E agora? Que agulha usar?

Se animou toda, escolheu tecidos e molde, cortou, aplicou a entretela. Ufa, finalmente é hora de ir à máquina unir as partes e dar vida ao seu projeto.

Costureira iniciante, bate logo uma dúvida: que agulha usar na máquina? Qualquer uma serve?

Muita calma nessa hora… o uso das ferramentas adequadas pode garantir um bom acabamento à sua peça, e você, caprichosa que só, quer uma peça perfeita, certo?

Muitas vezes nos deparamos com dificuldade em costurar alguma peça, achamos que a máquina está desregulada, não conseguimos costurar  uma camada mais espessa de tecidos. Acredite, pode ser apenas a agulha inadequada.

Quer saber que agulha usar? Vem comigo…

As agulhas de máquinas são numeradas de acordo com a sua espessura. No Brasil é mais comum se utilizar anumeração americana: 8, 9, 10, 11, 12, 14, 16, 18. se você olhar na parte superior da agulha, vai encontrar dois números: por exemplo: 90/14. O primeiro número, como aprendi com uma leitora do Blog, Gorete, diz respeito ao sistema métrico utilizado para máquinas industriais (e para algumas máquinas domésticas). Mede-se a espessura da agulha e multiplica-se por 100. Por exemplo: se a agulha tem 0,9 mm, multiplicado por 100, encontramos o número 90. O segundo número corresponde ao sistema métrico da Singer (eles são equivalentes)  as agulhas vêm com os dois números. A equivalência é: 70 = 10; 75 = 11; 80 = 12; 85 = 13, 90 = 14 etc. (OBRIGADA GORETE!)

Para escolher a agulha correta, analise o tecido do seu projeto quanto à espessura e à resistência que ele oferecerá à agulha da máquina.

  • Para tecidos mais delicados, prefira agulhas mais finas. Normalmente 10 ou 11 se adequam bem à maioria dos tecidos delicados.
  • Para tecidos de algodão, por exemplo, eu costumo usar a 12. Porém, quando vou costurar mais de uma camada de tecido, às vezes com um “sanduiche” de manta acrílica, uso a 14 ou a 16.
  • Jeans ou Brim já exigem agulhas mais grossas como a 16 ou a 18.

Além das agulhas comuns, há ainda alguns tipos especiais:

  • Para costurar malha é preciso utilizar uma agulha específica, com ponta de ouro, para não danificar o tecido;
  • Para costurar couro, há também agulhas específicas, bem afiadas, algumas inclusive revestidas de titânio. as agulhas comuns quebram-se com facilidade, devido à resistência oferecida pelo couro.
  • Há agulhas para costura dupla. Trata-se, na verdade, de duas agulhas com uma haste comum que se encaixa na máquina (no manual da sua máquina certamente há uma instrução sobre como utilizar).

Como não tem coisa mais chata que faltar agulha de máquina no meio de um projeto (sim, por mais cuidadosa que você seja, eventualmente elas quebram, ou perdem o fio), o ideal é ter pelo menos umas 3 agulhas das numerações que você mais usa, e, caso não costure tecidos mais grossos, tenha pelo menus umas duas agulhas de número 16, pois, se algum projeto exigir a costura de várias camadas de tecido, você já terá a agulha adequada.

Pode parecer meio chato ter que trocar agulha, enfiar a máquina novamente, mas, os detalhes fazem toda a diferença e, mesmo parando para trocar essa pequena pecinha, seu trabalho fuirá melhor e com mais qualidade.

Tags: , , , , ,

41 Respostas to “E agora? Que agulha usar?”

  1. Fabiana Cleise Says:

    Oi Ana! Que bom que voltastes!!!
    Senti sua falta… O que houve?
    Bjs

  2. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Fabiana!
    Eu voltei… agora p’ra ficar…
    Menina, muito trabalho. Sou coordenadora do Núcleo de Pós-graduação de uma faculdade. Na virada do ano foi muita coisa para resolver!
    Obrigada pela audiência!
    Bjo.
    Ana Cláudia

  3. Letícia Ohanna Says:

    Nossa pensei que o blog tivesse acabado! Visitei acho q mês retrasado e me apaixonei pelos passo-a-passos! Ganhei uma máquina e estava esperando meu salário para comprar tecido para fazer minha carteira, agora já tenho e pretendo fazê-la! Que bom voltou seu blog é mto bom!
    =**

  4. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Letícia,

    Obrgada. Realmente foram “férias” necessárias!
    Bjo, seja bem vinda ao mundo da costura!
    Ana Cláudai

  5. Elaine Rodrigues Says:

    Oi Ana,
    Que saudades!!!! que bom você voltou! E já voltou cheia de gás heim?
    Adorei o post sobre agulhas pois eu estava costurando tudo com a nº 11 ou a nº 14 que eram as que eu tinha, agora que já estou informada tenho certeza que meus trabalhos vão ficar melhores.
    Valeu!
    bjos e seja bem vinda !
    Elaine

  6. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Elaine!!!

