Presente de Natal … um tutorial!

Correria, confusão, shoppings lotados! Quem não precisa comprar um presente de última hora?

Meu filho me pediu para comprar o presente da amiga secreta dele (uma tia muito querida). Já imaginei enfrentar a batalha do shopping novamente, então, decidi: vou fazer um presente artesanal que seja a cara dela. E porque não, presentear os leitores do blog com um tutorial bem detalhado!

Vamos lá! Que tal aprender a fazer essa linda carteira? É fácil e pode ser feito por iniciantes. Como as bolsas da Chica Bacana têm nomes de mulheres, tenham prazer em conehcer: Carteira Úrsula.

Tutorial Carteira Úrsula

Material Necessário:

  1. Tecido de sua preferência – para a frente e para o forro (usei cetim);
  2. Entretela termocolante;
  3. Manta acrílica leve;
  4. Dois quadradinhos 3 cm X 3 cm de feltro ou manta acrílica mais pesada;
  5. 1 fecho magnético;
  6. Linha;
  7. Mesa de Corte;
  8. Cortador circular;
  9. Régua para patchwork;
  10. Tesoura;
  11. Tesourinha;
  12. Alicate de bijouteria (para o fecho magnético);

Corte dois retângulos de entretela no tamanho: 38 cm X 28 cm. Com a ferro fixe um dos retângulos no tecido principal e o outro no forro.

ATENÇÃO: cuidado para não colocar o ferro sobre a parte com cola da entretela – vai dar trabalho para limpar!

foto1

Com o auxílio da régua, recorte o tecido principal e o forro extamente no limite da entretela. agora você tem dois retângulos de tecido entretelado de 38 cm X 28 cm.

foto3

Coloque os dois retângulos um sobre o outro (o tecido principal por cima), direito com direito sobre a manta acrílica.  Usando o tecido como guia, corte um retângulo um pouco maior de manta acrílica, com, 1,5 cm a mais em cada lado.

foto4

Prenda o tecido, o forro e a entretela com alfinetes. Risque uma linha com espaço de 1 cm da borda do tecido. Esse passo é importante para guiar a costura e garantir um resultado com bom acabamento.

foto5

Para fazer as bordas arredondadas, faça uma marca de 1cm nos ângulos superiores do quadrado (veja acima). Depois, com um objeto circular (uma moeda, um copo, etc.) risque os cantos. Caso deseje que as bordas da carteira não sejam arredondadas, é só pular esse passo.

foto6

Agora, finalmente, vamos à máquina. costure as laterais e a parte superior (com os cantos arredondados). Deixe a parte inferior aberta.

foto71

DICA: tente fazer uma única costura, começando pela parte inferior de uma das laterais e contornando todo o retânculo, até a parte inferior do outro lado. Na borda arredondada, não use o pedal – vá girando o disco da máquina com a mão e movendo o “sanduiche” de tecidos e manta acrílica.

Retire os alfinetes. e corte as sobras da manta acrílica.

foto8 

foto9 

Apare as pontas em diagonal em relação à costura e vire para o lado direito. Para assentar os cantos, use um palitinho de fazer unha ou outro objeto pontiagudo.

foto10

foto11

Agora é o momento de colocar o fecho magnético. É mais simples do que parece! Corte dois quadradinhos de feltro ou manta acrílica mais encorpada (aqui na foto só aparece um).

foto12

Marque o centro pelo lado do forro, na parte superior do retângulo, a uns 2 cm  da borda.

foto13

Agora, com muito cuidado, com uma tesourinha faça dois furinhos. O primeiro no pontinho de lápis que você marcou e o outro logo abaixo – meça com o fecho a distãncia ente as suas duas hastes. Em um dos quadradinhos de feltro (ou manta acrílica) faça também dois furinhos com a mesma distância entre eles.

foto14

Encaixe as duas hastes da parte superior do fecho magnético nos buraquinhos. Coloque a mão por dentro do forro, passe o quadradinho de feltro pelas hastes do fecho, a chapinha de metal , e, com o alicate, vire as hastes para a parte de fora do fecho. O resultado deve ser esse:

foto15

O que você tem é um retângulo, que deverá ser dobrado como um envelope para formar a carteira. Dobre no tamanho desejado, e marque o ponto do encaixe do fecho magnético.

