Porta-celular em Patchwork

porta-celular_1

Em dezembro comprei um celular novo, pois o meu já tinha passado da hora de trocar. Me veio então a idéia de fazer um porta-celular em patchwork e compartilhar o passo-a-passo com os leitores do blog. 

Esse tutorial está bem detalhado, com 36  fotos. Nada como um projeto novo para começar o ano!

Caso você deseje divulgar no seu Blog, fique à vontade. Apenas peço que me dê o crédito e faça um trackback para o meu Blog.

Vamos lá…

Você vai precisar de:

– Retalhos de algodão (4 estampas para a parte externa e 1 para o forro);

– Zíper;

– Mosquetão;

– Elos de metal para o mosquetão;

– Manta acrílica;

– Mesa de corte;

– Cortador circular;

– Régua para patchwork;

– Tesoura;

– Tesourinha;

– Alicate para bijouteria;

– Máquina de costura;

– Alfinetes;

– Ferro.

O primeiro passo é determinar o tamanho do porta-celular. No meu caso, o celular mede 9cm X 5 cm. Decidi fazer o porta-celular com o tamanho de 10 cm X 6 cm. Você pode adaptar as medidas para o seu com facilidade. Não esqueça , ao cortar, de deixar sobras de 1 cm para as costuras.

Escolha 4 padronagens de tecidos que irá usar para a parte externa.

porta-celular_21

Corte 1 retângulo de cada tecido no tamanho de 16 cm X 5 cm. Com o auxílio da régua, faça uma linha a 1cm das bordas superior e inferior.

porta-celular_3

Esse deverá ser o resultado.

porta-celular_4

Divida os retângulos ao meio. Dobrei ao meio e cortei com a tesoura. Você pode usar o cortador circular, se preferir. Os retângulos agora medem 8 cm X 5 cm.

porta-celular_5

Escolha o tecido do forro e, com o cortador circular e a régua, corte 2 retângulos medindo 12 cm X 8 cm.

porta-celular_6

Agora é o momento de preparar o zíper. Você pode encontrar o zíper já do tamanho ideal, porém, como eu não tinha em casa, resolvi cortar um zíper de 15 cm e adaptá-lo. É bem simples.

Corte o zíper de um tamanho um pouco maior do que o desejado – um zíper de 6 cm. Para medir, feche o zíper e comece a medir de onde termina o fecho. 

porta-celular_7

Agora você vai precisar do alicate e da tesourinha.

porta-celular_8

Com o auxílio de ambos, abra delicadamente os dentes da trava do zíper que está na parte que não será utilizada.

porta-celular_9

Após abri-los, com a ponta da tesourinha force delicadamente pelo outro lado, até que se desprenda.

porta-celular_10

Meça a outra parte do zíper que será utilizada e marque onde prenderá a trava que foi retirada do outro pedaço do zíper.

porta-celular_11

Com o auxílio do alicate, feche os dentes da trava do zíper no lado avesso. Pronto! Você agora tem um zíper do tamanho que deseja.

porta-celular_12

Corte dois quadradinhos do mesmo tecido onde o zíper será preso e um de cada lado do zíper. Esse passo ajudará a ter um acabamento melhor das extremidades do zíper.

porta-celular_13

Agora é o momento de emendar os retalhos para formar a parte exterior do porta celular. Seguindo as linhas marcadas anteriormente, uma os retalhos na sequência desejada. Se desejar, prenda com alfinetes para maior precisão na costura.

porta-celular_14

Agora você tem dois retângulos de retalhos costurados. Com o auxílio do ferro, vira as bordas da costura dos retângulos para lados opostos. Isso ajudará no momento de emendá-los.

porta-celular_15

Agora é o momento de fazer o quilt na máquina. Corte dois retângulos de manta acrílica um pouco maiores que os retângulos de patchwork e prenda com alfinetes cada retângulo de tecido com o seu retângulo correspondente de manta acrílica. 

porta-celular_161

Com uma linha de cor contrastante faça costuras retas a cerca de 0,5 cm das emendas. Após esse passo, apare as sobras de manta acrílica. Esse deverá ser o resultado.

porta-celular_17

Vamos agora preparar a alça. Corte um retângulo medindo 24 cm X 3 cm (caso deseja a alça maior ou menor, é só alterar a medida do comprimento. Cortei bem rente à borda do tecido para aproveitar ao máximo, pois essa parte ficará no avesso. 

porta-celular_18

Com o auxílio do ferro, dobre as bordas: 1 cm de um lado e 0,5 cm do outro. A foto abaixo ajuda a compreender melhor essa instrução.

porta-celular_19

Dobre fechando e alinhave para que a costura seja precisa.

porta-celular_20

Antes de costurar, divida a alça em duas: um pedaço com 6 cm e o outro com 18 cm.

porta-celular_21

Faça duas costuras paralelas, bem rentes à borda  nos dois pedaços da alça. Em um dos lados da alça maior, faça o acabamento no canto, dobrando as pontas para dentro e costurando na borda. Esse deverá ser o resultado.

porta-celular_22

UFA! Finalmente temos tudo preparado para montar o porta-celular.

Faça um sanduíche com 1 retângulo do forro, o zíper e um, retângulo de patchwork quiltado. Os dois retângulos deverão estar com os lados direitos se encontrando. Esse é o momento de prender a alcinha menor. Passe um elo através dele e posicione-a junto do retângulo em patchwork, com o elo voltado para dentro do sanduíche.

porta-celular_23

 O topo do zíper deverá estar alinhado com o topo dos dois retângulos.

porta-celular_24

 Após esse passo, o sanduíche deverá estar assim. 

porta-celular_25

Faça uma costura próxima ao zíper. Lembre-se de não prender o forro nessa costura.

porta-celular_26

Faça mais um sanduíche com a sequência conforme a foto abaixo: embaixo o forro com o lado direito virado para cima, no meio o sanduíche feito anteriormente com o retângulo em patchwork para cima e, por último, o outro retângulo em patchwork, com o lado direito virado para baixo. Mais uma vez o topo do zíper deverá estar alinhado com o topo dos tecidos.

Çoloque uma das pontas da alça maior(a que não tem o acabamento) próxima ao retângulo de patchwork, do lado oposto ao da alça menor. 

porta-celular_27

 Após esse passo, faça também no outro lado a costura rente ao zíper. Esse deverá ser o resultado. Parte exterior.

porta-celular_28

Parte interior.

porta-celular_29

Abra o zíper (importantíssimo, ou você não conseguirá virar a peça). Alinhe forro com forro e exterior com exterior, com os lados direitos se encontrando. Prenda com alfinetes.

porta-celular_30

Vamos à máquina, fechar o porta-celular. Está quase pronto.

Costura as laterais e a base da parte exterior e apenas as laterais do forro. A peça será virada pela abertura do fundo do forro.

porta-celular_31

Apare as bordas e os cantos em diagonal e vire a peça. Os cantinhos deverão ser pressionados com um objeto pontiagudo para que fiquem bem certinhos. Notem que na foto abaixo isso ainda não foi feito.

porta-celular_32

Agora é preciso fechar o fundo do forro. Com o ferro, marque as bordas viradas para dentro.

porta-celular_33

Você pode fechar com ponto invisível, ou, à máquina. Eu preferi fechar à máquina, uma vez que essa costura não ficará aparente.

porta-celular_34

Agora é só empurrar o forro para dentro, ajustar os cantinhos e pronto.

 porta-celular_35

Falta apenas prender o mosquetão no outro lado da alça e você já pode desfilar por ai com esse porta-celular que é um charme!

porta-celular_36

OBS: eu tinha em casa esses elos grandes pintados de laranja e resolvi usá-los. Você pode adaptar esse passo com o tipo de mosquetão que preferir.

Gostou? Me mande a foto do seu porta-celular que eu posto aqui no Blog.

Anúncios

Tags: , , , , , , ,

139 Respostas to “Porta-celular em Patchwork”

  1. eliane kapps Says:

    Meu Deus, que lindo!! será que eu consigo??? tô tentando iniciar, sózinha ,obrigada pela idéia,agora é mãos `a obra, seja o que Deus quiser…rs

  2. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Eliane,
    Claro que consegue! SUGESTÃO: Faça um pouco mais largo que o meu. O meu está bem justinho no celular. Se precisar de ajuda, me fale que posso tentar ajudar!
    Boa sorte e volte sempre!

