Artesanato - Craft, Chica Bacana, Origami

Transformando Papel em Arte

A palavra ORIGAMI vem do japonês ORI (dobrar) e KAMI (papel). ao se unir as duas, a pronúncia fica ORIGAMI. Na Wikipedia há informações muito interessantes sobre essa arte.

A criatividade humana realmente me impressiona! Muitas vezes, ao vislumbrar um projeto de origami pronto, é difícil acreditar que se trata apenas de uma folha de papel dobrada.

Segundo a cultura japonesa, aquele que fizer mil origamis (senbazuru) terá um pedido realizado. Quem se aventura?

Artistas como Sathoshi Kamyia se destacam com trabalhos como esses abaixo, onde não há nada além de papel, nem mesmo cola. Segundo o próprio Sathoshi, antes de fazer a figura, ela a vislumbra pronta e a desdobra mentalmente (que visão espacial fenomenal!)

 

 

Para nós, reles mortais, sempre restam os tutoriais que são inúmeros na Internet. No site Origami Club há muitos deles, inclusive para iniciantes. Alguns são tão simples, que crianças irão adorar fazê-los!. É uma ótima forma de mantê-las quietinhas e concentradas e ainda desenvolvendo a coordenação motora e a visão espacial.

       

É claro que uma simples folha de papelsulfite pode ser dobrada artísticamente. Mas, nada como utilizar o material adeqüado para cada trabalho artesanal que irá fazer! Os papéis próprios para origami oferecem um resultado fantástico para o seu projeto e podem ser encontrados em boas papelarias  e lojas especializadas em material para artesanato.

 

Na Chica Bacana você encontra já prontos para comprar esses lindos marcadores de livros em origami. São todos feitos com papel japonês e com pequenos strass colados para dar acabamento. É uma lembrança super original!

          

No fantástico universo craft, as opções são tantas, que é difícil não se apaixonar por nenhuma delas (ou por várias, como eu!). Navegue, explore, se aventure, tente!

17 comentários em “Transformando Papel em Arte”

  1. Arte Japonesa é bem legal mesmo, é mesmo muito interresante, como será que faz tudo isso, imagine, esse trabalho deve ser mesmo muito valorizado.

  2. É muito legal mesmo, olha que conhecidencia meu amigo Alisson, também recomendou, eu estava procurando sobre o origami, e UAU aqui eu encontrei tudo o que eu queria!
    Você faz origami?Eu aprendi, e olha se não sabe deveria aprender, é SUPER!

    Beijo da Shanaiana.

  3. É muito legal mesmo, olha que conhecidencia meu amigo Alisson, também recomendou, eu estava procurando sobre o origami, e UAU aqui eu encontrei tudo o que eu queria!
    Você faz origami?Eu aprendi, e olha se não sabe deveria aprender, é SUPER!
    Beijo da Shanaiana.

Deixe um comentário