foto16

Com muito cuidado, com a tesourinha faça dois furinhos, um abaixo e um acima da marca do centro do fecho. Faça o mesmo com o quadradinho de feltro.

foto17

Repita o mesmo processo que usou para prender a outra parte do fecho. O resultado deverá ser esse:

foto18

Agora você já pode fechar o fundo da carteira. Dobre o forro (aproximadamente 1 cm) junto com a manta acrílica e prenda com alfinetes.

foto19

Dobre também o tecido principal (aproximadamente 1 cm) e prenda com alfinetes junto com o forro e a entretela. Haja alfinete! Seja meticuloso com os cantos para que tenham um bom acabamento.

foto20

 Costure fechando o fundo a aproximadamente 0,5 cm da borda.

 foto24

Finalmente chegou o momento de fechar sua carteira com a costura final. Dobre a parte inferior para cima e costure as lerais e a parte superior, também a 0,5 cm da borda. Siga a dica anterior: comece na lateral, parte inferior (base da carteira) e dê a volta até a base do outro lado.

Está pronta! Veja o resultado final!

foto21

foto22

Fiz um broche de tecido com fitas, sianinha, latejoulas penduradas (veja na primeira foto desse post). Aqui você encontra diversos tutoriais de flores.

Me mande foto da sua carteira pronta. Eu a publicarei aqui!

Feliz Natal!

Anúncios

Tags: , , , , , , ,

42 Respostas to “Presente de Natal … um tutorial!”

  1. Thais Says:

    Ana, a Chica Bacana está de PARABÉNS! Além da loja só ter coisas lindas, o blog está muito,muito, muito legal! Você é danada!!
    Beijos!

  2. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Thai!
    Bjs!

  3. ivone brito Says:

    Oi Ana! sou apaixonada por trabalhos artesanais e este dom maravilhoso que se chama criatividade, conhcer o seu trabalho tem sido prazeroso e gratificante, amei. Tenho uma loja e gostaria de saber se vc tem preço para revenda.

    Abraços e muito sucesso!

  4. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Ivone, fico muito feliz em saber que gostou dos produtos ChicaBacana. Preciso fazer umas continhas para te dar essa resposta, ok? Vou checar e entro em contato via e-mail.

    Um abraço.

  5. Rosana Says:

    Olá Ana, achei sua carteira muito linda, de muito bom gosto. Fui tentar fazer igual e aconteceu um probleminha no fechamento final não consegui costurar as laterais na máquina, pois ficou muito grossa, devido as dobras e minha máquina não venceu. Então queria te perguntar se fiz algo errado? Será que preciso retirar o excesso da manta acrílica das laterais? Obrigada pelo molde.

  6. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Rosana.
    Essa é realmente a parte mais complicada. As máquinas de costura mais antigas costuram várias camadas de tecido com mais facilidade, mas, as mais modernas como a minha…. Olha, duas coisas podem ajudar: usar uma manta acrílica um pouco mais fina e usar uma agulha mais grossa na máquina. Essa etapa tem que ser feita com cuidado e paciência, e nos cantinhos e lugares mais grossos, girando o disco da máquina manualmente.
    Você consegue!
    Bjo!

  7. Yes, you can! « Says:

    […] Natal postei o tutorial dessa carteira – Carteira […]

  8. Fernanda Says:

    Minha querida!!
    Isso que você fez é coisa de mãe.
    Estou me aventurando nessa coisa de costura, estou fazendo curso no Senac de Costura e essa vai ser a primeira peça que vou fazer sozinha.
    Obrigada!! Mil vezes obrigada!!

  9. Ana Cláudia Mattos Says:

    Fernanda,
    Fico muito feliz que tenha sido útil para você.
    Muito sucesso no mundo da costura. É uma delícia!

    Volte sempre!
    Bj!

  10. Sabrina Says:

    Ana, ameeeei o molde dessa carteira mas sou totalmente sem noção de costura. Fiquei com uma dúvida bem básica: qual a ordem dos tecidos no “sanduiche”?Coloco o forro virado pra cima,depois a manta e depois o tecido principal tb virado pra cima?!Ou os dois virados um de frente para o outro?!