  3. Maria Helena Says:

    Divulgando seu trabalho, amiga.
    http://www.flickr.com/groups/superziper/discuss/72157613215973599/#comment72157613253301928
    Parabéns
    Maria Helena

  4. Atelie Panos e Artes Says:

    Adorei seu Pap, foi a escoladearte.profissional (flickr) que me indicou, parabéns e obrigado por compartilhar, pois faz mais de 6 meses que estou a procura e ninguem dava !
    bjks

  5. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada! De que vale o conhecimento se não pudermos ajudar os outros? Disponha!
    Volte sempre!
    Bj!

  6. Sônia (Bela Dama) Says:

    Parabéns pelo tuto!
    Amei!!!

  7. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Sônia,
    Volte sempre!

  8. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada pela força Maria Helena!
    Volte sempre!

  9. Muito prazer… Eu sou o zíper! « Says:

    […] no Chica Bacana tem um tutorial de porta-celular em patchwork que ensina a reduzir o zíper para o tamanho desejado e colocá-lo com o […]

  10. vania Says:

    Adorei, não consigo me imaginar fazendo tal arte. É muito lindoooooooo

  11. Ana Cláudia Mattos Says:

    Querida, é so questao de começar. Até 1 ano atrás, o máximo que eu tinha costurado era fazer bainha e pregar botão!

    bjs!
    Ana Cláudia

  12. WEDJA Says:

    ola, muito lindo, estou tentado fazer obrigada pelas dicas!

  13. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Wedja!

    Volte sepre.
    Bj,
    Ana Cláudia

  14. Carol Says:

    Puxa, que trabalho lindo !

    Parabéns !!!!
    Ai que desafio….vou tentar fazer também….será que consigo ?

    Beijos
    Carol

  15. Ana Cláudia Mattos Says:

    Com certeza Carol!
    Qualquer dúvida, peça socorro!

    Bj,
    Ana Cláudia

  16. cida Says:

    Gostei muito as explicaçoes sao muito detalhadas e esclarecedoras. Parabens.

  17. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Cida!
    Volte sempre.

    Abraços
    Ana Cláudia

  18. cleide Says:

    SIMPLESMENTE AMEI ESTE PORTA-CELULAR, ELE É PERFEITO. oBRIGADO

  19. cleide Says:

    ADOREI ESTE PORTA CELULAR

  20. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Cleide!
    Volte sempre!
    Ana Cláudia

  21. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada!
    ;o)
    Ana Cláudia

  22. Rosa Maria Costa Says:

    Olá Ana Claudia…adorei seu porta celular, porém estou começando nessa arte da costura agora ..(estou amando ) mas não tenho experiência. por favor manda p/ mim um passo a passo de porta celular,como esse seu, sem ziper, não sei fazer o acabamento.
    obrigada.

  23. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Rosa Maria!
    Seja bem vinda ao mundo da costura. É delicioso, não?
    Segue um tutorial de case para câmera fotográfica. É só adaptar as medidas e ele serve para o porta-celular!
    http://amyalamode.wordpress.com/2009/01/28/cozy-camera-case-tutorial/

    Bjo e sucesso!
    Ana Cláudia

  24. Carine Says:

    Querida Ana Cláudia,
    Seu tutorial é maravilhoso e super criativo, muito obrigada de compartilhar!!!
    Coloquei um link no meu blog.
    Beijinhosss
    Carine

  25. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Carine!

    Obrigada pelos elogios. Fico muito feliz quando os tutoriais que faço são úteis para as outras pessoas!
    Obrigada por divulgar meu trabalho!
    Bjo e volte sempre!
    Ana Cláudia

  26. zélia Says:

    adorei!!! mais ainda por você compartilhar conosco sua experiência

  27. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Zélia.
    Bjs,
    Volte sempre!
    Ana Cláudia

  28. Dicas de Artesanato :: Porta-celular em patchwork Says:

    […] Clique aqui para acessar o passo a passo do porta-celular. Leia artigos relacionadosBonequinha porta-celularFlores de patchwork3ª Brazil Patchwork Show 2009 Autora: Dagna é arteira e coordenadora do Sonho Lilás, faz trabalhos com diversas técnicas de artesanato que aprende em cursos e revistas. Atualmente está trabalhando com a confecção de lembrancinhas.  […]

  29. Lucimar Says:

    adorei a dica do porta celular. Não o fiz ainda mas vou fazê-lo. Depois te mando o resultado. Abraços e Obrigada.

