vera Lucia Says:

    Amei !!!
    Muito obrigada por compartilhar este trabalho maravilhoso.
    Nunca fiz colcha de retalhos, estou querendo aprender, com este passo a passo tenho certeza de que conseguirei.
    Muito obrigada e que Jesus te abençoe!

  206. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Vera,
    Que bom que gostou.
    a técnica é simples e dá para fazer coisas maravilhosas!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  207. gilza Says:

    gostei muito da explicação trabalho lindo obrigado!!

  208. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Gilza,

    Obrigada!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  209. rosangela albergaria Says:

    Aidéia de colar os panos na entretela foi fundamental para meu trabalho.Vc está de ´parabens

  210. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Rosângela,

    Fico feliz em saber. É mesmo muito prático, né?
    Bjo,
    Ana Cláudia

  211. Margarida Says:

    Gooostei! muito bem explicadinho o seu trabalho,com sertesa irei fazer.

  212. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Margarida.
    Bjo e sucesso.
    Ana Cláudia

  213. Jurema Says:

    Muito interessante!Sou principiante e fiquei muito animada…tudo tão explicadinho!!!
    Obrigada e parabéns !!!Sucesso!!!

  214. Jurema Says:

    Fico aguardando!!!Obrigada!!

  215. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Jurema,

    Obrigada!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  216. sirlei Says:

    achei muito proveitoso fazer patchwork com retalhinhos que não serviriam para nada! ^^ vlw

  217. Ana Cláudia Mattos Says:

    Sim Sirlei,

    Você aproveita quase tudo!
    Abraços,
    Ana Cláudia

  218. sueli Says:

    Adorei essa idéia, dá pra fazer a colcha que tanto sonho não é?
    parabéns e obrigada!!

  219. Ana Cláudia Mattos Says:

    Sim Suely!
    Para colcha sugiro que use a entretela de tecido para que possa lavar sem problemas!
    Bji,
    Ana Cláudia

  220. Alda ''Formiguinha Arteeeira'' Says:

    KARAAAKAA QUE MARAAA!!!Amei!!!
    Obrigada por compartilhar…Excelente idéia de aproveitamento….
    Bjksss

  221. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Alda,

    Muito orbigada!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  222. Lourdes Dutra Says:

    Parabéns! Achei maravilhoso.
    Estou procurando quem faça vestido tipo bata nessa técnica
    e que tenha bordado também. Vocês fazem?

    Obrigada.

  223. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Lourdes,

    Infelizmente, não conheço, porém, uma vez feito o tecido com a montagem na entretela, acredito que qualquer costureira faça sem maiores dificuldades.
    Para fazer roupa, sugiro que use a entretela de tecido, e não a de papel como usei nesse tutorial.]
    Boa sorte!
    Abraços,
    Ana Cláudia

  224. Cida Brunetti Says:

    Adorei sua explicação. Muito útil para quem, como eu, está iniciando. Será que vc poderia fazer um passo-a-passo de uma sunbonnet.
    Bjokas

    Cida

  225. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Cida,

    Obrigada!
    Olha, nesse link tem um ótimo tutorial de uma sunbonet: http://www.quilterscache.com/S/SunbonnetSueBlock.html
    Dê uma passadinha lá.
    Bjo e boa sorte!
    Ana Cláudia

  226. cassiana tabalipa Says:

    nooosa ! foi otima a ideia …ao inves de fazer fuxicos vou usar meus retalhos para forrar uma cupula de abajour que tenho!

    valeu !

  227. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Cassiana,

    Que bm que gostou!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  228. Nubia brito Says:

    Nossa!!! eu amei, faço bonecas de pano para doar e sobra muitos retalhos com essa idéia vou fazer outras formas de presentes, obrigada!!!

  229. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Núbia.
    Fico feliz em ajudar.
    Bjo,
    Ana Cláudia

  230. Fernanda Moura Says:

    Otima dica… usar entretela termocolante fica muito mais facil, e é bem mais rapido… obrigada por compartilhar.

