Quem nunca teve uma?

Esse post é em homenagem à aniversariante da semana que completou na segunda-feira, 09 de março, 50 aninhos bem vividos e em plena forma.

primeira-barbieLançada em 1959 pela Mattel, a Barbie veio preencher uma lacuna no mercado de bonecas. Até então só existiam bonecas que representavam bebês ou crianças pequenas. Essa sacada foi da mãe Ruth Handler, sua criadora, que deu à boneca o nome de sua filha Bárbara. Ah, Barbie tem nome e sobrenome: Barbie Milicent Roberts. A primeira Barbie (ao lado) usava esse estiloso maiô de listras pretas e brancas.

Segundo Ruth, Barbie simboliza que: “uma mulher pode fazer escolhas”.

Apenas a título de curiosidade:

– Já foram lançadas Barbies representando diversas profissões: ginasta, austronauta, embaixadora da boa vontade de Unicef, dentre outras;

– Políticamente correta, já foi lançada inclusive a Barbie paraplégica que vinha numa cadeirinha de rodas e também uma Barbie negra candidata à presidência da república.

Certamente, um dos motivos do sucesso desse ícone da moda foi a constante atualização em relação a: moda, maquiagem, fatos relevantes, etc. Essa foto comparativa, mostra bem a evolução da primeira Barbie, em ralação à Barbie atual:

barbies-comparacao

Apesar de apresentar uma queda nas vendas (20% em 2008), a Barbie ainda povoa as mentes de adultos e crianças, e também de colecionadores. Para se ter uma idéia, uma Barbie de 1959 alcançou a quantia de mais de 27 mil dólares num leilão.

Para quem deseja colecionar, algumas informações úteis: as coleções da Barbie sãoclassificadas em:

barbie_labelpink_peq

 

 

Pink Label – produção mundial sem quantidade especificada. A caixa tem uma faixa rosa.

 

 

barbie_labelsilver_peq

 

Silver Label – produção limitada a 50.000 unidades em todo o mundo. A caixa vem com uma proteção de acetato, para que seja possível visualizar a barbie sem tirá-la da embalagem

 

barbie_labelgold_peq

 

Gold Label – produção mundial limitada a 25.00 unidades.  Note que cada embalagem, assim como das outras coleções, vem com uma faixa indicativa da cor na parte inferior.

 

barbie_abelplatinum_peq

 

Platinhm Label – produção mundial limitada a 1.000 unidades.

 

 

 

Ontem passei em frente a uma loja de artigos para noivas e a vitrine estava toda decorada com Barbies com vestidos de noiva feitos por estilistas, tiaras de strass, veus, LINDO!!!  Ah, como lamentei não estar com a câmera na hora. Vou ver se volto lá para registrar.

Bom, para comemorar essa data muito especial, a Mattel lançou um MP3 que mais aprece um estojo de maquiagem. Claro, é rosa e com um espelhinho.

barbie_50anos_mp3player

A Barbie tambem merece o seu mundo craft. Aqui você encontra alguns moldes de roupinhas para essa bonequinha fashion.

Vestidos de crochê

 barbie-croche1bbarbie-croche1a

 

 

 

 

 

 

 

 

 

barbie-croche2a

barbie-croche2b

 

 

 

 

 

 

 

 

barbie-croche2c

Roupas em tecido

barbie_molde-mccalls

barbie_molde-mccalls1

    barbie_molde-mccalls3barbie_molde-mccalls2

 

   No mês do seu aniversário ela merece uma roupinha nova, não é mesmo? Então, mãos à obra!

Tags: , , , , , , ,

34 Respostas to “Quem nunca teve uma?”

  1. Bailandesa Says:

    Eu nunca tive uma, mas adorava fazer roupas para as bonecas de papel. Tambem nao conhecia nada dos varios tipos de colecaoes da Barbie! Gostei do post.

    beijo mana

  2. Ana Cláudia Mattos Says:

    Eu tive. Adorava!!! Fiquei realmente com vontade de comprar uma. Hoje fui numa loja de depto. e vi uma Barbie que vem com uma roupa adicional vestida num manequim de costura. Confesso que fiquei bem tentada!
    Bjo mana.

  3. MARIA Says:

    Oi
    Apesar de ser da época, não tive Barbie,
    brincava com susis, garotos, e outros bonecos.
    Mas conheci a Barbei pelas filhas das amigas e sobrinha
    Elas adoram, e tem orgulho de dizer q tem uma

    bjs

  4. Ana Cláudia Mattos Says:

    Me lembro que quando tinha uns 8 anos, meu pai foi aos USA e trouxe uma Barbie. Nossa, fiquei maravilhada de cara! De lá para cá, virei fã!
    Bjs!

  5. Keli Says:

    Querida eu também quando pequena não tive, fui ganhar uma quando já tinha mais de 15 anos, aí eu queria era o Ken de verdade! kkkk Hoje minha pequena com três anos já tem 4 kkk acho que é complexo meu, mas já superei! Adorei o post, beijos, Keli.

  6. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Keli, volte sempre!
    Bj!

  7. creuza Says:

    gostaria de receber moldes de vestidos de gala e de noiva da barbie ,estou precisando muito ,mas não tenho condições de comprar se alguem puder mim ajudar mim mande pelo email ficarei imensamente grata
    email creuzassa@hotmail.com
    obrigada

  8. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Creuza, no momento não tenho moldes para Barbie. Se receber algum, prometo que te mando, ok?
    Bjs!

  9. elizangela silva Says:

    vc tem moldes de vestido da cinderela e pode mim enviar se possivel? obrigada.

  10. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Elizangela. Infelizmente não tenho.
    Abraços,
    Ana Cláudia

  11. jessica Says:

    gostei muito de ter visto desde o começo da barbie e os vestidos
    são lindos.

  12. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Jessica.

    Bjo e volte sempre!
    Ana Cláudia

  13. karina Says:

    Adoro esse blog, embora eu nunca tenha escrito antes sou uma leitora assídua. O seu blog me ajuda mto com os tutoriais e agora que aprendi a fazer todas as flores de tecidos que vc postou aqui estou levando o aprendizado a outras pessoas que não tem acesso ao blog. Mas, falando da Barbie eu sou apaixonada pelas Barbies princesas, fadas e sereias. Qdo criança tive mtas Barbies, mas uma era a minha preferida…era a minha Barbie Elba (pq eu amava a Elba Ramalho qdo eu era criança) que eu cortei e pintei os cabelos pra que ficassem iguais ao da Elba (isso nos anos 80…então imagine como era o cabelo da minha Barbie) e ela tinha um vestido de cetim azul elurez prateado q a minha avó fez. Um luxo!!! Bah….mas não foi por isso que saí da toca…foi pra dizer que a história por tras da Mattel é sinistra. O criador da Barbie e do Ken batizou seus bonecos com os nomes de seus filhos e elescresceram super traumatizados pq em nada se assemelhavam a beleza dos bonecos. Inclusive, o Ken (o real…não o boneco) era gordinho, gay e transtornado. Depois de mtos escandalos morreu vitimado pelo HIV….bizarro né? Ninguem nunca fala dessa história sinistra por tras da fama da Barbie, parece que é verdade mesmo que todo ícone esconde um karma. De todo jeito, desejo vida longa a Barbie e que um dia ela seja acessível a todas as crianças.

    Ana, desculpe a intimidade…em breve te mandarei umas fotos. Acho que vc vai gostar. Obrigada por esse blog tão rico e criativo. Sucesso!!!
    Bjos

    KA

  14. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Karina!

    Fico muito feliz que você seja frequentadora assídua.
    Achei curiosíssima essa estória da Barbie e do Ken. realmente eu não sabia! Sou apaixonada pela Barbie até hoje, também por tudo que representou na minha infância.

    Adorei saber que você está muitiplicando os tutoriais das flores. Nenhum conhecimento tem valor se não puder ser compartilhado. Mande as fotos sim, terei o maior prazer de postar aqui no Blog.
    Obrigada e muuuuito sucesso para você também, tá?
    Bjo,
    Ana Cláudia

  15. graziely Says:

    oi barbie tudo bem com voc eu sou graziely

  16. Ana Cláudia Mattos Says:

    Ha ha, Oi Grazy

  17. barbie fan Says:

    oi.eu sou uma super fan da barbie.tenho 19 bonecas barbies todas bem conservadas.parece novas.ana claudia voce tem templante para blog da barbie ? se possivel me envia uma foto da barbie paraplegica.se me enviar ficarei agradecida.
    beijos !
    barbie fan

  18. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Barbie fan!
    Olha, infelizmente não tenho nem uma coisa, nem outra…
    Obrigada pelo comentário.
    Bjo e volte sempre!
    Ana Cláudia

  19. Mariana Says:

    Amei o post, não consegui acreditar na diferença da primeira boneca para as de hoje…
    Achei que a primeira boneca parece com as de Camelo…
    Uushauhsuahsauhsuahsua…
    Zoa..

  20. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Mariana,

    É verdade. As atuais têm os traços bem delicados!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  21. ANONIMO Says:

    GATAAAAAAAA

  22. amo barbie Says:

    tenho uma coleção de barbies elas são lindas

  23. Juliana Kirschnick Says:

    q lindas

  24. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Juliana!

    Abraços,
    Ana Cláudia

  25. Erik Says:

    Barbie deixa as crianças metidas arrogantes e querendo sempre mais, é uma armadilha

  26. Ana Cláudia Mattos Says:

    Erik,
    Me permita discordar! O que deixa as crianças metidas e arrogantes é a (falta de) educação!
    Ana Cláudia

  27. dany rios Says:

    eu amo a barbie, brinquei mto, tenho 22 anos e hoje tenho duas filhinhas e vou poder brincar de novo, claro q com a desculpa de brincar com elas rsrsrs, amei! bjs!

  28. Ana Cláudia Mattos Says:

    Ai Dany, somos duas!!!
    Viro criança novamente!
    Bjo,

    Ana Cláudia

  29. maria isabella Says:

    adoreia rssrsrs”’

  30. Ana Cláudia Mattos Says:

    Nosso lado criança ainda existe, Maria Isabella…
    Abraços,
    Ana Cláudia

  31. isah russolyne Says:

    nossa q lindos isso e um sonho de qualquer menina

  32. Ana Cláudia Mattos Says:

    Pois é Isah!

    Bj,
    Ana Cláudia

  33. Maria Says:

    Eu amo barbie nunca tive mais agora eu tenho a pesar de ela ser da minha idade eu sou modelista e faço vestido de barbie mais eu gosto muito das minha bonecas de pano que tanto amo de mais tem uma mais linda do que outra quem quiser conhecer e so entra no face e procurar por minhas boneca são lindas muitos lindas

  34. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Maria,
    Vou lá dar uma olhadinha.
    Abs,
    Ana Cláudia

Deixe um comentário