  30. Moema Says:

    amei! já fiz alguns há alguns anos, de patchwork….. nao deu pra quem quis!! Ainda penso voltar a fazer… sou detalhista e isso me consome! rs rs rs Já to seguindo seu blog, ta? Parabéns! A generosidade de quem divide seu conhecimento é uma coisa linda! Bjss

  31. mariadefatimadossantos Says:

    é maravilhoso esse aproveitamento de retalhos, além de criativo util

  32. manuela Says:

    parabens adorei vou fazer um .obrigada

  33. vera Says:

    Lindo !!!! adorei a idéia…vou tentar fazer sozinha !!!! bj

  34. Ana Cláudia Mattos Says:

    Mande sim Lucimar, que eu publico aqui!
    Bj,
    Ana Cláudia

  35. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Moema!
    Obrigada! O que a gente sabe, tem que ser para compartilhar, não é mesmo? Depois a gente morre e faz o que com o conhecimento?
    Bjo e volte sempre.
    Ana Cláudia

  36. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Maria de Fátima!
    Bj,
    Ana Cláudia

  37. Ana Cláudia Mattos Says:

    Que bom Manuela!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  38. Ana Cláudia Mattos Says:

    Faça Vera. Qualquer dúvida, peça socorro!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  39. Dalva Bondezan Says:

    Parabéns !!!!!Que ideia genial adoreiiiiiiiii

  40. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Dalva!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  41. maria Says:

    linda amei sabado tenho um amigo oculto para ir vou faser ela todas vaom gosta beijos
    bao noite

  42. Ana Cláudia Mattos Says:

    Ai que ótimo! Depois me conte!
    Bjs,
    Ana Cláudia

  43. Regina Rangel Says:

    adirei este porta celular voçê me deu uma idéia para fazer assim uma capa para minha máquina fotografica adoro colorido beijo,um otimo final de semana.

  44. Ana Cláudia Mattos Says:

    Que ótimo Regina!
    Beijo,
    Ana Cláudia

  45. Monica Braga Says:

    Muito lindo obrigada por compartilhar ideias maravilhosas…Deus te abençoe muiiiiiiito.

  46. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Mônica!
    Bjo e bolte sempre!
    Ana Cláudia

  47. Ediane Souza Says:

    Amei este porta celular e ire compartilhar com Cristiane que é a professora de artesanato do projeto que trabalhamos.

  48. nirla Says:

    Obrigada,pela orientação.Está muito bem explicado.Parabéns!Nirla

  49. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Ediane,
    Ótimo, sem problemas!
    Muito sucesso.
    Bjos,
    Ana Cláudia Mattos

  50. Ana Cláudia Mattos Says:

    De nada Nirla!
    Faça bom proveito.
    Bjo,
    Ana Cláudia

  51. Lucilene Says:

    Adoro quando encontro alguém que cria o que é funcional, utilitário.
    Muito legal! Vou tentar fazer…mas não sei costurar por isso vou usar feutro e cola será que sai?

    Abraços,

    Lu

  52. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Lucilene.

    Como vai usar feltro, pode fazer sem forro. Acho que você pode colar as laterais, mas é interessante fazer ao menos um pesponto para ter um acabamento melhor.
    Bjo e boa sorte!