  11. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Sabrina que bom que gostou! O tecido principal e o forro devem estar um virado para o outro: direito com direito e a manta acrílica no meio.
    Bjo!

  12. Amanda Says:

    Ola Ana,
    Sou “bem” iniciante e gostaria de saber exatamente a funcao da entretela termocolante e da manta acrílica.
    Daria para fazer a carteira sem o uso delas?Quando que eu devo usa-las?
    Desculpe a ignorancia….
    Parabens pelo seu trabalho!!!Adorei!!!

  13. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Amanda, fique à vontade!
    Usamos a entretela qando queremos “encorpar” o tecido. Como fiz essa carteira em cetim, que é bem molinho, usei a entretela para dar mais firmeza ao tecido.

    A manta acrílica, além de também dar mais firmeza, dá uma “enchidinha”. Funciona como uma espuminha.
    Você pode fazer essa carteira sem a entretela, desde que use um tecido mais encorpado. Porém, sem a manta acrílica, ela vai ficar murchinha e sem graça…

    Abraços, e volte sempre!
    Ana Cláudia

  14. Cláudia Paraíso Says:

    Show de bola!!!!!!!
    Viste mu blog : cauparaiso.blogspot.com
    Aguardo sua visita e comentário. Bjks!!!!!!!

  15. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Cláudia.
    Com certeza vou lá fazer uma visitinha.
    Bjs e volte sempre!
    Ana Cláudia

  16. Fabiana Oliveira Says:

    Olá Cláudia!

    Gostaria de saber uma dica de como fazer uma carteira de mão estruturada ou seja aquela que fica bem durinha.

    Essa carteira é linda!!!

    Grata,
    Fabiana

  17. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Fabiana! Você pode usar uma entretela de tecido que é mais encorpada, além disso, pode passar termolina (você acha em qualquer casa de artesanato) no tecido com um pincel largo e esperar secar no sol. O tecido vai ficar bem durinho. Apesar da termolina ser leitosa, quando secar vai ficar transparente.
    Depois você pode seguir esse molde mesmo.

    Depois me fale o resultado!
    Bjs,
    Ana Cláudia

  18. Fabiana Oliveira Says:

    Olá Ana!!!

    Muito obrigada pela dica.
    Veja no meu blog a carteira que eu fiz dessa forma que vc ensinou.
    A próxima eu vou usar a termolina e tigo como ficou.

    Dá uma olhadinha.

    Comecei o blog agora… Ainda não tem muitas coisas.

    Um abraço!!

  19. Fabiana Oliveira Says:

    Esqueci do endereço:

    http://blogsartemariquinha.zip.net/

  20. Ana Cláudia Mattos Says:

    Uau. Ficou super chique e parece realmente bem estruturada.
    Parabéns Fabiana. Ficou show!!!

    Parabéns pelo Blog. É assim mesmo: a gente começa devagar e quando vê o Blog deslancha!
    Bjs,

    Ana Cláudia

  21. Fabiana Oliveira Says:

    Que bom que vc gostou!!!

    Muito obrigada.

    Uma abraço.

  22. É fazendo que se aprende! « Says:

    […] Fabiana Oliveira seguiu esse tutorial e fez essa carteira super […]

  23. Nilce Serra Says:

    Oi Ana, tô aqui de novo.Tentei fazer a carteira mas qdo fui costurar ficou apasrecendo o tecido do forro.Daí imaginei que devia costurar pelo avesso e depois virar, também não deu certo por que faz uma dobra na parte de cima da carteira que vai fechar.
    Fico achando que vou conseguir mas tem sido um desastre!!!!Será que tem e tenho jeito?????Me socorra bjs

  24. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Nilce!

    Olha, tem que costurar pelo avesso e dobrar. Veja nas fotos do tutorial que eu fiz as costuras pelo avesso e virei. A dobra na parte interior é inevitável, mas se o tecido estiver cortado do tamanho certinho e endurecido com a entretela termocolante ela vai ser sutil.

