Artesanato - Craft, Chica Bacana, Costura, Dicas, Patchwork, Tutoriais

Post bem basiquinho 1- Dicas

DedaisMuita gente que acessa o Blog Chica Bacana está iniciando no mundo da costura.  Muitas vezes falo em cortador circular, base para corte, “entretelar” o tecido e outros nomes de ferramentas e termos desse mundinho.

Outro dia a Cecília, uma leitora do Blog me pediu para fazer um post bem basiquinho, facilitando a vida dos(as) iniciantes entre tecidos e tesouras (e outras coisinhas mais). Bom, certamente esse assunto dá mais que um post, mas, vou tentar.

Antes de se aventurar com uma tesoura e máquina de costura nas mãos, esse conhecimento parece meio inacessível, como se nossas mães e avós os tivessem trancado numa caixa preta. Costurar não é exatamente difícil, mas, costurar bem, fazer um bom acabamento, requer prática e às vezes pequenas “manhas” que se adquire com o tempo ou a generosidade de alguém mais experiente.

Nunca tomei um curso de costura, apesar de minha mãe ter me dado muitas dicas que aceleraram em muito o meu desenvolvimento. Sou autodidata. Pesquiso incessantemente na Internet, busco tutoriais, tento, até acertar. Agora, com a prática que já tenho (não é tanta assim), me aventuro por técnicas novas, crio com mais liberdade.

Bom Cecília, chega de blá-blá-blá, vamos ao básico.

Tesoura_costura

Uma boa tesoura de alfaiate é fundamental. Veja na imagem abaixo que ela tem uma angulação diferente, permitindo que se corte com mais precisão o tecido.

Atenção: para que se mantenha amolada por mais tempo, corte apenas tecidos com ela!

Eu tenho uma tesoura para tecido, uma para entretela e manta acrílica e outra para papel. Dessa forma, todas se mantêm amoladas por mais tempo.

Escolha com carinho o amolador. Não tente amolar em casa. Sua tesoura  nunca mais terá um bom “fio”.

Vale muito a pena investir no “trio” que foi desenvolvido para patchwork: base para corte, cortador circular e régua. O corte fica preciso e o trabalho pode ser bem acelerado.

BASE DE CORTE

Base de Corte

A base de corte é um “tapete” de um material emborrachado e “cicatrizável”, ou seja, se recompõe após o corte.. O mais conhecido é da Olfa – comprei e recomendo, porém, não tenho como emitir opinião sobre bases de corte de outras marcas. Acredito que sejam boas.

Na foto ao lado pode-se ver 3 tamanhos de base de corte. Eu comprei a maior, pois, acaba servindo para tudo.

Atenção: há bases que vêm com medidas em centímetros de um lado e polegadas de outro. São as melhores, já que há muitos tutoriais em polegadas, e você não vai precisar fazer a conversão e os ajustes. Porém, o uso ficará mais fácil se você também tiver uma régua em polegadas.

RÉGUA

Existem diversos tipos de régua para patchwork. Eu comprei esse de 15 cm X 60 cm, pois, considero mais versátil. Comprei também da Olfa e com excala em centímetros.

CORTADOR CIRCULAR

Cortador circularO nome correto dessa ferramente é estilete rotativo, mas, o apelido é muito mais conhecido. Funciona como um cortador de pizza, só que: muito, mas, muito mais afiado. Há várias marcas e modelos (para destros, canhotos, com travas, etc). Comprei um bem básico, da Olfa, igualzinho a esse da foto. Você vai encontrar em 3 tamanhos de lâmina: 28 mm, 45 mm e 60 mm. O ideal para os cortes de patchwork e costura em geral é o de 45 mm. Se você vai cortar pecinhas menores, mais delicadas, o de 28 mm poderá ser útil. Se você for cortar diversas camadas de tecido, o ideal é utilizar o de 60 mm.

Algumas informações importantes sobre o cortador:

– É extremamente amolado. Mantenha fora do alcance das crianças e manuseie com muito cuidado (eu já tomei um corte feio);

– Corte sempre em um único sentido (para frente). Isso manterá a lâmina amolada por mais tempo.