    Bjux

    Fernanda

  231. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Fernanda,

    De nada.
    Bjo.
    Ana Cláudia

  232. Ana Lucia Says:

    Oi Ana Claudia,
    Parabens pelo PAP e por ser tão atenciosa… li os comentários e reparei que vc responde a todos…. diferente de qq blog que já entrei, onde sempre vemos as perguntas e nunca as respostas!
    Obrigada pela atenção….
    Eu queria perguntar se vc engomou os tecidos pra fazer o serviço, ou o fato de colar na entretela já impede que desfiem? Pq nas emendas “pelo direito” (do lado de baixo) a gente tem que cortar rente pq fica por cima não é? Logo quando no PAP vc começa a colar a 2ª coluna e tem uma foto com uma tesoura.
    Não sei se expliquei direito, e sou super iniciante em patch… adorei a técnica pq tenho muitos retalhos de fazer caixinhas de papelão forradas de tecido, e tb não jogo nada fora. Mas fiquei com essa dúvida. Me ensina, por favor!!
    obrigada e Parabens pelo seu trabalho!!
    bjs
    Ana Lucia

  233. Ana Lucia Says:

    Oi Ana Claudia,
    Esqueci de prguntar uma coisa: vc comentou que exustem entretela de tecido e papel? Qual seria a diferença básica e pra que finalidades vc indicaria uma e outra?
    tks
    Ana Lucia

  234. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Ana,

    Não é preciso engomar, pois a entretela já garante que o tecido não desfie. Aparei as sobras para quando costurar o zig zag as emendas ficarem alinhadas. Deixe uma sobra de 0,5 cm (um tecido sobre o outro) para que fique melhor acabado.
    Espero ter ajudado.
    Bjo,
    Ana Cláudia

  235. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Ana,
    Se o seu trabalho será lavado é melhor utilizar a entretela de pano, poico, com o tempo e as sucessivas lavagens a entretela de papel se dissolve.
    Bjo,
    Ana Cláudia

  236. Maria da Graça Turelly Says:

    Oi Ana Cláudia!
    Passeando pela net achei teu blog…AMEI…nunca vi alguém compartilhar tão didaticamente. Teu PAP foi muito minucioso… Parabéns. Sou nova no mundo do patch (só neste) e sempre busco algo diferente para fazer. Muito obrigada e que Deus te ilumine cada vez mais!!!
    Abraços!

  237. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Maria da Graça,
    Obrigada querida.
    A intenção é ajudar outras pessoas, que, como eu, gostam de costura.
    Bjo e volte sempre!
    Ana Cláudia

  238. Sandrinha Says:

    Olá!!!
    Amei a idéia!!!!
    Vou fazer com as minhas amigas arteiras.
    Bjssss

  239. Ana Cláudia Mattos Says:

    OI Sandrinha,
    Obrigada!
    Faça sim, vai ser um sucesso.
    Abraços,
    Ana Cláudia

  240. Helen Says:

    Simplesmente adorei!!!
    Será que dá pra fazer uma colcha de retalhos usando essa técnica?

  241. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Helen,
    Dá sim, porém sugiro que use a entretela de tecido (eu usei aquela de papel), pois você precisará lavar a colcha.
    Se fizer, por favor, entre em contato. Gostaria de publicar aqui.
    Abraços,
    Ana Cláudia

  242. MEYRE RUSSI Says:

    Sonia,

    Gostei muuuito de suas dicas. Um trablho bem bonito e até lúdico!
    Abço,
    Meyre

  243. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Meyre,
    Muito obrigada, querida.
    Abraços,
    Ana Cláudia

  244. Gledes Says:

    Adorei! Não sabia que preisava da entretela. Vou fazer uma capa para meu violão com esta técnica, mas vou aproveitar uma capa antiga e apenas forrar com o tecido costurado… mesmo assim preciso da entretela?
    Espero receber suas atualizações em meu email!
    Abraços e felicidades!!!!