    Ana Cláudia

  53. Teresa Costa Says:

    Achei maneiríssimo este porta-celular!!!!
    Parabéns!!!
    Vou tentar fazer pra mim.
    Bj

  54. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Teresa!
    Bj,
    Ana Cláudia

  55. fatima costa Says:

    Oh la garota valeu a ideia qr estava precisando pra presentear as colegas na escola
    bjs

  56. silvana Says:

    olá claudia muito obrigada eu estava correndo atrás de um passo a passo de porta celular e de uma carteira de patchwork , agora o celular eu encontrei vou fazer , eu só não sei ainda como vou mostrar pra vc , eu estou aprendendo mecher no comp agora , mas vou tentar obrigada bjs

  57. silvana Says:

    oiiii me desculpe eu sou de cruzeiro s.p do vale do paraiba bjssssssssss

  58. Ana Cláudia Mattos Says:

    Que bom Fátima. É tão bom receber um presente feito com carinho…
    Bjoi.
    Ana Cláudia

  59. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Silvana,

    Manda para o e-mail: contato@chicabacana.com.br
    Postei um tutorial de carteira aqui no Blog. Se quiser, pode preparar o tecido principal em patchwork a cortar no tamanho do molde da carteira. Aqui vai o link: https://chicabacana.wordpress.com/2008/12/23/presente-de-natal-um-tutorial/
    Bjo e volte sempre,

    Ana Cláudia

  60. Ana Cláudia Mattos Says:

    Ha ha. O mundo fica pequeno com a Internet, né?

    Sou de Salvador-BA

  61. marcia Says:

    adorei o trabalho e o mais importante é que esta muito bem explicado obrigada.

  62. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Márcia
    Bjo,
    Ana Cláudia

  63. isabel Says:

    Muito lindo.
    Diferente, amei
    Beijos
    Bel

  64. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Isabel.
    Bjo e volte sempre!
    Ana Cláudia

  65. ANA KRAEMER Says:

    Lindo ,adorei!!!!!!!!!!!!!
    O aproveitamento dos retalhos,a delicadeza..
    Ficou lindo!!!

  66. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Ana!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  67. Dulce Says:

    Amei esse porta celular bem diferente.
    Parabéns!!!
    *Gostaria que vc mandasse o passo a passo de craquelê em vidro (prato),motivo natalino,ok!
    Bjs!!!

  68. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Dulce,
    Não trabalho com essa técnica, mas aqui nesse link há várias técnicas de pintura, inclusive craquelê em vidro.^
    http://www.mulhercriativa.com.br/artesanato/craquele-no-vidro-com-decoupage
    Bos sorte.
    Bjo,
    Ana Cláudia Mattos

  69. Anny Says:

    Achei lindaaaa ! ! ! + parece um poko complicado… Será q vou conseguir ? ? ?

  70. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Anny,

    Não é complicado não. Vá fazendo o passo-a-passo que você consegue!
    Boa sorte! Bjo,
    Ana Cláudia Mattos

  71. Edilaine Says:

    Oi Ana Cláudia, não sei costurar mais amo patchwork… será que eu consigo mecher com máquina aos poucos em experiência? Eu preciso muito me ocupar de alguma maneira e fazendo essas coisas lindas então! Beijos e obrigada por ser luz para muitas pessoas!

  72. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Edilaine,
    Consegue sim! Eu comecei assim, por conta própria, fazendo pesquisas na Internet…
    Muito sucesso para você, viu?
    Bjos e volte sempre!

    Ana Cláudia Mattos

  73. Edilaine Says:

    Obrigada pela força e pela dedicação em responder todas as dúvidas, se eu precisar de um help vou te solicitar de novo tá? bj

  74. Ana Cláudia Mattos Says:

    À vontade!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  75. Kátia Cilene M. Nogueira Says:

    Adorei essa idéia…acabo de ganhar uma máquina de costura, ainda não sei nem como liga, mas, com certeza a primeira peça que vou fazer será essa, muito prática e linda, o melhor ninguém vai ter igual rsrsrs.
    bjos Ana Claudia

  76. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Kátia,

    Seja bem vinda ao mundo da costura. É tão bom produzir peças únicas, totalmente customizadas. Esse natal aqui na família, todo mundo vai ganhar presentes “hand made”!
    Bjo e muito sucesso com a máquina nova. Sugiro que faça uma capa para ela. Aqui há links para várias idéias interessantes e tutoriais:
    https://chicabacana.wordpress.com/2008/09/07/capa-para-maquina-de-costura/

    Aqui tem umas dicas para montagem.
    https://chicabacana.wordpress.com/2009/02/27/maria-filo-agradece/

    Bj,
    Ana Cláudia Mattos

  77. Marize Trigueiro Says:

    Posso confeccionar outras peças, como bolsas, com essa esse pap muito bem explicado. Meninas, eu estou aprendendo muito com vcs!!! Deus abençoe a generosidade de todas vcs. Gostaria de um pap de bolsa para adulto, c/alças e fechamento c/zíper, modelo fácil, prático, bonito e atual. Será que eu pedí d+? Aguardo ser atendida. Fiquem com Deus! Bjs no♥

  78. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Marize,

    Fico muito feliz em ajudar. Realmente, aumentando o tamanho dá para fazer outras coisas bem legais.

    Olha, não pediu demais não. Já estava nos meus palnos colocar um PAP de bolsa com zíper embutido. Prometo que assim que tiver um tempinho vou postar um PAP bem legal de uma bolsa linda, tá?

    Bjo e sucesso!

    Ana Cláudia Mattos

  79. LUCIANA Says:

    MARAVILHOSO

  80. elianegermano Says:

    nunca vi uma explicação tão perfeita ,obrigada ficou um encanto beijosssss

  81. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Eliane,

    Muito obrigada!
    Bjo,

    Ana Cláudia

  82. ROBERTA FRANZOLIN ROCHA Says:

    OI ADOREI SUAS PEÇAS E O JEITO QUE ENSINA TA BEIJOS SUA NOVA FÃ DE CAMPINAS FIQUE COM DEUS E QUE ELE ABENÇÕE SEMPRE SSUA VIDA

  83. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Roberta,
    Fico feliz que tenha gostado!
    Bjo,
    Ana Cláudia Mattos

  84. Dulce Says:

    Oi, menina!
    Parabéns pelas suas dicas e esse passo a passo do porta celular é simplesmente sensacional, adorei, pois tinha muita dificuldade na colocação de ziper. Obrigaduuuuuuuuuuuu.
    Abraço fraterno.
    Dulce

  85. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Dulce!
    Obrigada querida. Quem bom que te ajudou a tirar as dúvidas!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  86. Maria da Conceição Pacelli Says:

    Nossa! Este Porta-celular em Patchwork está maravilhoso! Parabéns! É tudo muito lindo! Vou tentar fazer. Bjs: Maria

  87. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Maria da Conceição!

    Sucesso!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  88. ester de sousa Says:

    obrigada amiga é sempre com agrado que vejo o vosso site e ficamos assim mais perto pois sou de portugal (almada sul do tejo) um obrigado muito grande da vossa amiga ester

  89. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Ester,

    Obrigada querida!
    Grande bjo,
    Ana Cláudia

  90. Mary Says:

    Nossa! Lindo demais!
    Parabéns pela criatividade e a boa vontade em compartilhar conhecimentos!
    Vou tentar fazer um… só fiquei em dúvida na hora do sanduíche… rsrsrs…
    Grande abraço.
    Mary

  91. mara Says:

    oi estou apremdendo a fazer patch,no consulado da mulher e costura e gostei muito do porta celular vou tentar

  92. Ana Cláudia Mattos Says:

    OI Mary,

    Se tiver dúvidas, pergunte que te ajudarei, ok?
    Obrigada pelos elogios!
    Bjo e sucesso!
    Ana Cláudia

  93. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Mara,
    Tente sim. É fácil e muito fofo!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  94. Adriana Rodrigues Says:

    Amei o porta celular! Parabéns ele é lindo só fiquei na duvida no seguinte: Porque o forro tem que ser cortado com aquele cortador e não com a tesoura?
    Bjo! E obrigado!

  95. adelange Says:

    fazendo este porta celular qto vc acha que poderei vende-lo desde já agradeco beijos

  96. adelange Says:

    adorei o porta celular por qto vc acha que posso vender? bjs

  97. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Adriana,

    Você pode cortar com a tesoura, sim! Gosto de usar o cortador, pois o corte fica bem preciso.
    Bjo,
    Ana Cláudia

  98. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Adelange,
    Acho que sim! Quando uso o meu, todo mundo me pergunta onde comprei!
    Bjo e SUCESSO.
    Ana Cláudia

  99. Ana Cláudia Mattos Says:

    Sim!