    Obrigada querida! Também já bati muita cabeça com as agulhas…. rsrs
    Bjo.
    Ana Cláudia

  7. vera regina Says:

    Gostei muito das dicas das agulhas.

  8. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Vera,

    Obrigada.
    Bjo,
    Ana Cláudia

  9. Juliana Moura Marques Says:

    Oi Ana Cláudia, adorei seu blog!!!! Estou iniciando no mundo das costuras, tenho uma Janome Sew Mini e gostaria de saber se posso usar agulhas singer nela. Obrigada, abraços, Juliana.

  10. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Juliana,
    Realmente não sei. Nunca trabalhei com Janome, tenho uma SINGER. Acredito que sim, mas, certamente no armarinho devem te informar.
    Abraços e boa sorte,
    Ana Cláudia

  11. Celia♥ Says:

    Nossa, adorei seu blog, beijos♥

  12. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Célia,
    Muito obrigada, querida.
    Volte sempre!
    Abraços,
    Ana Cláudia

  13. Suely Rodrigues Says:

    Poxa, amei suas dicas, muito boas mesmo! Obrigado!

  14. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Suely,

    Obrigada! Volte sempre.
    Abraços,
    Ana Cláudia

  15. Gorete Says:

    Bom dia Ana Cláudia!

    Não leve a mal, mas gostaria de te informar algo sobre a numeração das agulhas de máquina de costura.
    Existe vários sistemas de numeração das agulhas e isso pode mudar de uma região ou país para outro. No Brasil usamos bastante dois deles: o “sistema singer” usado em geral para as máquinas de costura doméstica e o “sistema métrico” usado para as máquinas industriais e às vezes também para máquinas domésticas. Tanto isso é verdade que em algumas agulhas já vem os dois números, p.ex. “90/14”, como está bem claro na imagem da agulha dupla do seu artigo, isso quer dizer que no sistema métrico o número dessa agulha é 90 e no singer 14. Como se chega a esses números? Bem, no sistema métrico mede-se o diâmetro da lâmina da agulha em milimetros (pode-se fazer isso medindo com um paquímetro entre o cabo e a ponta da agulha, ou seja, na parte mais uniforme da mesma) e multiplica-se esse resultado por 100, ex.: se mediu 0,9mm então multiplica-se 0,9mm x 100 = 90, ou seja o número dessa agulha será 90. A numeração de agulhas pelo sistema métrico varia de 5 em 5, p.ex. 70, 75, 80, 85, 90… Já no sistema singer não sei te dizer como isso é feito, apenas sei que existe equivalencias com o sistema métrico e a numeração varia de 1 em 1, p.ex. 10, 11, 12, 13, 14 etc.
    Alguns exemplos de equivalência: 70 = 10; 75 = 11; 80 = 12; 85 = 13, 90 = 14 etc.
    Sendo assim, o número das agulhas tem relação direta com seu diâmetro e não com seu comprimento. O comprimento das agulhas estão relacionados ao tipo da máquina e seus respectivos fabricantes.

  16. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Gorete,

    Agradeço imensamente seus esclarecimentos. Essa é a coisa boa da interatividade. Conhecemos pessoas nova e vamos aprendendo.

    Bjo,
    Ana Cláudia

  17. Gorete Says:

    Ana Cláudia,

    Me desculpe pois fui meio metida logo dando “pitaco” e me esqueci de te parabenizar pelo blog e dizer que gostei tanto que já o coloquei nos meus favoritos.
    Atuo como docente na área de vestuário e também sou voluntária de uma ONG ministrando cursos de artesanato em tecido e reciclagem.
    Por isso vivo pesquisando na net novidades referentes à essas atividades.
    Que maravilha é saber que as blogueiras socializam suas ideias e técnicas, e assim sempre há algo para aprendermos.
    Como você disse, isso só é possivel através da interatividade.