  245. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Gledes,
    Você pode emendar os tecidos sem a entretela, colocando direito com direito dos tecidos juntos e costurando. Note que nessa técnica a costura é só é feita após unir os tecidos com a entretela. O uso da entretela confere firmeza ao tecido, porém, para uma capa de violão que é muito manipulada, sugiro que use acrilon (manta acrílica como recheio e acrescente um forro.
    Quando fizer, me mande a foto para contatochicabacana@gmail.com que eu publico aqui no Blog.
    Bjo e sucesso!
    Ana Cláudia

  246. Gledes (Guegué) Says:

    Ei Ana! Obrigada por responder-me tão prontamente!
    Muito boa a dica da manta acrílica, era isso mesmo que faltava! Agora sim minha capa vai ficar legal.
    Poxa, que bom ter encontrado seu blog. Muito obrigada Ana, assim que a capa ficar pronta lhe enviarei a foto. Vai demorar um pouquinho a mais pois vou fazer a mão. Ganhei uma Facilita da minha mãe, mas ainda não chegou e estou com muita vnltande de começar.

    Até breve! Feliciades!
    Beijos e abraços,
    Guegué.

  247. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Gledes,
    Que bom! Tenho certeza que vai ficar um charme!
    Sabia que a minha máquina também é uma facilita que ganhei da minha mãe?
    Ah, essas mães…
    Bjo e sucesso,
    Ana Cláudia

  248. Zita Martins Says:

    Olá. Gostaria de saber qual é a entretela aplicada no tecido? Já procurei entre tela dupla e não encontrei. Será que há outra opção?

  249. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Zita,
    Nesse site você encontrará mais informações sobre entretelas: http://www.gwentretelas.com.br/produtos.htm
    A gramatura você pode escolher em função do quanto deseja que o tecido fique firme.
    Em armarinhos você encontra com facilidade a entretela termocolante.
    Boa sorte!
    Ana Cláudia

  250. BERISMAR Says:

    OLA ADOREI A IDEIA, PARABENS
    MANDE-ME POR FAVOR POR E-MAIL QUANDO TIVERES NOVIDADES .
    ABRAÇOS QUE dEUS TE ABENÇÕE.

  251. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Berismar,

    Obrigada querida!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  252. Zéca Says:

    Ana Cláudia, muito legal o trabalho.
    Comprei uma base e cortador … mas não achei o vídeo que você menciona na resposta para a fátima.

    Parabéns pelo trabalho!

  253. Zeca Moreno Says:

    Se quiserem ver mais trabalhos de patchwork acessem meu blog também
    http://www.zecapatchwork.com

    Espero vocês lá.
    Beijos

  254. zorayde Says:

    oi amei a ideia pratico inteligente fácil aravilha.bjs

  255. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Zorayde,

    Obrigada!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  256. Ana Claudia Says:

    Apaixonante seu espaço! Parabéns! Daqui de seu espaço a sala recursos vai reinventar mesmo com nossa simplicidade! Bjs Ana Claudia.

  257. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Ana,

    Minha xará, que bom que gostou do Blog. Cuido dele com muito carinho!
    Bjo grande e sucesso!
    Ana Cláudia

  258. monica.oliveira.j2011@gmail.com Says:

    oi Ana claudia adorei este trabalho ,sou costureira a alguns anos,estou pessando em começar a trabalhar com retalhos pois acho que o custo para compra de material è mais barato.sera que da pra ganhar dinhiro com este tipo de artesanato.a me fala onde consigo achar dessa entrelela colante.um abraço

  259. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Mônica,
    É uma ótima idéia. além de diminuir o curto do seu produto, de quebra, ainda ajuda o planeta!
    Essa é a entretela comum que utilizamos em golas, por exemplo. É encontrada em armarinhos. existe a entretela de “papel” (que eu usei nesse trabalhoa) e a de tecido que é mais encorpada e resistente. veja qual se adaptará melhor ao seu trabalho.
    Abraços e sucesso!
    Ana Cláudia

  260. Roziane Says:

    Eu nao so gostei,como amei a tecnica, muito boa,sou filha de costureira e cresci em meio a muitos retalhos. agora achei uma otima maneira de reaproveita-los.meus parabens pela iniciativa de compartilhar conosco.Deus lhe abençoe muito, mesmo.

  261. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Roziane,
    Obrigada querida.
    Que coisa boa! Uma mãe costureira!
    Abraços e boa sorte.

    Ana Cláudia

  262. vivian Says:

    Olá Ana Claudia, adorei seu trabalho… muito legal sua idéia, vou seguir… abraços.

  263. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Vivian,
    Obrigada.
    Abraços,
    Ana Cláudia

  264. Maria Florindo Says:

    Gostei muito e é muito útil para quem quer experimentar como é o meu caso. Obrigada

  265. Ana Cláudia Mattos Says:

    OI Maria,
    Sim, muito útil.
    Abraços,
    Ana Cláudia

  266. Kali Says:

    adorei essa idéia e agradeço por vc tê-la compartilhado. Obrigada!

  267. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Kali,
    Obrigada!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  268. aleida Says:

    tenho retalhos pra vender queria saber se vc teminteresse?

  269. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Aleida,
    No momento não, pois estou costurando pouco, mas vou guardar seu contato.
    Obrigada. Abraços,
    Ana Cláudia

  270. Marines da Silva Says:

    Oi,adorei esse trabalho,eu estava meio que por fora do mundo do artesanato ,mas quando eu vi esse tipo de trabalho foi amor a primeira vista ,faço meus bicos de croche e entao quero unir os dois trabalhos acho que é uma boa ideia,e como sou criativa, tenho boas ideias,vai dar tudo certo,ainda mais que eu adorei,amei mesmo de coraçao,esta de parabens. Um abraço . MARINES de Sao Lourenço do Sul, RS

  271. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Marines,
    Obrigada querida.
    O bom desse tipo de trabalho é que reciclamos material (diminuimos o lixo), o custo é quase zero e ainda geramos um artesanato lindo!
    Abraços,
    Ana Cláudia

  272. Beth Says:

    Gente, essa é a melhor e mais prática ideia de patchwork que já vi!!
    Obrigada por compartilhar !
    Beth

  273. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Beth,
    Obrigada querida. Aproveite e faça sua casa mais linda nesse Natal!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  274. Conceição Says:

    achei maravilhoso.
    bom trabalho

  275. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Conceição!
    Abraços,
    Ana Cláudia

  276. Roseli Says:

    Gostei muito do seu trabalho também faço artesanato e gosto muito com as minhas sobra de retalho vaso colchas um abraso parabens pelo trabalho ficou muito bonito.

  277. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Roseli,
    Muito obrigada!
    Abraços,
    Ana Cláudia

  278. Isabelle Says:

    Adorei a idéia. Quero aprender a fazer esse tipo de artesanato e acho que esse seria um bom começo. Você arrasou no passo a passo. Com certeza vou fazer. Se tiver mais uma dica pra mim que quero aprender do nada. agradeço.

  279. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Isabelle,
    Muito obrigada! Sempre que tenho um tempinho, posto alguma coisa.
    Abraço,
    Ana Cláudia

  280. Regina Ribeiro Says:

    Amei essa técnica, simples e não exige muito investimento em réguas, tecidos importados, cortadpres e outras coisas que não são possíveis quando se deseja trabalhar com pessoas sem condições financeiras suficientes. Muito obrigada.

  281. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Regina,
    Realmente é muito prática!
    Abraços,
    Ana Cláudia

  282. ana cristina castro teperino Says:

    ei ana, qual maquina ideal para fazer colcha de retalho? obrigada

  283. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Ana,
    Existem varias maquinas específicas para patchwork, voltadas para a técnica tradicional (não essa que utilizei aqui). Há modelos da Singer, Brother, Bernina, Janome. O ideal é pesquisar e ver exatamente o que você quer.
    Qualquer máquina reta doméstica serva, mas,, na hora de fazer o quilt, um bom equipamento, ajuda!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  284. joao henrique Says:

    simplesmente maravilhoso!!! Você me deu uma ótima idéia. Muitissimo obrigado.

  285. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada João Henrique.
    Sucesso!
    Abraços,
    Ana Cláudia

  286. Fatima Says:

    Adorei a demonstração de como aproveitar os retalhos.
    Obrigada
    Fatima

  287. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Fátima,
    Obrigada querida.
    Abraços,
    Ana Cláudia

  288. lais martins Says:

    gostei da ideia . obrigada Lais

  289. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Lais,
    abraços,
    Ana Cláudia

  290. Silvia Says:

    Nossa, adorei essa dica… Agradeço!

  291. Ana Cláudia Mattos Says:

    Silvia, Obrigada!

  292. Maria Aureliana Lacerda Lacerda Says:

    Sou educadora, nasci no nordeste e desde criança conviví e ví pessoas fazendo a colcha de retalhos, a forma como as coisas vão evoluindo é fantástica.Amei! Que passo- a- passo maravilhoso.
    Lacerda

  293. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Maria Aureliana!
    Que bela profissão.
    Beijo grande e sucesso!
    Ana Cláudia

  294. Neuza Faria Mendes Says:

    Neuza disse:
    15/08/2012
    Gostei muito da idéia de de aproveitamento dos retalhos, voce encinou a costura na horizontal e na vertical????????????
    neuza@goodbiz.com.br

  295. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Neuza,
    Fui girando o tecido e costurando nas duas direções.
    Abraços,
    Ana Cláudia

  296. Teresa Says:

    como costurar aqueles retalhos misturado, que misturavam quadrados, triangulos, trapezio, etc…, como antigamente?

  297. Ana Cláudia Mattos Says:

    Olá Tereza,

    Há várias técnicas para fazer o patchwork, mas, não há como explicar nessa resposta. Faça uma busca no google, no youtube ou adquira alguns livros com orientação detalhada.

    Abraços,
    Ana Cláudia

  298. claudia Says:

    adorei quero aprender mais tenho um pouco de dificudade em emprender no vidio sera que com a resvista e melhor? obrigado

  299. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Cláudia,
    Acho o vídeo mais fácil que a revista. Talvez uma boa opção para você seja fazer algumas aulas para aprender as técnicas básica.
    Abraços,
    Ana Cláudia

  300. Márcia Abud Says:

    Muito bem explicadinho – obrigada por compartilhar conosco!
    Abraços!
    Márcia

  301. caroline resende morais santos Says:

    Oi Ana,adorei sua dica,mas tenho uma pergunta,este tipo de emendas da pra fazer pecas que serao lavadas?nao sei se desta maneira o tecido fica forte o suficiente para lavar?e a entretela nao vai soltar?se caso tiver mais dicas pode me passar?
    obrigada
    embrulhart@gmail.com

  302. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Márcia.
    Abraços,
    Ana Cláudia

  303. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Caroline,
    Para tecidos que serão muito lavados essa técnica não é a ideal. Nesse caso, é melhor usar técnicas tradicionais de patchwork, com a emenda dos retalhos mesmo.
    Abraços,
    Ana Cçáudia

  304. gilda Says:

    Ana Claudia boa noite, adorei os seus trabalhos,vc é uma pessoa muito abençoada, pelo carinho e respeito com que vc trata as pessoas que te pedem informação .Eu tenho uma curiosidade que se possivel for vc pudesse me ajudar, gostaria de fazer aqueles tapetes que antigamente se faziam de retalho dobrado que ficava um bico, Eu achei um video no yotube, mais não resolveu as minhas dúvidas, gostaria se vc soubesse fazer ou me indicar onde eu acho na internet para eu aprender, desde ja agradeço, um abraço!!

  305. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Gilda,
    Obrigada! Desculpe pela demora em te responder, mas estou numa semana muuuuuito atarefada. Olha, infelimente não faço esse tipod e trabalho e não tenho como te ajudar.
    Espero que encontre um tutorial que esclareça suas dúvidas.
    Abraço,
    Ana Cláudia

  306. Dora Lima Says:

    adorei tb, mas gostaria de saber o que colocaste do outro lado da entretela? colocou outro forro?

  307. Ana Cláudia Mattos Says:

    Dora,
    O ideal é que coloque um manta acrílica e um forro para “quiltar”.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 209 outros seguidores