Como costurar sem elas?

Dlinha e agulhaesde que o homem descobriu-se senhor da natureza, ele costura. Redes de pesca, vestes para abrigar do frio, tendas… a costura acompanhou a evolução da humanidade, e com ela, as insubstituíveis agulhas!

As primeiras agulhas eram feitas de madeira ou de osso e eram utilizadas para costurar peles. Com o surgimento da agulha de ferro na idade média, mais precisamente no século XVI, na Inglaterra, a costura evoluiu, porém, continuou sendo feita à mão, até o surgimento da máquina de costura no final do século XVIII.

Agulha de mão

Nós, artesãos criativos, tratamos de desenvolver novas técnicas para usar essa coisinha  tão fantástica. Veio o crochê, o tricot, o ponto russo, ponto de cruz, bainha aberta, tapeçaria bordados. As agulhas foram sendo especializadas para servir às técnicas criadas

Olha que interessantes essas agulhas de crochê:

Agulhas de Crochê Antigas

E essa linda agulha dourada com a ponta cega (para que srá que era utilizada?)

Agulha Dourada

E para quem pensa que agulha para costura e bordado é tudo a mesma coisa, engana-se redondamente!

– As agulhas para ponto de cruz e bainha aberta têm a ponta mais cega para facilitar a entrada nos buraquinhos do tecido desfiado.

– As agulhas para bordados com miçangas são bem fininhas para que as miçangas menores passem.

As agulhas já produziram o som das vitrolas, são usadas para tatuar e costurar a pele, para curar na acupuntura. Sem elas o mundo não seria o mesmo.

Qual será a próxima que vão inventar?

Ah, se quiser  fazeer agulheiro para guardar suas agulhas de costura, aqui tem duas dicas:

https://chicabacana.wordpress.com/2008/10/13/costurinhas-do-final-de-semana/

agulheiro_abobora

https://chicabacana.wordpress.com/2009/06/22/o-antes-e-o-depois/

Cupcake12Fui. Vou botar minhas agulhas para trabalhar…

Tags: , , , , , , ,

10 Respostas to “Como costurar sem elas?”

  1. IVANILDE DE ANDRADE Says:

    GOSTARIA DE SABER AONDE ENCONTRO ESSAS AGULHAS DIFERENTES, ELAS SÃO LINDAS .MORO EM SANTOS..
    BJS..

  2. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Ivanilde!
    Também adoraria tê-las, mas, infelizmente só conheço de fotos!
    Se descobrir, me avise!
    Bjs,
    Ana Cláudia

  3. SANDRA MARIA Says:

    é uma agunha para passar fitas, a fita não enrola e fica sempre pelo direito. essa foi facil

  4. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Sandra,
    Obrigada! realmente não sabia!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  5. Maria Elizabeth Says:

    Por favor estou começando uma oficina de costura, estou atrapalhada, no pagamento, não tenho ainda condiçoes de fazer pagamentos fixos, por isso pensei em pagar po peça, mas como?
    posso contar com seu auxiliio
    obrigada
    tel 2694979 São Paulo

  6. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Maria Elizabeth,

    Não entendi bem qual a ajuda que você deseja…
    Por favor, mande um e-mail para contatochicabacana@gmail.com explicando direitinho.

    Abraços,

    Ana Cláudia

  7. Marines da Silva Says:

    adoro seu trabalho estou comesando agora sou um curiosa por isso decidi que é isso que quero,adorei,sinceramente,um abraço Marines,sao lourenço do sul rs

  8. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Marines,
    Muito obrigada!
    Mãos à obra!
    Abraços,
    Ana Cláudia

  9. Anna Lichtenfels Says:

    Olá!estou fazendo um levantamento p/abrir uma sala,loja,(ainda resolvendo…)de conserto de roupas,e etc…dentro do seguimento,e quero muito uma tabela atualizada de preços usada nesse setor!é possível me fornecer?desde já,grata pela atenção,e parabéns pelo site!!!Anna Lichtenfels

  10. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Anna,
    Desculpe a demora em responder, mas, estava viajando, de férias. Olha, realmente, não tenho como ajudá-la. Sugiro que entre em contato com algumas lojas que fazem esse tipo de reparo e veja os valores que cobram.
    Sucesso!
    Ana Cláudia