Aqui abaixo há um vídeo com orientações.

Alguns materiais podem garantir um resultado melhor na sua peça. Um deles é a entretela.

ENTRETELA

Para muitos trabalhos, um tecido mais encorpado garante um resultado melhor, porém, encontramos uma variedade muito maior de estampas em tecidos de algodão, não tão encorpados assim. A solução e utilizar a entretela termocolante para encorpar o tecido. Existe uma grande variedade de entretelas: algumas são de tecido, outras parecem um kami. Além disso há gramaturas diferentes que podem  encorpar mais ou menos o tecido. Teste!

Aqui nesse post, apliquei a entretela para fazer uma carteira.

Aqui também tem um tutorial para aproveitamento de retalhos com a entretela. Muito bom para iniciantes.

Há algumas formas de aplicar a entretela:

– Você pode cortar a entretela com o molde, colar  no tecido com o ferro e só depois cortar o tecido seguindo as bordas da entretela;

– Você pode aplicar um pedaço de entretela no tecido, e cortar o tecido já “entretelado” com o molde;

– Você pode cortar o tecido com o molde, aplicar a entretela e aparar as beiradas;

Experimente e faça como preferir!

Esse post já está bem longo. Vou parando por aqui, já pensando no próximo para ajudar costureiras iniciantes.

Vamos lá Cecília, já dá para começar! Mãos à obra!

41 comentários em “Post bem basiquinho 1- Dicas”

  1. Q máximo Ana!!!!
    Valeu mesmo pelas dicas!!
    Úteis e práticas para nós iniciantes!!
    É muito bom saber q existem pessoas como vc que repassam seus conhecimentos de forma tão clara!
    Q Deus abençoe seus negócios, sempre! Pois vc está fazendo um bem aos outros e isso com certeza será revertido em coisas boas em sua vida!
    Abçs e beijos!

  2. Oi Ana,
    Fazia algum tempo que não acessa seu blog, e hojde ao acessa-lo e me deparo com estas valiosas dicas, comprei uma máquina de costura há duas semanas para começar minha aventura no mundo das costuras e me sentia perdida com alguns “termos técnicos”.
    Muito obrigada.

  3. Ô Ana! Tenho uma inveja de quem costura… Sabe? Até levo jeito pra coisa. Aprendo rapidinho. Tenho criatividade, só num tenho é paciência. Mas um dia ainda vou ter! Bjo
    Suely

  4. Oi Su. Acredite, you can! Eu costuro há menos de 1 ano e meio. É só questão de começar…

    Bjkas e volte sempre. Vou dar uma passadinha no faniquito.

  5. Oi Ana,
    concordo com as meninas, mais um post seu precioso!!!
    eu ainda não tenho nenhum desses acessorios, ficava cheia de duvida para compra-los.
    Agora vou tomar coragem e comprar os meus tbm!!!!
    Mil beijjos e valeu as dicas.
    Elaine

  6. Noossa! obrigada por essa explicação, andava curiosa com o cortador circular e agora já me animei pra comprar um!

    Beijoo

  7. Ai meu Deus, que legal que te encontrei, tô começando agora no mundo da costura, já me aventurei com feltro e tricoline e agora tô fazendo algumas roupinhas simples para treinar, vou ficar por aqui te visitando, abraços…

  8. Foi um prazer enorme, conhecer o seu site, tenho 55 anos e estou me atrevendo a usar máquina de costura, que nunca me havia sido presentada, mas já fiz um pano de prato com patchcolagem, é muito bacana.As pessoas deveriam ser como você , que não tem medo de nos ensinar e indicar os acessórios que devemos comprar.
    Muito prazer e beijos

  9. Oi querida,

    Muito obrigada.

    Olha, tenho 46 anos e costuro há 2 anos. Nunca é tarde para a gente fazer o que gosta!
    Falo sempre que o conhecimento só tem valor se puder ser compartilhaso.
    Muito sucesso e criatividade!
    Bjo,
    Ana Cláudia

  10. oi claudia,visitei seu cantinho ami e não te deixo mais,sabe porque?
    aqui vou obter conhecimentos sobre pat. gosto muito e estou iniciando.beijos e susseso.

  11. Oi Marileide,
    Que bom! Fico muito feliz. Esse Blog é meu “xodó”. O objetivo é exatamente ajudar pessoas que como eu amam o artesanato.
    Bjo e volte sempre!
    Ana Cláudia

  12. Olá, Marileide!!

    Adorei seus posts!! Sou iniciante e atrevida na costura: vivo inventando. Gostaria de saber se há algo para ajustes na máquina. Meu problema é que a máquina de costura não gosta de mim…..

  13. Oi Thatá,
    Não diga que sua máquina não gosta de você! Olha, é importante pegar o jeitinho dela… Leia o manual e faça os ajustes necessários. Se ainda assim, alguma coisa não funcionar bem, chame um técnico; ele pode lubrificar, regular sua máquina e ainda vai lhe dar ótimas dicas!

    Abraços,
    Ana Cláudia

  14. Sou costureira iniciante e inventei de fazer uma carteira. Comprei entretela termocolante e quando fui costurar a peça, meu projeto deu errado. Fiz assim: cortei o tecido com a margem de costura de 1cm, mas não fiz o mesmo com a entretela, ou seja, ela ficou menor 1cm em relação ao tecido. Apliquei a entretela nos moldes de tecido com o ferro de passar roupa. A entretela colou ao tecido e então retirei o papel que cobria a outra face adesiva. Tentei unir com costura o forro a face direita da carteira, ambos entretelados, mas não deu certo. O tecido não corria na máquina. Então reapliquei o papel, protegendo o adesivo, e a costura correu tranquilamente. Até ai, e neste caso, acho que só podemos tirar o papel que protege o adesivo depois da costura. Estou certa? Depois, quando fui desvirar a peça para o lado direito, retirei o papel, mas foi uma peleja e acabei perdendo um pedaço do tecido, pois nem com reza consegui desvirar. As duas partes de tecido entretelados virarão um bolo que não consegui desfazer. Busquei na web mas não encontrei um PAP de como aplicar entretela para que eu pudesse saber em que momento o papel que protege a face adesiva deve ser retirado. Você poderia me explicar?

  15. Oi Keyla,
    Imagino que você esteja usando o papel termocolante para aplicações, e não a entretela. Com o papel termocolante aplicamos pequenos pedaços de tecido (veja aqui um exemplo do uso: http://maruziaensina.blogspot.com/2011/02/pendente-de-coracao.html. Adere-se um lado com o ferro, retira-se a proteção e adere-se o outro lado onde queremos aplicar, também com o ferro.

    A entretela é simplesmente um papel ou tecido que tem um lado que adere ao tecido com o ferro de passar. O outro lado não é adesivo, ou seja, ele apenas encorpa o tecido para dar maior firmeza. tenho certeza que com o material correto você obterá sucesso.

    Abraços,

    Ana Cláudia

  16. Adorei as dicas. Eu sou principiante e autodidata também, por isso ando sempre à procura de dicas. Vou ficar de olho no seu blog 🙂

  17. Olá pessoal.

    Desenvolvemos um ferramental especial e um processo inovador, que permite afiar as lâminas de qualquer tamanho (45 mm, 60 mm, etc), no ângulo correto, com precisão e deixando uma área de corte lisa e polida.

    Você pode enviar as laminas e recebê-las afiadas, pelo correio. As despesas de envio e devolução pelo correio são pagas pelo cliente. Se você enviar mais de uma, há a vantagem de pagar as mesma despesas de correio para mais lâminas.

    Aumente a vida útil de suas lâminas usadas e sem corte.
    Não hesite em ligar ou mandar um e-mail. Será um prazer atendê-la (os).

    Aurélio Palma
    11-4795.35.23 ou 11- 9. 9219.36.60
    email: palma.aurelio@ig.com.br

    Estrada do Itapeti 100 Quadra 5 lote1
    Mogi das Cruzes-SP
    Cep 08771-920

  18. Ana Cláudia.
    Boa noite.
    Obrigado pelo apoio. Acredito que será útil, não só no sentido de economia, mas no respeito ao meio ambiente.
    Aurelio

Deixe um comentário