A gentileza…

Fotógrafo: Rui Antunes

Não, esse post não é sobre artesanato. Mas, sobre a gentileza nas relações humanas, e como ela pode gerar uma cadeia de sorrisos com uma energia positiva transformadora.

Na semana passada, cheguei um pouco mais cedo que de costume no trabalho e me deparei com o faxineiro cantarolando enquanto esvaziava as lixeiras, varria e limpava as mesas. Não vou bater na conhecida tecla da “invisibilidade” das pessoas que executam esste tipo de tarefa, mas o fato é que me deu um estalo e eu o cumprimentei:

– Bom dia, tudo bem?

Ele: – Bom dia, senhora.

Tasquei-lhe um sorriso e disse:

– Obrigada por limpar minha mesa. Seu trabalho é tão importante! É tão bom chegar todo dia e encontrar o local de trabalho limpo e organizado!

Ele: orgulhoso e me devolvendo o sorriso: – Obrigado. Esse é o meu trabalho.

A manhã foi correndo e me esqueci desse episódio. No intervalo do almoço fui a um pequeno shopping e, ao parar na entrada do estacionamento, me deparei com outro ser “invisível”: a moça que entrega o cartão do estacionamento na entrada. Automaticamente abri o vidro e estendi a mão para pegar o cartão, sem sequer prestar atenção nas feições da mulher. Não é que ela abriu os dentes e me disse: – Boa tarde!

Entrei no shopping pensando naquilo. Não é o comportamento padrão. Normalmente essas pessoas passam o dia entediadas por desempenharem uma tarefa rotineira e repetitiva. Tamanha gentileza me surpreendeu.

Ao sair do shopping, lá estava ela, e com um novo, e não menos gentil sorriso, me falou: – Volte sempre. Foi um prazer.

Não, ao contrário do que pensam, não foi só um bom treinamento. O sorriso era genuíno, largo, e tive o segundo estalo do dia: a corrente de gentileza: fui gentil com alguém, ilumnei o seu dia com um sorriso – esse sorriso voltou para mim, trazendo uma nova energia de onde eu menos esperava!

Faça um teste: seja gentil, distribua sorrisos e alimente essa corrente. A energia gerada vai iluminar o dia  de alguém e, certamente voltará para você e alimentará o seu dia!

Essa é mais uma forma de contribuir para um mundo melhor!

Tags: ,

4 Respostas to “A gentileza…”

  1. Bailandesa Says:

    Isso e’ a mais pura verdade. E tem mais; nao importa a lingua! O sorriso e’ uma linguagem universal.

  2. Gentileza e reciclagem. « Says:

    […] cada aluna esse porta-alfinetes fofo! Tinha que registrar aqui no Blog porque além de praticar a gentileza, recicla um antigo mostruário de camurça para revestimento de […]

  3. Adenis Says:

    OLÁ CHICA BACANA! (GENTILEZA)
    ADOREI SEU JEITO DE SER
    BJSSSS ADENIS–TRES RIOS RJ—-

  4. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Adenis!
    Adorei. Obrigada!
    Bjs,
    Ana Cláudia

Deixe um comentário