    Uma dificuldade adicional que você pode ter é na costura final, porque serão muitas camadas de tecido. O segredo é usar uma agulha um pouco mais grossa na máquina e ir costurando devagar, algumas vezes até girando manualmente o “volante” da máquina.

    Fique à vontade para tirar suas dúvidas, tá?
    Bj,
    Ana Cláudia

  25. Post bem basiquinho 1- Dicas « Says:

    […] Aqui nesse post, apliquei a entretela para fazer uma carteira. […]

  26. taisasoares Says:

    Ana Claúdia amei seu blog todo muito bem explicadinho
    Comecei um novo blog e já linkei o seu e fiz dois post
    para compartilhar com outros, falando do seu blog bju e bom final de de semana 😉

  27. taisasoares Says:

    Esqueici de te passar o endereço
    Ai vai http://coisasdatata.wordpress.com/

  28. coisas da tatá Says:

    […] 28 28UTC Novembro 28UTC 2009 Arquivado em: Sem categoria — taisasoares @ 16:18 presente foi o achado no blog chica bacana, com tutoriais pra lá de bacana depois da bolsinha de mão e bolsas maravilhosas que encontreitodas com nome de mulher essa é a Úrsula e para confeccioná-la lá vai outro tutorial:https://chicabacana.wordpress.com/2008/12/23/presente-de-natal-um-tutorial/#comment-921 […]

  29. Ana Cláudia Mattos Says:

    Vou lá agorinha mesmo…

  30. Nhan Says:

    ADOREI! Vou fazer uma para mim também. Obrigada pelo PAP.

    Bjs
    Nhan

  31. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Nhan,

    Que bom que gostou! Quando terminar, tente essa que é um pouquinho mais avançada: https://chicabacana.wordpress.com/2010/07/26/aprenda-a-fazer-uma-bolsinha-de-mao-com-bolso-frontal/

    Bjo e sucesso!
    Ana Cláudia

  32. Patty Says:

    Oi Ana, um MARAVILHOSO 2011 para vc e sua família. Esse mundo de costura é cheio de possibilidades e tenho muitas dúvidas sem nem ter começado direito. Vou tentar fazer essa e te mando, bjao

  33. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Patty,

    Eu também comecei assim. Minha mãe me deu uma máquina de costura e eu sai pesquisando, errando, desmanchando… Hoje faço bolsas com uma razoável habilidade. Com dedicação, insistência e a generosidade de pessoas que postam tutoriais, a gente aprende fácil!

    Quando fizer, mande que eu publico aqui.

    Um ano novo de muita luz e criatividade!

    Ana Cláudia

  34. tina Says:

    Olá Ana, obrigada pelo presente de Natal. Eu montei a bolsa e dei de presente para uma amiga. Ela adorou 🙂 Veja o resultado no meu blog http://umagrado.com.br/?p=74

  35. Ana Cláudia Mattos Says:

    Tina, obrigada querida pelo carinho no seu Blog.
    Eu adorei! Acho que vou fazer uma para mim com um tecido floral também. Ficou soper fofa para usar no verão!
    Bjo e volte sempre!

    Ana Cláudia

  36. Grasiela Says:

    Muito obrigada pelo passo a passo, nunca achei antes um tão simples, detalhado e bonito! parabéns.

  37. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Grasiela!
    Abraços,
    Ana Cláudia

  38. Silvia Lima Says:

    Adorei o tutorial!!! ficou linda a carteira
    bjss

  39. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Silvia.
    Abraços,
    Ana Cláudia

  40. silviamaiaSilvia Says:

    Olá Ana Cláudia! Parabéns pelo blog! Sou nova por aqui e me ingressando no mundo da costura! Queria saber se vc conehece algum curso de costura para iniciante em Belo Horizonte.
    Beijos,
    Silvia

  41. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Taciana,
    Desculpe a demora na resposta, pois, estava viajando. Assim que chegar em casa lhe enviarei, ok?
    Abraços,
    Ana Cláudia

  42. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Silvia,
    Infelizmente não conheço, mas, dê uma busca no google, você deve encontrar alguma coisa.
    Boa sorte, e bem vinda ao mundo da costura!
    Abraços,
    Ana Cláudia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: