Aprenda a fazer uma Bolsinha de Mão

Medida-Bolsinha30

Que tal aprender a fazer essa bolsinha?

Esse não é um post sobre matemática. Mas, para crafteiras iniciantes, montar uma peça que tem emendas, digamos: um patchwork simples, envolve fazer algumas continhas para que a peça fique do tamanho desejado e bem feitinha.

Costura e matemática andam de mãos dadas. Modelagem ajustada, cortes e costuras precisas são meio caminho andado para bom acabamento.

Estou fazendo umas bolsinhas de mão para um evento que vai acontecer numa universidade aqui em Salvador. Bom, vamos às contas:

Escolhi essas medidas: 19 cm X 14 cm

Medida Bolsinha

PARTE EXTERIOR

Para chegar nesse tamanho, decidi trabalhar com 3 tiras de tecido combinados, emendadas: uma com 7 cm, outra com 2 cm e a última com 5 cm. Vejam abaixo:

Medida-Bolsinha1

 O cálculo é simples: sempre deixo uma sobra de 1 cm para costura em cada lado. Algumas pessoas, preferem trabalhar com sobras menores, mas prefiro ter uma margem de segurança, além de poder “assentar” as sobras com ferro depois de costuradas, fazendo menos volume.

Considerando as sobras para as costuras é só acrescentar 2 cm em cada tira, tanto na altura como na largura:

Altura:

7 cm => 9 cm

2 cm => 4 cm

5 cm = > 7 cm

Largura:

Como a largura será de 19 cm, todas as tiras terão a largura de 21 cm.

Para não ficar molenga, é necessário entretelar as tiras antes de costurar; gosto de usar as entretelas mais durinhas.

Para que tudo fique bem certinho, é bom riscar com um lápis nos locais das costuras. Como dei uma sobra de 1 cm para as costuras, marquei com a régua 1 cm e tracei uma reta.

Coloque direito com direito as tiras a serem costuradas, prenda com alfinetes e costure seguindo a linha traçada.

Medida-Bolsinha2

Se você quer decorar, fazer aplicações, prender botões, etc, o momento é agora. Eu optei por colocar uma sianinha num tom mais clarinho de rosa e aplicar umas flores de crochê que já tinha prontas.

Se você quer fazer flores de crochê, aqui tem um posto com vários tutoriais.

Para aplicar a sianinha eu gosto de alinhavar para ficar bem certinha e depois costuro devagar.

Para aplicar as flores de crochê, dei pontinhos pequenos com linha da mesma cor.

Medida-Bolsinha13

Prendi uma pedrinha no miolo de cada flor. Veja o detalhe:

Medida-Bolsinha14

FORRO

Para o forro, corte dois retângulos de 21 cm X 16 cm e entretele.

Medida-Bolsinha9

Se quiser colocar um bolsinho é bem simples. Corte um retângulo do tamanho desejado – no meu caso, cortei de 12 cm x 8 cm.

Marque 0,5 cm em 3 lados e na parte superior do bolso dobre 0,5 cm e depois dobre novamnte 1 cm. Costure a parte superior do bolsinho, e se quiser, prenda sua etiqueta.

Medida-Bolsinha11

Marque o meio do bolsinho e do forro e prenda um no outro, costurando.

Medida-Bolsinha12

ZÍPER

Vou usar um zíper de 17 cm, pois gosto de cobrir as extremidades do zíper com o tecido, melhorando o acabamento. A diferença de tamanho do zíper, será compensada com o tecido.

Medida-Bolsinha3

ALÇA

Corte uma tira de tecido com as medidas: 5 cm X 36 cm. Entretele para ficar firme.

Medida-Bolsinha4

Com o ferro, marque as dobras da tira para fechar e costurar a alça. Faça uma dobra com aproximadamente 0,75 cm e depois duas dobras de 2 cm, fechando a alça.

Medida-Bolsinha5

Agora vá para a máquina e costure as laterais da alça bem rente às extremidades.

Medida-Bolsinha6

Ufa, finalmente vamos montar nossa bolsinha!

Acomode a parte frontal da bolsa (aquela que você decorou) sobre o forro, direito com direito.

Alfinete as laterais, garantindo que frente e forro fiquem bem alinhados. Agora coloque o zíper com o direiro para cima dentro do “sanduiche”, alinhado com a parte superior. A foto ajuda a entender melhor (na foto o zíper ainda não está alinhado).

Medida-Bolsinha15

Marque com a unha o zíper e usando o próprio zíper como guia, costure unindo parte frontal, zíper e o forro.

Medida-Bolsinha16

DICA: Para que o fecho do zíper não atrapalhe, feche o  zíper, costure até próximo do fecho, pare a costura, abra o zíper e continue até o final.

Medida-Bolsinha17

Retire os alfinetes. Esse deverá ser o resultado.

Medida-Bolsinha18

Faça agora uma costura na frente da bolsinha, bem rente ao zíper.

Medida-Bolsinha19

Agora vamos fazer um segundo “sanduiche” na seguintre sequência: embaixo o forro com o lado direito voltado para cima, no meio a parte que já está presa ao zíper com a parte frontal da bolsinha para cima e por último a parte posterior da bolsinha com o direito para baixo. A foto ajuda a entender melhor a sequência.

Medida-Bolsinha20

Alinhe tudo pelas laterais e pela parte superior do zíper. Alfinete para ficar bem certinho. Veja abaixo.

Medida-Bolsinha21

Marque novamente o zíper com a unha e costure.  O resultado deverá ser esse abaixo: veja pelos dois lados:

Medida-Bolsinha22

Agora vamos fechar a bolsinha e prender a alça Posicione as duas partes exteriores juntas e os dois forros juntos, sempre direito com direito.

Medida-Bolsinha23

É hora de posicionar a alcinha. Dobre ao meio, formando a alça. Ela deverá ficar na posição mostrada abaixo, porém, por dentro, entre as duas partes exteriores. Aqui fotografei por fora, para que tenham a referência correta de como posicioná-la.

Medida-Bolsinha24

Alfinete as laterais, deixando tudo bem alinhadinho.

Medida-Bolsinha25

Agora vamos à maquina fechar a bolsinha. Puxe o carrinho do zíper para o meio. Primeiro feche as laterais do forro, começando de baixo e costurando até bem juntinho do zíper. Agora feche as laterais da parte exterior, seguindo o mesmo procedimento.

Abra o zíper! Se não abrir, não terá como virar a bolsinha depois!

O resultado será um “tubo” como esse abaixo, aberto nas duas extremidades:

Medida-Bolsinha26

Agora costure a extremidade inferior das duas partes exteriores da bolsinha juntas. Após essa costura, apare os excessos e faça um corte transversal nas pontinhas. Veja abaixo:

 Medida-Bolsinha27

Já está quase pronta! Vamos virar através da parte inferior do forro que está aberta. Com um palito de unha ou similar, empurre os cantinhos para que fiquem bem certinhos. Note na foto abaixo que ainda não tinha ajustado os cantinhos!

Medida-Bolsinha28

Agora só falta fechar o forro. Vire as bordas do forro para dentro e prenda com alfinetes.

Medida-Bolsinha29

Você tem duas opções: fechar à mão com ponto invisível, ou costurar com linha da mesma cor do forro. Nesse caso, eu fechei à máquina. Faça a costura bem rente à borda.

Agora é só colocar o forro dentro da bolsinha, e pronto!

Para dar um toque final, coloquei um penduricalho em forma de florzinha, com uma corrente de bolinhas no carrinho do zíper.

Medida-Bolsinha31

Agora é com você. Mãos à obra!

About these ads

Tags: , , , , , , , , , , ,

82 Respostas to “Aprenda a fazer uma Bolsinha de Mão”

  1. Léa Says:

    Obrigada pelo passo a passo. Super explicadinho. bjs

  2. Ana Cláudia Mattos Says:

    De nada, Léa! Bjs!

  3. Bailandesa Says:

    Parabéns, mana! Esse blog está cada vez melhor. Muito linda a bolsinha.

  4. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Mana.
    Bjs!

  5. Carol Nogueira Says:

    Mais um tutorial lindo e super explicado!
    Beijossss Ana.
    Carol.

  6. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Carol.
    Bjo!

  7. Djinha Says:

    Adorei todos os seus trabalhos, sou doida pra aprender a mecher em maquina de costura, Muito lindo mesmo seus trabalhos não sei dizer qual que é mais bonito por q todos são, parabéns. Há dá uma passadinha no meu blog e vê o que vc acha do meu trabalho também, beijos.

  8. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Djinha!
    Vou lá sim, conferir seus trabalhos!
    Bj!

  9. Elaine Says:

    Olá,
    Amei o tutorial, estou aprendendo tbm a manusear minha maquina ajudou muito!
    Parabéns!
    Seus trabalhos são maravilhosos.Bjos

  10. Ana Cláudia Mattos Says:

    Que bom Elaine! Depois me mande fotos que eu posto aqui o Blog.
    Bj.

  11. Nina Says:

    Vou tentar fazer, muito legal…..

  12. Elaine Rodrigues Says:

    Ana,
    Ja fiz a minha necessaire!!!Adorei o resultado.
    coloquei fotos dela no meu blog.
    Bjos

  13. Ana Cláudia Mattos Says:

    Ficou fofíssima. Vou postar aqui no Blog.
    Parabéns.
    Bjs,
    Ana Cláudia

  14. Botando a mão na massa! « Says:

    [...] a mão na massa! By Ana Cláudia Mattos Em maio postei aqui no Blog um tutorial ensinando a fazer essa bolsinha de [...]

  15. Elizabete de medeiros Says:

    Adorei amiga vi a Elaine ta linda !!!
    todos seus trabalhos são lindos !!
    vou fazer a minha vai ser a minha !

  16. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Elizabete!
    Fico muito feliz em despertar esse espírito craft!
    :o)
    Bjs,
    Ana Cláudia

  17. Melissa Says:

    Valeu pela explicação! fiz minha primeira necessaire hoje! Até que ficou bonitinha! Não tanto quanto a sua, mas eu chego lá! Beijos!

  18. Ana Cláudia Mattos Says:

    Que bom Melissa!
    Costurar em é uma questão de prática. A gente pode ter o mehor tutorial em mãos, mas só praticando para fazer um bom acabamento.
    Bjs e Volte sempre!
    Ana Cláudia

  19. Amanda Says:

    Ola Ana,

    Eu acabei de entrar pro mundo da costura e estou amando!!!
    Tentei fazer sua bolsinha e ate que para uma primeira gostei do resultado. Nao esta tao perfeita quanto a sua, mas vou aprendendo.
    Adorei o tutorial que me ajudou demais!
    Como faco para te mandar a foto?
    Bjos
    Amanda

  20. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Amanda!
    Pode mandar para o e-mail: conato@chicabacana.com.br
    Estou curiosa. É uma delícia costurar não é?
    Bjs,

    Ana Cláudia

  21. Amanda Says:

    Nossa, é uma delicia!!Uma terapia….
    Beijos,
    Amanda

  22. É fazendo que se aprende! « Says:

    [...] Amanda Zanforlin também seguiu o tutorial da bolsinha de mão, e fez essa bolsinha fofa. Adorei a combinação de [...]

  23. Ana Maria Says:

    Ameei essa bolsinha mito linda, mas eu so não consegui entender ainda a costura de um paninho no outro…
    bjos

  24. Ana Cláudia Mattos Says:

    Ana Maria,
    Por favor, mande um e-mail para contato@chicabacana.com.br. Me explique direitinho o que deseja saber. Terei o maior prazer em lhe ajudar!

    Bjo,
    Ana Cláudia

  25. cassis regina de santana borges Says:

    Vc nao sabe o quanto me ajudou muito obrigada mesmo,e parabéns sue trabalhos são perfeitos.

  26. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Cassis! Fico muito feliz em tê-la ajudado!
    Conheça os nossos outros tutoriais!

    http://chicabacana.wordpress.com/tutoriais/

    Volte sempre.
    Bjo,
    Ana Cláudia

  27. Cecília Says:

    Eu adorei. Principalmente por ser tão explicadinho para nós, iniciantes!!!!! Estou me aventurando no mundo dos tecidos, e estou ADORANDO!!!! Vou tentar fazer, se eu tiver dúvidas vou vir aqui te perguntar!!
    Bjs!!!
    Cecília

  28. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Cecília!
    Adoro quando iniciantes elogiam. É sinal que o tutorial está preciso!
    Você vai se apaixonar por esse mundo criativo da costura.
    Fique à vontade para esclarecer suas dúvidas, ok?
    Bj,
    Ana Cláudia

  29. vera Says:

    olá querida
    vc mora em salvador?
    se sim, queria saber se vc dar cursos, gostaria muito de aprender a confeccionar bolsas

    um abração

  30. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Vera,

    Moro em Salvador, sim! Você também? Que bom conhecer uma “crafteira” da terrinha”
    Querida, infelizmente não tenho como dar cursos, pois trabalho o dia todo numa faculdade. Fique à vontade para tirar suas dúvidas, e vamos nos conhecer pessoalmente!
    Bjs,
    Ana Cláudia

  31. Beatriz Says:

    Obrigada por ter postado o passo-a-passo da bolsinha! Fiz e amei a minha! Vou fazer algumas para dar de presente de Natal este ano!! Beijos e obrigada!

  32. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Beatriz! Que bom que gostou. Vamos fazer um mundo mais “hand made”.
    Bj,

    Ana Cláudia Mattos

  33. Babi Says:

    Ana,

    Adorei o seu trabalho e a sua humildade em compartilhar o seus conhecimentos. Sou de Salvador e faço bolsas também. Fiquei encantanda com essa bolsinha fofa!!! Excelente presente! Grande beijo. Babi

  34. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Babi!
    Obrigada pelos elogios (adoooro elogios!)
    Muito bom conhecer alguém de Salvador através do Blog! Onde você expõe seus produtos? Tem algum Blog?
    Poderíamos marcar um encontro de “crafteiras” de salvador, o que acha?
    Bjo e volte sempre!
    Ana Cláudia

  35. Babi Says:

    Adorei a idéia!!! Eu ainda não tenho blog mas podemos trocar contatos sim!! Meu e-mail é babbiaraujo@hotmail.com. Podemos fazer esse encontro tão logo vc desejar. Conheço algumas artesãs que possuem um trabalho bem bacana. Vamos organizar esse encontro! Fico no aguardo. Beijos
    Babi

  36. Ana Cláudia Mattos Says:

    Maravilha!
    Vamos nos programar e manter contato, ok?
    Bj,
    Ana Cláudia

  37. bolsinha de mão « coisas da tatá Says:

    [...] http://chicabacana.wordpress.com/2009/05/14/aprenda-a-fazer-uma-bolsinha-de-mao/   Deixe um comentário [...]

  38. Regiane Gama Says:

    Olá!!!
    Gostaria de agradecer o tutorial e parabenizar pelo capricho!!!
    Nunca havia costurado com uma máquina de costura e adorei, nas festas de fim de ano fiz necessáries para pessoas muito queridas, que ADORARAM!!!
    Beijinhos,
    Regiane

  39. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Regiane!
    Que bom que gostou!
    Feliz 2010 para você e volte sempre.
    Bjo,
    Ana Cláudia

  40. fammaria Says:

    sao tao bonitas as suas coisas!!

  41. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada querida!

    Bjo,

    Ana Cláudia

  42. camila vieira Says:

    olá, achei tudo lindo e muito bem explicado, parabéns !
    mas gostaria de saber qual o tipo de pano que você usou?
    beijos :*

  43. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Camila,
    Usei algodão mesmo.
    Bjo,
    Ana Cláudia

  44. Margaret Says:

    Adorei esse passo a passo

  45. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Margarete.

    Abraços,

    Ana Cláudia

  46. Simone Says:

    linda! vou tentar fazer

  47. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Simone.
    Bjo,
    Ana Cláudia

  48. Mylane Says:

    Muito linda e fácil . Muito bem feito o passo-a-passo, dá pra entender tudinho!!! Parabéns

  49. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Mylane,
    Obrigada querida.
    Estou preparando um outro tutorial de uma bolsinha com um bolso em zíper na parte frontal.
    Em breve… É só o tempo me permitir.
    Bjo,
    Ana Cláudia

  50. Aprenda a fazer uma Bolsinha de Mão com Bolso Frontal « Says:

    [...] O PAP da bolsinha de mão foi um sucesso, logo, como alguns leitores já testaram e aprovaram, resolvi fazer uma outra bolsinha mais elaborada, com um bolso frontal com zíper e alça removivel. Vamos lá? [...]

  51. Neuza Says:

    estou aprendendo a costura,na verdade ñ sei nem trocar a linha da bobina…a que veio da loja e eu ñ consigo enche-la de novo ,conversando com uma amiga que tbm,é lega no assunto mim.endicou esse site que uma outra amiga tinha dada,e que amiga da miga tinha dada..aqui tou eu,quero fazer essa linda bolsinha mais ñ sei como colocar a linha na bobina…mim ajude por favor..amei o site e sei que como ja sei fazer a costura e tenho domino nas mão uma boboninha vou tiraa de letra..é que como a maquina é cara faltou din oara o curso do passo a passo…rs,rs,um xeiro amiga.

  52. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Neuza!
    É assim mesmo quando a gente começa. Daqui a pouco você vai estar craque.
    No manual da sua máquina deve ter uma boa instrução de como encher a bobina. É bem simples, mas, sem saber qual é a marca, não é fácil de lhe orientar.
    Caso não tenha o manual, vá no site do fabricante da sua máquina, ou faça uma busca no google.
    Boa sorte e sucesso!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  53. sonia maria l oliveira Says:

    gostei muito do PAP ,agora é colocar em pratica .
    bjs

  54. sonia maria l oliveira Says:

    gostei muito vou tentar fazer.
    gde abraço

  55. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Sônia!
    Mãos à obra!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  56. Cristina Mota Says:

    Olá, tudo muito explicado, sem esconder o pulo do gato !!!
    Agradeço, bjs.

  57. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Cristina,
    Obrigada.
    Bjo.
    Ana Cláudia

  58. Arliene Says:

    adorei o passo a passo, realmente incrível, gostei tanto q já fiz a minha!
    Deixei o meu blog pra vc ver, bjssss
    parabéns!

  59. Natacha Says:

    Meus parabéns!!! O Passo a passo da bolsa é super bem explicado, eu já tinha feito algumas bolsas, mas nada tao profissional e com bom acabamento como esta bolsinha.Estou muito orgulhosa de ter conseguido executá-la e gracas a sua ajuda!
    Obrigada!Fica com Deus!

  60. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Arliene,

    Obrigada! Há outros tutoriais aqui no Blog. Faça bom proveito.

    Vou lá te fazer uma visitinha.
    Abraços e volte sempre!
    Ana Cláudia

  61. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Natacha,
    Obrigada!
    Há outros tutoriais aqui no Blog, inclusive uma variação dessa bolsinha, com um bolso frontal.
    Fico feliz em ter ajudado.
    Bjo e volte sempre!
    Ana Cláudia

  62. sonia Says:

    Parabéns! Amei a bolsinha, e suas explicações são otimas!

  63. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Sônia, que bom! Fico feliz em ser útil.
    Abraços,
    Ana Cláudia

  64. maria helena Says:

    eu gostei muito de ter visto como fazer a bolsinha ,mas eu tenho muita dificuldade acho q preciso de receitas mais simples muito obrigada .gostei muito da bolsinha

  65. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Maria Helena,
    É assim mesmo. Comece com coisas mais simples e daqui a pouco você vai estar craque!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  66. BOLSA DE MÃO PASSO A PASSO, COMO FAZER Says:

    [...] acertar. Para quem deseja seguir passo a passo como fazer a bolsa de mão, as dicas são do site : http://chicabacana.wordpress.com/2009/05/14/aprenda-a-fazer-uma-bolsinha-de-mao/ Artesanato, Artesanato Passo a Passo, Como fazer artesanato, Produtos de Artesanato [...]

  67. Lais Silva Says:

    Amei a bolsinha. Parabens, seus trabalhos são muito lindos. Gostaria de saber onde você consegue estiquetas com o nome do seu blog, para por nos seus trabalhos? Um abraço

  68. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Lais,

    Muito obrigada.
    Eu mandei fazer as etiquetas com a Raco: http://www.haco.com.br/2007/index.html
    Procurei um representante aqui em Salvador.
    Há outros fornecedores mais baratos, mas o trabalho deles é muito bom e a quantidade de etiquets é enorme. Dura muito mesmo!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  69. Ana Tavares Says:

    não é possível fazer isto á mao ?

  70. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Ana,

    É possível, porém o trabalho será muito mais lento e o acabamento não ficará perfeito.
    Abraços,
    Ana Cláudia

  71. jan Says:

    Não acredito que encontrei!!!
    Após váriosdias garimpando pap de bolsinhas…encontrei esta pérola!!!
    Muito, muito obrigada!
    Vai me ajudar demais nas minhas costuras!!!
    Um abraço

  72. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Jan,
    Fico feliz em ajudar!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  73. jan Says:

    ana!!
    quero enviar a foto da bolsinha q fiz seguindo o pap, como faço?

    bj

  74. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Jan,

    Mande para contatochicabacana@gmail.com.
    Vou publicar aqui no Blog.

    Bjo,

    Ana Cláudia

  75. Lau Says:

    Olá Ana, amei o pap, + tenho uma dúvida, na hora de fechar a costura termina próximo ao ziper ou passa pelo tecidinho q vc coloca na ponta do ziper? Conseguiu me entender?? kkk
    Amo seu blog…
    Bjs Lau….

  76. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Lau,

    Você costura o cantinho de tecido também. Assim fica melhor o acabamento.
    Bjo e boa sorte!
    Ana Cláudia

  77. Fátima wintter Says:

    Obrigado por dividir sua sabedoria, lindo trabalho.
    Vou fazer muitas pessoas feliz com esse mimo, bj.

  78. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Fátima,
    Fico muito feliz em ajudar.
    Muito sucesso e espero que as pessoas curtam o presentinho.
    Abraços,
    Ana Cláudia

  79. Ana Paula Alves Says:

    Muito lindo seu trabalho eu gostaria muito de aprender a fazer conjunto de banheiro se vc puder me ajudar me enviando o passo a passo ficarei muito grata deste já obrigado

  80. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Ana Paula,

    Infelizmente não tenho nenhum molde, mas, no google você deve achar instruçoes.
    Boa sorte!
    Ana Cláudia

  81. Maria Gerssen Evanger Ferreira Says:

    Nossa que coisinha mais linda amei, tenho inúmeros retalhos vou tentar fazer igual. Muito fofinha.

  82. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Maria!

    Beijo grande. Jogue duro, faça a sua.
    Ana Cláudia

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 215 outros seguidores