  100. renata Says:

    ADOREI!!!!!!!!!!ACHEI INCRIVEL EU SEI QUE NAO E NADA FACIL DE FAZER MAS VOU TENTAR, POR FAVOR ME ENVIE PELO E-MAIL PARA EU FAZER EM CASA………..BEIJOS

  101. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Renata,

    O passo a passo está no post do blog. Tá tudo lá fotografado e explicadinho.

    Abraços e boa sorte!
    Ana Cláudia

  102. Regina Says:

    Achei muito lindo!!! A combinação de cores e criatividade estão nota 10! Vou fazer um e depois te mandar a foto! Bjs!

  103. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Regina!
    Obrigada.
    Bjo,
    Ana Cláudia

  104. sueli criações Says:

    se todos pap, fossem igual a esse, seria muito mais fácil, amei, beijo, depois mando o meu modêlo.

  105. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Sueli,
    Obrigada querida. Se a intenção é ensinar, tem que ser feito com carinho, não é mesmo?
    Bjo e obrigada!
    Aguardo seu modelo!
    Ana Cláudia

  106. Gi Del Corso Says:

    Que lindoooooo !!!! Gente eu tenho uma paixão por Patch..parabéns ! Estou namorando para comprar uma máquina de costura para tentar fazer umas coisas lindas como estas…(será q estaas portáteis dá pro gasto ?rsrs) Q lindo! que bom gosto e criatividade !! A M E I !!!!

  107. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Gi,
    Compre a máquina sim. É viciante! As portáteis dão para o gasto se você não costurar muitas camadas de tecidos. Para fazer ess porta-celular elas servem sim.
    Bjo,
    Ana Cláudia

  108. renata maria Says:

    olá Ana amo costurar e suas idéias são ótimas,vou tentar fazer e te mando o resultado mil beijos.

  109. renata maria Says:

    como faço para mandar fotos?
    ?

  110. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Renata. Obrigada!!!

    Mande sim. Eu publico aqui.
    Bjo,
    Ana Cláudia

  111. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi,
    Mande para contatochicabacana@gmail.com

    Bjo,
    Ana Cláudia

  112. sibele Says:

    Oi Re, que lindo da tua parte dividir e ensinar desta forma tua aula foi show de bola,estou tentando começar a fazer patchwork, porem moro em uma cidade muito, muito pequena que nao tem curso de nada,nada,nada…
    Entao estou tentando por aqui na internet e graças a Deus te encontrei.
    Obrigadaaaaaaaaaaaaa pela aula perfeita, e fique com Deus.

  113. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Sibele,

    Que bom que te foi útil!
    Bjo grande e sucesso!
    Ana Cláudia

  114. Patty Says:

    Agora que percebi que vc é baiana tb…. Eu moro em São Paulo, mas toda minha família, meus amigos da vida inteira moram aí em Salvador. Só falta a gente já se conhecer….Bom estou lendo até dizer chega, mas ainda estou quebrando a cabeça. Acho que tenho que ir na terrinha e tirar as dúvidas pessoalmente,ehehehehe vontade não falta, bjao,

  115. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Patty,

    Quando vier aqui, me procure sim! adoro conhecer outras “crafteiras”. Infelizmente, aqui em salvador não temos um grupo organizado!

    Bjão.
    Ana Cláudia

  116. lu111 Says:

    adorei esse porta celular

  117. lu111 Says:

    eu sou nova acabei de fazer o blog

  118. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Lu,
    Bjo,
    Ana Cláudia

  119. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Lu,
    Boa sorte com o seu Blog.
    Bjo,
    Ana Cláudia

  120. Iara Rodrigues Says:

    Adorei o porta celular,vou tentar fazer um.

    Acabei de fazer meu blog,visite-o.

    Beijos.

  121. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Iara,

    Vou lá te fazer uma visitinha!
    Muito sucesso e obrigada.
    Bjo,
    Ana Cláudia

  122. Ivone Aparecida da Silva Says:

    achei legal, de fato não perde um retalho mesmo, ficou legal. vou tentar fazer para mim.

  123. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Ivone,

    Eu também adoro reaproveitar material. E o resultado do trabalho é muito bonito!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  124. Mariana Says:

    Nossa, que lindo! Vou tentar fazer sem a máquina, pois tenho apenas 12 anos e não comprei uma ainda. Depois envio a foto! Será que consigo?

  125. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Mariana,
    Que fofa! Tão novinha e já querendo costurar!https://chicabacana.wordpress.com/wp-admin/edit-comments.php#comments-form
    Querida, vai dar um trabalhinho, mas acho que você consegue sim!
    Quando fizer, por favor, mande a foto para contatochicabacana@gmail.com que eu publico aqui, tá?

    Bjo e boa sorte,
    Ana Cláudia

  126. iranete grillo araújo Says:

    Olá Ana Cláudia! Fiquei encantada com teu gesto, de ensinar passo a passo, com tanto cuidado e com certeza com mto carinho, não tem como não aprender. Eu tinha algum tempo que não fazia uma capa, e confesso que eu havia me esquecido de alguns detalhes, e vc me fez lembrar. Mto obrigada e parabêns

  127. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Iranete,
    Obrigada pelas suas palavras, querida!
    Grande abraço,
    Ana Cláudia

  128. Leila Says:

    Amei este porta celulcar e acabei de fazer um, fiz e refiz algumas vezes mas adorei o resultado.
    Muito obrigado por compartilhar seu talento.
    Beijos

  129. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Leila!
    Fico muito feliz que tenha sido útil!
    Abraços,
    Ana Cláudia

  130. rita julia Says:

    e muita fixe

  131. Cecília Says:

    Oi Ana Cláudia, td bem?
    Percebi q vc anda sumida, mas sei q são os afazeres da vida não é?… Então, queria tirar apenas uma dúvida, se vc puder me ajudar… Na hora de costurar forro com forro e parte externa com parte externa, me atrapalho por causa do zíper e sempre qdo desviro, fica um buraquinho, ali na ligação do zíper e do tecido, bem nos cantinhos… o q faço?
    Abçs!!

  132. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Daniela,

    Muito obrigada por divulgar meu trabalho!
    Um Natal iluminado para você!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  133. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Cecília,
    Ando sumida mesmo. Dando muito menos atenção ao Blog do que gostaria!
    Além de “Costureira”, coordeno o Núcleo de Pós-Graduação e Extensão de uma faculdade e estou atolada de trabalho.
    Vamos lá!
    Quando for fechar as laterais, forro com forro, comece de baixo e suba em direção ao zíper. Mova o carrinho do zíper de forma que não atrapalhe a costura. Costure até encontrar realmente o retalhinho que está nas pontas do zíper. Repita o mesmo do outro lado. Deve funcionar!
    Qualquer dúvida, peça socorro.
    Grande beijo e um Natal de paz e felicidade!
    Ana Cláudia

  134. Lauren Says:

    meu porta celular ficou lindo. mas o zíper ficou pequeno. abre bem pouquinho, não tem celular que entre. Vou usar pra guardar dinheiro e moedas!
    Mas muito obrigada pelas dicas. Adorei!

  135. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Lauren,
    No começo é assim mesmo. Dê sempre uma folguinha para mais, pois, quando a gente vira do avesso para o direito, sempre “perde” um pouquinho de pano.
    Abraços,
    Ana Cláudia

  136. Cibele Says:

    Adorei seu pap… fiz uma adaptação, obrigada!!!!

  137. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Cibele.
    Abraços,
    Ana Cláudia

  138. nilza-nd@hotmail.com Says:

    Eu tbm sem nenhuma experiência me atrevi fazer uma bolsinha pra 2 celular q ta dando pra usar,mais não chega aos pés dessa ai de cima!!!
    Adorei essa só acho dificil colocar o ziper,então dei um jeito com botão.
    Vou tentar essa dai.
    Parabéns.

  139. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Nilza,
    Costurar bem é uma questão de treino! Siga as instruções direitinho e tenho certeza que vai ficar bem lindo.

    Abraços,
    Ana Cláudia