    Um abraço,
    Gorete

  18. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Gorete,
    Que nada, menina. esse é um espaço super democrático!
    Obrigada e muito sucesso no seu trabalho junto à ONG.
    Abraços,
    Ana Cláudia

  19. Rosangela Says:

    Oi Ana…
    tudo bem, eu comprei agulha de números9, 14 e 21. Elas servem pra que??
    bjus
    Rosangela

  20. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Rosângela,

    Quanto menor o número, menor a espessura da agulha. Número 9 deve ser utlizada para costurar tecidos delicados como seda e organza. As agulhas de números maiores devem ser utilizadas para costurar tecidos mais resistentes, ou várias camadas de tecidos.
    Espero ter ajudado.

    Abraços,
    Ana Cláudia

  21. vanessacredidiobr Says:

    Suas palavras me ajudaram a adquirir novas agulhas. E estou costurando coisas fofas.

  22. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Vanessa,
    Que coisa boa!
    Sucesso nos seus trabalhos.
    Bjo,
    Ana Cláudia

  23. Mônica Says:

    Disse tudo que eu queria saber! Obrigada.

  24. Ana Cláudia Mattos Says:

    Às ordens, Mônica.
    Abraços,

    Ana Cláudia

  25. vanessa Says:

    Qual agulha uso para costurar malha? calcinha(cotom íntimo)quero usar agulha dupla pois o elástico é tipo viés e não tenho galoneira? obrigado

  26. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Vanessa,

    Não tenho experiência com malha, mas, sei que a agulha para costurar malha tem a ponta dourada e é diferente, para não danificar o tecido. Mão sei se você encontrará agulha dupla com ponta dourada.Para costurar malha na máquina de costura reta é preciso usar a linha de overloque na bobina.

    Boa sorte!
    Abs,
    Ana Cláudia

  27. gisele de cassia marques da silva guolo Says:

    Amei sua explicação, pois preciso costurar malhas, mas não conheço essa agulha que você citou, as outras agulhas furam o trabalho. Obrigada pela explicação.

  28. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Gisele,

    É só pedir agulha de máquina para costurar malha no armarinho. Normalmente as vendedoras conhecem bem!
    Abraços,
    Ana Cláudia

  29. Conceição Freitas Says:

    Oi, Ana,
    ótimas informações sobre agulhas, só queria te dizer que a agulha para couro, corvin e outros materiais duros aqui no RGS chamamos de ponta de lança e realmente é uma maravilha, se consegue geralmente em casas de material para sapateiros e serve perfeitamente na Singer.
    Abraços,
    Conceição

  30. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Conceição,

    Obrigada pelas informações!
    Abraços,
    Ana Cláudia

  31. Simone Teixeira Says:

    Muito obrigada pela ajuda!! Boa tarde pra vc!! Beijos.
    Simone Teixeira

  32. ana maria barbalho maia costa Says:

    ótima dica, amei, continue postando dicas de costura é importante.

  33. debora alves baldassarini Says:

    eu tenho uma mini maquina sew janome,não sei qual agulha usar,me ajude por favor,obrigada

  34. Ana Cláudia Mattos Says:

    Olá,
    Nunca trabalhei com a Janome, mas, sugiro que verifique no manual ou veja na página do fabricante.
    Boa sorte!

  35. Quebrando a máquina (ou não) | Coruja Pop Says:

    […] Em cima de cada agulha tem uma numeração. Ela é importante justamente pra bendita não quebrar no meio da costura, como já aconteceu comigo. A minha xará Ana Cláudia fez um post muito bom explicando direitinho essa relação. Confira aqui! […]

  36. Lucia Monte Alegre Says:

    Feliz Pascoa a toda equipe.
    Amei a materia ref agulha pra maquinas de custura reta,tive varios problemas com um projeto de 6 camadas de tecidos,cheguei a usar agulha 20,Enfim fiquei muito feliz com essa materia ,ja salvei a materia nos favoritos.Muita Luz,e feliz Pascoa!!!!!!

  37. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada!
    Bjo.

  38. Elisete Says:

    Adorei a explicação. Era tudo que eu precisava.

  39. Ana Cláudia Mattos Says:

    Que bom que foi útil Elisete. Abs.

  40. maria genérica maciel kirsten Says:

    Gente eu não tinha noção de como o tamanho da agulha é importante muito obrigada me ajudou muito eu ganhei uma maquina de costura antiga e estou louca pra aprender de costura quero também fazer cursos pra fazer tudo direitinho.bjs

  41. Ana Cláudia Mattos Says:

    Que bom que foi útil! Abs e sucesso na costura!
    Ana Cláudia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: