Quanto cobrar pela sua costura?

PreçoRecebo sempre muitas perguntas sobre que preço colocar nas peças produzidas. As dúvidas são muitas, e, principalmente para quem está começando, essa é uma tarefa difícil.

Para facilitar a vida de outras pessoas, que, como eu, já quebraram a cabeça com essas continhas, resolvi fazer um post sobre o assunto.Vamos simplificar:

TecidosUma vez escolhido o projeto, é preciso comprar e utilizar os insumos da forma mais eficaz possível: pesquisar, ficar de olho nas promoções, comprar em atacado quando possível e (ai!) resistir à tentação de comprar materiais desnecessários.

É também igualmente importante evitar o desperdício. Para isso, aconselho a planejar o corte e guardar os retalhinhos. Acredite: você vai usá-los. Aqui no Blog da Chica Bacana tem um exemplo de tutorial de patchwork com aproveitamento de retalhos.

Escolhido o projeto e comprado o material, mãos à obra.

Peça pronta, fofa. E agora, por quanto vai vender?

A primeira coisa a fazer é calcular o quanto você gastou. Para facilitar sua vida, criei uma planilha bem simples de usar que calcula sozinha o custo do material!

Clique aqui para fazer download.

Costura Bacana

É super simples de usar: preencha as células cinza. Preenchi com um exemplo para facilitar o primeiro uso. Ficou realmente muuuito prática!

Beleza, já calculou o custo dos materiais gastos no seu projeto. Agora ficou mais simples estabelecer o quanto cobrar. Você pode utilizar alguns indicadores que lhe ajudarão a ter um ponto de partida:

Costurando

- Estabeleça um valor para a sua hora de trabalho. Lembre-se: se você é iniciante e ainda demora muito para fazer as peças, seja coerente e estabeleça um valor de hora mais baixo para não encarecer demais a peça.

- Estabeleça um percentual de lucro que deseja obter com a venda do produto e faça um cálculo simples.

Por exemplo: se deseja obter um lucro de 60%

1. Some o custo dos insumos com o custo das suas horas de trabalho;

2. Some outros custos: embalagem, correios, impostos, etc;

3. Multiplique o valor encontrado por 1,60;

- Pesquise os preços cobrados pelos seus concorrentes, lembrando sempre comparar produtos similares, com materiais iguais ou o mais próximos possível do seu produto. Pesquise tanto na Internet como em Shoppings na sua cidade;

- Compare o preço calculado com os preços dos concorrentes e faça os ajustes para que o seu produto não fique com um preço muito “fora da curva” –  a menos que essa seja uma estratégia de diferenciação!

Algumas dicas úteis:

Manequim- Rreduzir os custos é fundamental para quem quer ver o seu negócio crescer;

- Esse é um mercado concorrido. É preciso se diferenciar e focar na expectativa de qualidade do seu público alvo;

Não há produto melhor, nem pior: há a expectativa do seu cliente a ser preenchida!

SUCESSO!!!

Tags: , , , , , , ,

172 Respostas to “Quanto cobrar pela sua costura?”

  1. Luciana G Says:

    que lição!!!!!!!!!!!! obrigada!!!bjs

  2. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Luciana!

    Volte sempre.
    Bj,
    Ana Cláudia

  3. Elaine Says:

    Nossa esse post caiu do ceu, era que eu precisava!!!
    Pois estou começando agora, e tinha muitas duvidas, qto ao valor final do produto. agora vai ficar bem mais facil, ainda mais com essa tabela maravilhosa que vc criou!!!!
    Parabens e que Deus te abençoe por compartilhar conosco!!!!
    bjos

  4. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Elaine!

    Que bom que foi útil!
    Bjo, volte sempre.

    Ana Cláudia

  5. Elaine Says:

    Ana,
    Foi utilissimo!!!!!rsrsr
    Ate tomei liberdade, e comentei sobre seu post no meu blog, pois acredito ser de utilidade publica.
    Vai ajudar muita gente como ajudou a mim.
    Mais uma vez obrigada.
    Bjos
    Elaine

  6. Ana Cláudia Mattos Says:

    Uau, que chique!
    Obrigada por divulgar meu Blog, querida!
    Sucesso!
    Ana Cláudia

  7. ana_didi Says:

    Muito linda sua planilha!
    Fizeram uma pra mim mas confusa e nada bonita. Com algo tão bonito assim sou até capaz de começar a gostar do Excell :)
    Obrigada por dividir.
    Beijos soteropolitanos (também moro aqui nessa terra linda)

  8. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Ana,
    Que bom conhecer uma conterrânea aqui!
    Se tiver dúvidas no uso da planilha, é só perguntar!
    Bjo e volte sempre!
    Ana Cláudia

  9. Milene Says:

    Olá querida dei 1 passadinha só p/ agradecer essa planilha maravilhosa… amei adorei é perfeitamente perfeita… obrigada por compartilhar…

  10. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Milene!
    Que bom saber que foi útil.
    Bjo grande,

    Ana Cláudia

  11. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Milene,
    Que bom que gostou.
    Bjo!
    Ana Cláudia

  12. Andrea Says:

    Maravilhoso! Ja baixei!

  13. Ana Cláudia Mattos Says:

    Bjo Andrea!
    :o)
    Ana Cláudia

  14. Márcia Says:

    Nossa!!! Maravilhoso mesmo!!!
    Obrigada, mesmo, por compartilhar com agente.
    Bjs e boa sorte sempre!

  15. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Márcia!
    Sucesso para você!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  16. Elisângela Says:

    Nada mais difícil do que calcular preço, essa planilha caiu do céu!
    Parabén pela sua generosidade!
    Um abraço

  17. Ana Cláudia Mattos Says:

    Maravilha! Aproveite. Realmente não é fácil. Quebrei um pouquinho a cabeça, mas ficou bem mais fácil assim.
    Bjo e volte sempre!
    Ana Cláudia

  18. simone Says:

    obrigada de verdade, sua planilha é ótima e vai quebrar um super galho!

    bjs

  19. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Simone!
    Fico feliz em ajudar!
    Bj,
    Ana Cláudia

  20. Ana Beatriz!! Says:

    Obrigado pelas grande dica, ajudou muito, !!!!!!!!!!!!!!Um grande abraço!

  21. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Ana.
    Volte sempre.
    Bjos,
    Ana Cláudia

  22. Dicas de Artesanato :: Dica para calcular preço de venda Says:

    [...] Quanto cobrar pela costura [...]

  23. Ana Karla Says:

    Que maravilha!!…Seu blog é tudibom, e essa planilha me vai ser super util, pois sou iniciante nas costuras, na verdade só fazia mesmo coisas para mim e alguns presentes para amigos, mas agora em dezembro vou fazer meu primeiro bazar e não sabia bem como calcular os custos certinhos das metragens de tecido. Obrigada por compartilhar!!!!
    PS. E seus paps são excelentes, já fiz alguns deles e ficaram ótimos..só faltou a foto, para ver como vc é inspiradora.

    Ana Karla

  24. Ana Cláudia Mattos Says:

    Valeu Ana Karla,

    Fico feliz em ter ajudado. É verdade… não tem nenhuma foto minha aqui… Vou colocar uma.

    Dá uma olhadinha no meu flixkr: lá tem algumas. http://www.flickr.com/photos/chicabacana/
    Bjo e volte sempre!

  25. Moema Says:

    olha, adorei suas dicas! eu fazia mais ou menos assim…. tive como referencia a minha “hora estimada” de trabalho…. Vou aplicar suas dicas, sei que vai melhorar pra mim. Muito obrigada!!! Bjssss

  26. Ana Cláudia Mattos Says:

    Que ótimo! Já quebrei muito a cabeça com essas continhas também. Com a planilha, ficou bem mais fácil.
    Bjo,
    Ana Cláudia

  27. Sara Says:

    BOm dia

    muito obrigadu pela dica amei!!!

    bjss

  28. Ana Cláudia Mattos Says:

    De nada Sara!
    Bjo e volte sempre!
    Ana Cláudia

  29. Diná Says:

    Ana muito obrigada pela dica. Também estava um pouco perdida.
    beijos Diná

  30. Ana Cláudia Mattos Says:

    Às ordens Diná!
    Bjo e boa sorte,
    Ana Cláudia

  31. Cláudia Says:

    Valeu, bem na horinha!
    Eu estava calculando, quebrando a cabeça, mas a dica do SEBRAE me deu um preço justo.
    Obrigada
    Cláudia

  32. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Cláudia!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  33. neli Says:

    recebi uma roposta de um amigo em fazer roupas para ele, no qual ele dará o tecido, e eu entrarei com a minha mão de obra, este site me ajudou muito

  34. Ana Cláudia Mattos Says:

    Que bom Neli!
    Fico muito feliz em ajudá-la!
    Bjo,

    Ana Cláudia

  35. Beth Zenari Says:

    Chica Bacana, estou utilizando sua planilha para calcular meus custos. Você é uma gênia!!!!!! que planilha legal e bem bolada. Facilita muito o nosso trabalho para calcular o gasto, principalmente de peças pequenas que levam diversos tipos de tecidos e aviamentos. Obrigadíssima por compartilhar a sua inteligência conosco.
    Beijocas.

  36. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Beth,

    Ha ha! Obrigada querida!!!
    Acho que o melhor é que ela é bem simples de ser manipulada.
    Abraços e sucesso!
    Ana Cláudia

  37. Bia Jansen Says:

    Obrigada Ana, por sua generosidade em compartilhar importantes aprendizados! A planilha é o máximo e vai me ajudar muitíssimo.

    Sucesso para ti!

  38. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Bia,

    obrigada! Muito sucesso para você!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  39. Bia Jansen Says:

    Olá Ana, sou eu novamente…

    Um dúvida sobre sua planilha…no campo “preço do tecido”, colocamos o preço da metragem que pagamos ou o preço do metro? Ex, se o tecido custa R$14,00/m, e comprei 50cm, devo informar R$7,00, correto?

    Aguardo sua resposta e obrigada!

  40. sonia telles Says:

    valeu de verdade, Ana só de pensar em dar o preço do meu trabalho já tremia por não saber calcular. deixei de ganhar por muito tempo,dava de presente… Agora vou transformar meu trabalho uma renda. obrigada!!!

  41. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Bia,

    Na verdade, tanto faz. Por exemplo: se o metro do tecido custa R$ 14,00, você pode preencher com os dados:
    Largura (em cm): 140 cm (para tecidos com 140 cm de largura)
    Comprimento (em cm): 50 (você comprou 50 cm)
    Preço: R$ 7,00

    Ou pode preencher:
    Largura (em cm): 140 cm (para tecidos com 140 cm de largura)
    Comprimento (em cm): 100
    Preço: R$ 14,00

    Quando você preencher a metragem que irá usar, a planilha calculará corretamente.

    Bjo,
    Ana Cláudia

  42. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Sônia,

    Que bom que foi útil. Já quebrei muito a cabeça também, por isso resolvi fazdr essa planilha.
    Bjo e sucesso!
    Ana Cláudia

  43. Ana Says:

    Oi, td bem?

    Não estou conseguindo baixar a planilha aqui no trabalho, mas só uma dúvida, eu gasto 10 reais pra fazer uma blusinha (material). Só que como cobro a mão de obra? Uma foi de fazer a blusinha (em média 1 hr) e outra de fazer o apliqué (demora mais, acho que umas 3 hrs). Não sei que valor eu cobro, não sei o valor da minha hora.

    Obrigada!

  44. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Ana,
    Como não conseguiu baixar a planilha, te envio do meu e-mail particular.

    Para fazer o preço da blusinha, preencha com todo o material e você terá o custo do material. Some al valor da sua hora – nesse momento terá que estimar mesmo – e veja o custo final. Calcule o percentual de margem que deseja obter: por exemplo: se quiser uma margem de 50%, multiplique o custo por 1,5.

    Quando tiver o preço final, compare com produtos similares de concorrentes. Nesse momento avalie se terá que reduzir custos para ter um preço competitivo!

    Bjo e sucesso!

    Ana Cláudia

  45. Quanto cobrar pelo seu trabalho | Lanna Pimentel Says:

    [...] Para acessar o link Clique AQUI [...]

  46. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Lanna pela menção ao meu trabalho.

    Abraços,

    Ana Cláudia

  47. Dora Says:

    Ola,
    Tenho dificuldade em entender calculo de tecido, amei essa noticia de planilha, teria como vc me enviar esta planilha?
    Obrigada pela ajuda, beijos

  48. Dora Says:

    Amei descobrir a Chica Bacana. ESta é a planilha que preciso para viver! Mas não consigo baixar, tem como me enviar?
    meu e-mail é: dora.fe@hotmail.
    obrigada. bjs

  49. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Dora,
    Obrigada!
    No post do Blog tem um link para fazer o download. Se não conseguir baixar, avise que te mando á noite de casa, ok?
    Bjo,
    Ana Cláudia

  50. Eva Says:

    A planilha é linda e útil. Obrigada por compartilhá-la com seus leitores.
    beijos

  51. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Eva,
    Simplifica muuuito nossa vida!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  52. Sergio Says:

    Oi Ana. Legal a planilha. Estou desenvolvendo um curso de formação de preços aqui no sul fluminense, só queria entender a fórmula que usou na célula “Custo do Corte”.
    Um abraço
    Sergio

  53. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Sérgio,

    A fórmula é: ((preço do tecido / (largura * comprimento))*(largura do corte * comprimento do corte)
    Abraços e sucesso.
    Ana Cláudia

  54. Eliene Says:

    Sua dicas foram maravilhosas!!!
    Mas não consegui fazer o download da planilha, tem como mandar para meu email? Se não suas dicas já me ajudaram bastante.
    Obrigada!
    Eliene.

  55. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Eliene,

    Mandei para o seu e-mail!
    Abraços,
    Ana Cláudia

  56. Eliene Says:

    Oi Ana Claúdia,

    Recebi seu e-mail!
    Agradeço pela atenção, que Deus te ilumine sempre.
    Abraços,
    Eliene

  57. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada querida.
    Sorte e sucesso!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  58. Rose Says:

    Olá, sei costurar gostaria de costurar pra fora fazendo coserto mas tenho um enorme problema não sei cobrar …. será que vc pode me ajudar com uma lista de preço dos consertos.
    Obrigado

  59. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Rose,

    Infelizmente não tenho como ajudá-la, pois nunca trabalhei com consertos. Minha sugestão é que você use a planilha aqui do seite para ver os custos de cada conserto e verifique o preço cobrado pelos concorrentes para ter uma idéia de quanto cobrar.

    Boa sorte.

    Ana Cláudia

  60. maria da gloria k de m couto Says:

    Adorei a planilha para calcular preço de venda. O que significa custo do corte?

    responda para meu e-mail por favor, raramente entro no Blog

  61. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Maria da Glória,

    Vou te mandar um e-mail, mas vou responder aqui para ajudar ouras leitoras que podem ter a mesma dúvida: custo do curte é o valor que você pagou pelo corte do tecido..
    abeaços,

    Ana Cláudia

  62. Tania Tonin Says:

    Boas dicas. Obrigada.

    Tania

  63. Ana Cláudia Mattos Says:

    De nada Tânia.
    Bjo,
    Ana Cláudia

  64. Sarah Souza Says:

    OI Ana,
    menina, vc nem imagina o quanto vc me ajudou.
    Realmente fazer é mais fácil do que cobrar.Agora vou fazer com mais facilidade.
    Beijos e muitíssimo obrigada por partilhar.

  65. Géssica Says:

    Oi! Que dica bacana, já baixei sua planilha e ela tem me ajudado bastante, tem me deixado mais segura na hora de colocar os preços nas minhas peças, me sinto mais justa e sem dor na consciência!
    Gostei tanto que queria compartilhar a dica com os amigos e amigas do meu blog. Será que posso? Queria fazer um post e dar a dica e fazer um link direcionando pra cá… Tem problema?!
    Fico aguardando sua resposta!
    Bjããão =]

  66. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Géssica,
    Obrigada!
    Claro que pode divulgar. Fiqque à vontade, ok?
    Bjo,
    Ana Cláudia

  67. Claudia Marques Says:

    Gostaria de baixar a planilha, como faço?

  68. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Cláudia,

    No post tem o link, mas, segue novamente.

    http://www.4shared.com/file/130332367/ec54ff39/Costura_Bacana.html

    Bjo,
    Ana Cláudia

  69. Claudia Chagas Says:

    Que Deus te abençoe sempre muito obrigada!
    Abraços

  70. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Cláudia,
    De nada!
    Abraços,
    Ana Cláudia

  71. Alda ''Formiguinha Arteeeira'' Says:

    Nooossa !! Conseguiiii!! FORMIGÁVELLLLLL!!!
    Miiiillll beijossss….
    Agora vai ficar mais fácil ainda….
    Obrigadaaa!!!
    Sucesso sempre!!!

  72. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Alda,

    Que bom. Essa planilha é muito útil mesmo. Vai facilitar sua vida!
    Bjo e um 2011 brilhante!
    Ana Cláudia

  73. nancy sousa Says:

    Bom dia! Gostei muito da planilha, quando tiver outras novidades mande para mim. Um abraço. Nancy

  74. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Nancy,
    Obrigada.
    Abraços,
    Ana Cláudia

  75. Tereza Gahiosk Says:

    Nem sei como agradecer! Super útil! Sucesso prá você!!!!!

  76. Daay Cristina Says:

    Amei tuuudo, quanta coisa boa aqui no seu blog! ;) Sua planilha tem me ajudado e muuito, estou começando agora e nem fazia ideia de como somar tudo e sobre o preço tambem. Obrigada por dividir isso, vc é uma pessoa maravilhosa. Que Deus continue a te abençoar e derramar criatividade em sua vida. Valeuuuuu *-*

  77. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Tereza,

    Obrigada querida!
    Muito sucesso,
    Ana Cláudia

  78. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Daay,
    Muito obrigada!
    Fico muito feliz quando o que faço é útil para as outras pessoas!
    Muito sucesso,
    Ana Cláudia

  79. Tutti Colorati Says:

    Oi querida!
    D+ sua planilha!! perfeita!! Vai ajudar muito!
    Obrigada por compartilhar!
    Beijos

  80. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Tutti,
    Obrigada! Com certeza facilita muito para calcular os custos.
    Sucesso!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  81. claudia meurer Says:

    Estou iniciando costura sob medida,consertos,etc.agradeço muito pois sua planilha me foi de grande valia,para trabalhar com segurança
    Deus te abençoe sempre.obrigada claudia

    d

  82. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Cláudia,
    Fico muito feliz em ter ajudado!
    Abraço e muito sucesso!
    Ana Cláudia

  83. ANGELA MARIA AGOSTINHO PEREIRA Says:

    Olá Ana Claudia!!!
    Amei seu Blog…As informações sao de grande valia…Tb tenho mts dúvidas em colocar preços,pois faço meu trabalho nas horas vagas,como terapia! Mas vc me ajudou mt com a planilha…

  84. ANGELA MARIA AGOSTINHO PEREIRA Says:

    Obrigada por compartilhar!!! Vc é uma pessoa especial…
    Bjsss

  85. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Ângela,
    Obrigada querida. O objetivo é exatamente ajudar, pois, também já enfrentei essa dificuldade, até ter essa luz e fazer essa planilha!
    Bjo e sucesso!

  86. Kika Says:

    Olá querida adorei este post, era tudo o que eu precisava, seu blog é maravilhoso ja sou sua seguidora.

    boa semana
    bjos

  87. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Kika,
    Muito obrigada! Fico muito feliz que tenha gostado!
    Bjo e sucesso!
    Ana Cláudia

  88. Deizi Says:

    Estava procurando uma forma de fazer meus cálculos mas realmente estava sendo muito dicicil montar uma tabelinha no excel! Muitissimo obrigada! Essa tabelinha vai valer ouro! Virei sua fã!
    Abraços e parabéns pela iniciativa!

  89. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Deizi,
    Obrigada.Sucesso!
    Bjo,
    Ana Claudia

  90. Alessandra Says:

    Muito obrigada por esse programa vai me ajuda demais valeu….

  91. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Alessandra,
    Fico feliz eem ajudar.Sucesso! Bjo,
    Ana Cláudia

  92. Daiana Says:

    Ana,
    Adorei o teu post, minha mãe estava sem noção de como cobrar as suas costuras e a planilha foi um achado!!!
    Queria saber se tu terias ideia de quanto ela poderia cobrar para somente costurar, sem precisar cortar a costura, ou uma ideia de valor por hora de trabalho.
    Desde já te agradeço,
    Daiana

  93. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Daiana,
    Obrigada querida.
    Olha eu faria a conta da seguinte forma:
    1. Veja o preço cobrado pelos concorrentes pela peça pronta;
    2. Calcule o preço do material;
    3. Subtraia o preço do produto pelo preço do material;
    4. Veja se considera o valor justo ou se deseja acrescenta um percentual.
    As costureiras experientes trabalham com mais velocidade, logo, como produzem mais rapidamente, o valor da hora fica valorizada.
    Bom, espero ter ajudado.
    Abraços e sucesso para você e sua mãezinha.
    Bjo,
    Ana Cláudia

  94. Renata Nogueira Says:

    É isso aí! Não há como errar!

  95. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Renata.
    Bjo,
    Ana Cláudia

  96. Ashley Says:

    Eu não sou costureira , mas estou a procura de uma …. Quero fazer um uniforme para o meu time, sou Líder de Torcida, Já tenho o desenho, quanto me cobraria para você me fazer o uniforme? obriga , por favor responda o mais rápido que puder !

  97. Ashley Says:

    obrigada *

  98. Ana Cláudia Mattos Says:

    Olá Natasha,
    Não costuro por encomenda. Infelizmente não tenho como atendê-la. procure por “facção” ou empresas especializadas em confecção de uniformes. Certamente você encontrará que possa ajudá-la.

    Abraços e boa sorte!
    Ana Cláudia

  99. Carla Costa Says:

    Adorei o post e a planilha, super fácil e prática, mas uma dúvida consome meu ser (rs), não entendi porque tem que multiplicar por 1,60? O são esses 1,60?

    Muito obrigada por compartilhar conosco!

    Bjs
    Carla

  100. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Carla,
    Obrigada por acessar o Blog.
    Esse valor é um exemplo: se você deseja obter um lucro de 60%, após apurar todos os cursos de produção, deverá multiplicar esse valor por 1,60. Vamos testar com números:
    Se o seu custo de produção foi R$ 10,00 => R$ 10,00(custo) x 60%(margem de lucro) = R$ 6,00 => R$ 10,00(custo) + R$ 6,00(lucro) => R$ 16,00 (preço a ser praticado)
    Simplificando: R$ 10,00(custo) x 1,60(custo + margem de lucro) = R$ 16,00 (preço final)

    Abraços e sucesso!
    Ana Cláudia

  101. Silvia Says:

    Oi Ana Claudia,
    Gostaria de solicitar sua ajuda pois estou iniciando uma confecção de moda fitness terceirizando costureiras para corte e costura das peças, mas não tenho idéia de quanto pagar para o corte e a costura separadamente. Será que você saberia me dizer os valores que são pagos hoje para corte e costura das peças abaixo?

    Legging
    corsário
    shorts de corrida
    regata
    baby look
    top
    macacão
    obrigada!

  102. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Silvia,
    Infelizmente não tenho como ajudá-la. Nunca trabalhei dessa forma e a confeccção de peças varia de cidade para cidade.
    Aqui em salvador, pelo que sei, por uma camiseta paga-se algo em torno de R$ 5,00.
    espero que tenha sucesso na sua empreitada!
    Abraços,
    Ana Cláudia

  103. Luciana Arruda Says:

    Olá, existe alguma outra forma de baixar essa sua tabela de cálculos, achei ela bárbara, mas ela baixou p/ mim toda codificada…. gostaria muito de te-la….. vc pode me ajudar ?
    Obrigadinha

  104. Ana Cláudia Mattos Says:

    Olá Luciana,

    Obrigada! Ela é muito útil mesmo.
    Não conseguiu baixar do 4shared? à noite, quando chegar em casa lhe envio do e-mail, ok?
    Abraços,
    Ana Cláudia

  105. lisandra Says:

    mto bom…grata …precisava dessa dica…!

  106. lisandra Says:

    Oi, não consegui baixar….pode me passar por email…lisandra,lisa,lisa@hotmail.com bjos grata lisa

  107. lisandra Says:

    lisandra.lisa.lisa@hotmail.com é o correto !

  108. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Lisandra,
    Obrigada.
    Vá nesse link: http://www.4shared.com/file/130332367/ec54ff39/Costura_Bacana.html
    Clique no botão “Download Now”
    Espere alguns segundos e depois clique em: “Download file now”
    Abraços,
    Ana Cláudia

  109. lisandra Says:

    oi querida Ana, obrigada…acho que consegui…é que sou meio analfabeta em ingles…mas acho que agora deu certo tinha uma nota lá em verde dizendo que foi concluido. bjo felicidades mtas realizações e conquistas em 2012! visite meu blog… artebylisa.blogspot.com até mais….lisa

  110. lisandra Says:

    Querida Ana, sinto em lhe informar que o arquivo que baixei, não teve como abrir, acusou erro do site? Tbm não entendí, será que vc poderia achar um tempinho para me enviar por email essa planilha???? Ficarei muito grata se for possível. bjs amiga.

  111. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Lisandra,
    Que bom! Espero que lhe seja muito útil. Eu uso demais!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  112. carol Says:

    quanto voce cobraria para fazer uma camisa masculina? A cliente já trouxe o tecido, os botoes e colarinho.

  113. Neusa Cabral Says:

    Olá !

    Gostaria que me enviasse por e-mail a planilha pois o arquivo que baixei, não teve como abrir, acusou erro do site.

    fico no aguardo….

  114. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Neusa,
    Também adoro!!!
    Clique nos hiperlinks do post que você será redirecionada para os locais de onde tirei os moldes e as idéias para os vestidinhos.
    Bjo,
    Ana Cláudia

  115. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Carol,

    Realmente não sei dizer. O ideal é que você use a planilha que disponibilizo através do Blog, insira os dados do material gasto, calcule o custo e veja o quanto acha justo ganhar pelo seu trabalho.
    Abraços,

    Ana Cláudia

  116. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Neusa,
    Ao clicar no link, abre-se o site 4shared. Clique no botão “Download Now”. Vai abrir uma outra página onde serão contados alguns segundos até você poder fazer o download. Quando zerar o contador você clica em “Download file now”.
    Vai funcionar.

    Abraços,

    Ana Cláudia

  117. Neusa Cabral Says:

    Olá !

    Obrigada pelo retorno essa já é a 7 vez que tento não consegui.
    Se puder me envie por e-mail neusa_cm@yahoo.com.br.

    Fico no aguardo!
    abraços

  118. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Neusa,

    Enviei ontem.

    Abraços e sucesso!
    Ana Cláudia

  119. taciana Says:

    oi amei o post era o que precisava, mais não consegui baixar o arquivo, será que poderia me mandar, me ajudaria muito pois estou começando a costurar em casa e não tenho ideia de quanto cobrar!agradeço desde já,
    taciana
    taci36@hotmail.com

  120. Janaina Ferraz Says:

    Boa noite.Estou tentando salvar a planilha para dar a minha mãe, pois achei muito interessante, mas não consigo. Tem que pagar para poder baixar???

  121. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Janaina,

    Tem que fazer o login no 4shared para baixar.
    Vou te mandar por e-mail, ok?
    Abraços,
    Ana Cláudia

  122. Lidiene Says:

    Oi Ana, pode mandar no meu email também? ja fiz o cadastro mas não consegui baixar.
    Obrigada!
    Bjos Lidiene

  123. MAX FEITOSA Says:

    DE SABELAA NOITE BOM GOSTARIA SE PO SIVEL VOCER ME CONSEGUIR UMA TABELA DE PREÇO DE COSTURAS E CONSERTOS EM GERAL ATUALIZADA 2012 E TABELA DE SALARIO DE COSTUREIRAS

  124. Ana Cláudia Mattos Says:

    Olá Max,

    Realmente não tenho idéia, pois, não trabalho com reparos de roupas. Sugiro que você faça uma levantamento na sua cidade, pois, esses preços variam de cidade para cidade.
    Abraços,
    Ana Cláudia

  125. Aline Says:

    Olá Ana Cláudia, será que você poderia me enviar a planilha por e-mail? alineh.oliveira@hotmail.com
    Amei su página!

  126. Ana Cláudia Mattos Says:

    Vou enviar, Aline,
    Abraços,
    Ana Cláudia

  127. lucia helena mariano Says:

    olá Ana claudia também tenho duvidas na hora de cobrar por uma peça pronta,na maioria das vezes a cliente da o tecido.gostaria de saber como cobrar a mão de obra,será que vc poderia me explicar melhor ou me mandar sua planilha por email,grata arquivomedico1@pronep.com.br

  128. Ana Cláudia Mattos Says:

    Guiando-se pela planilha você vai discriminar todos os seus custos, dessa forma, saberá o quanto gastou para produzir a peça. Quando for colocar o preço, é importante quantificar quantas horas gastou na peça e o quanto vale a sua hora. Para não ficar muito fora dos valores de mercado, é prudente checar quanto seus concorrentes cobram.

    Claro que se você fizer um trabalho diferenciado, como alta costura, deve considerar isso como um diferencial na hora de colocar o seu preço.
    Vou te enviar a planilha por e-mail.

    Abraços,
    Ana Cláudia

  129. ADRIANA CARLA Says:

    GOSTARIA DE TER A PLANILHA, ACHEI MUITO PRATICA, VC PODE ENVIAR PARA MEU EMAIL?
    maniadevestir@gmail.com
    agradeço por seu cuidado em ajudar.
    DEUS te abençoe muitissimo, e saiba que aquilo que plantamos certamente colheremos, pois se eu plantar uma semente de morango, alguns anos depois colherei morangos, morangos, seja abençoada!
    ADRIANA -_-

  130. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Adriana,

    Vou enviar para o seu e-mail.

    Abraços,
    Ana Cláudia

  131. Maria Clara Barbosa Says:

    Gostaria de ter uma planilha, gostei muito, você pode envia para meu email? mmclarabb@hotmail.com. Obrigada!!

  132. Ana Cláudia Mattos Says:

    Maria Clara, enviado.
    Abraços,
    Ana Cláudia

  133. Carolina Says:

    Oie, baixei a planilha e adorei, era mesmo o que eu queria. Obrigada por compartilhar!

  134. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Carolina,
    Que bom! Fico feliz em ajudar.
    Abraços,
    Ana Cláudia

  135. rosemary feliciano Says:

    ola Ana Claudia adorei suas dicas se puder enviar a planilha no meu email marysfeliciano@hotmail.com agradeço .
    abraços,
    rosemary

  136. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Rosemary,
    Enviado. Espero que lhe seja útil!
    Abraços,
    Ana Cláudia

  137. rosangela amorim Says:

    ola ana claudia gostaria que vc me tirasse uma duvida trabalho com modelagem e pilotagem,quando faço uma piloto de um modelo cobro o preço da piloto pra produçao,qnd a cliente pede outra peça do mesmo modelo qnt devo cobrar…..

  138. Milena Says:

    Oi Ana Cláudia, Boa Tarde!
    Adorei as dicas, parabéns, só nao consegui baixar a planilha, se possivel você poderia me enviar por e-mail, irei te agradecer muito.
    millenabarnabe@hotmail.com
    Abraços
    Milena

  139. Maria Says:

    Olá! Ana Claudia não consegui baixar a planilha. Pode me enviar por e-mail maria.fernandez1@hotmail.com
    Obrigada
    Maria

  140. Ana Cláudia Mattos Says:

    Obrigada Milena.
    Vou te enviar a planilha,
    Bjo,
    Ana Cláudia

  141. Ana Cláudia Mattos Says:

    OI Maria Fernandez,
    Vou te enviar por e-mail.
    Bjo,
    Ana Cláudia

  142. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Rosângela,

    Não conheço nada de modelagem, mas, para qualquer serviço, vale a regra: somar o gasto com material quantificar o valor da sua hora de trabalho!
    Desculpe não poder ajudá-la mais!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  143. gisele Says:

    Não consigo fazer o download da planilha, vc pode me ajudar? estou adorando seu blog.

  144. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Gisele,
    Obrigada, querida.
    Vou te enviar por e-mail a planilha, ok? Espero que seja útil.
    Abraços,
    Ana Cláudia

  145. Neli nunes mazucato Says:

    Olá! você poderia me enviar por e-mail a planilha?

  146. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Neli,

    Vou te enviar por e-mail.
    Abraços.

  147. carlos alberto gumz soares Says:

    gostaria de saber quanto cobro para fechar peças ja cortadas

  148. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi carlos,
    Você deve usar a planilha, quantificando os custos para fazer o cálculo. Não tenho como dizer assim, pois, não faço consertos.

    Abs.
    Ana Cláudia

  149. Mayara Says:

    Era tudo que eu precisava para começar a costurar pra fora obrigado mesmo!

  150. Mayara Says:

    Ah pode me enviar por e-mail? agradeço desde já.

  151. Diego Chiovitti Says:

    Em primeiro lugar, parabens pela planilha…
    estou tentando realizar alguns testes porém se coloco 100cm de largura e 100cm de comprimento a R$ 20,00 e no campo de corte coloco 50cm de largura e 50cm de comprimento não retorna o valor de R$ 10,00, os calculos estao corretos???
    chiovitti2@hotmail.com
    Mais uma vez parabéns!!!!

  152. Ana Cláudia Mattos Says:

    Às ordens!
    Abs,
    Ana Cláudia

  153. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Diego,
    O cálculo está certo. Como é metro quadrado: largura X altura, a metade é na verdade 50 X 100, e não 50 X 50.

    Obrigada.
    Abs,
    Ana Cláudia

  154. Ana Cláudia Mattos Says:

    Mayara,

    Mandei para o seu e-mail.
    Abs,
    Ana Cláudia

  155. Betania Silva Says:

    Boa tarde Ana Cláudia, gostei muito das tuas dicas. Vivo em Portugal e estou a iniciar no patchwork, fazendo bolsas. Tentei mas não consegui baixar a planilha, é possivel enviar-me por e-mail?
    betaniamassena@hotmail.com

  156. Regiane Bernardes M Palhares Says:

    Que jóia essa planilha!!!
    Tenho certeza que vai me ajudar muito e principalmente vou perder menos tempo tentando fazer contas…rs..
    Muito obrigada!!

    Que vc seja muito abençoada no seu trabalho.

    Regiane.

  157. Ana Cláudia Mattos Says:

    Betânia,

    Desculpe a demora em responder. Vou te enviar por e-mail.
    Abs,
    Ana Cláudia

  158. sabrina Says:

    oi ana, primeiro meus parabens…
    olha voce poderia mandar para meu email (sabrina.binaaires@gmail.com) como se faz a conta da parte de custo do corte…to meia perdida…bjsss e aguardo resposta…

  159. Angela Xavier Says:

    Ola Ana,
    É possivel enviar-me o ficheiro excel por mail? não estou a conseguir fazer o download.
    angelasxavier@hotmail.com

  160. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Ângela,

    Enviei para seu e-mail.
    Abraços,
    Ana Cláudia

  161. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Sabrina,
    Muito obrigada.
    Enviei para seu e-mail.
    Abraços,
    Ana Cláudia

  162. Érica Says:

    Olá Ana Claudia,

    Adorei esta planilha, é uma boa ideia de custos.

    Mas tenho uma dúvida: todas as somas dos insumos x 1,60 é porque você deu como exemplo um ganho de 60%. Por exemplo, se eu quero ganhar 80%, deverei fazer x 1,80?

    Aguardo breve retorno.
    Grata,

  163. Ana Cláudia Mattos Says:

    Érica,
    Exatamente! A conta é essa mesma.
    Muito sucesso!
    Beijo,
    Ana Cláudia

  164. sirlane marreiro Says:

    oi sou sirlane e adorei seu face pos tenho uma pequena comfecçoe na minha casa e tenho muitas duvida sobre preso;

  165. Carina Novo Says:

    Que brilhante partilha! Muito obrigada Ana. Este documento vai ser sem dúvida muito importante no meu trabalho. Bjs e muito sucesso!

  166. Ana Cláudia Mattos Says:

    Muito obrigada Carina.

    espero que aproveite!

    Abraços,

    Ana Cláudia

  167. KATIA Says:

    PODERIA ME ENVIAR POR EMAIL katiafcg@hotmail.com e outra coisa me passa seu link do face ta muito obrigada

  168. Atelier Cristy Rego II Says:

    Oi Ana Cláudia, obrigada por disponibilizar esta planilha MARAVILHOSA!!!!
    gostaria de pedir permissão para disponibilizar num grupo que administro no face sobre contratos e contas para artesanato….

    https://www.facebook.com/groups/324791630997579/

    Aproveito para convidar vc tb a se juntar ao grupo para ver o que rola por lá e para tirar duvidas e ajudar no que for possível….
    Bjim e obrigada Cristy (Atelier Cristy Rego)

  169. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Cris, que bom que gostou.
    Claro, pode disponibilizar. O objetivo é realmente ajudar as pessoas, pois, já quebrei muito a cabeça também com essas continhas. Apenas dê o crédito, ok?

    Vou aderir ao seu grupo, com certeza.
    Forte abraço e um 2014 brilhante!
    Ana Cláudia Mattos

  170. Ana Cláudia Mattos Says:

    OI Katia,
    Enviei para o seu e-mail.

    Bjo,
    Ana Cláudia Mattos

  171. Luciana Martins Says:

    Só fiquei na dúvida quanto cobrar no papel paraná por exemplo, pois ele vem com 100 x 80 por R$ 8,28, mas gasto num trabalho dois pedaços de 6 x 4,5 cm ? Obrigada

  172. Ana Cláudia Mattos Says:

    Oi Luciana,
    Sugiro que use a tabelinha que calcula o custo do tecido para o papel paraná.

    Abs,
    Ana Cláudia Mattos

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 211 outros seguidores

